Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 32

Tópico: Manutenção da bateria da F800 GS

  1. #11
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Sílvio,

    O vendedor de quem eu comprei o carregador de bateria inteligente Yuasa Smartshot me garantiu que não há risco de carregar a bateria diretamente através dos bornes, estando a mesma conectada à moto, ou seja, sem desligar os bornes (+) e (-). Com isso eu conseguirei "by-passar" a central que não está permitindo que a minha bateria seja carregada por eu não estar utilizando o carregador original da BMW. Vou tentar fazer isso mais tarde e, se tiver sucesso, posto o resultado aqui. Segundo informação obtida junto à própria oficina da BMW, eu não vou perder nenhuma informação relativa às datas/quilometragens da próxima revisão. É ver para crer.

  2. #12
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    fmfonsec, se a bateria não for desconectada, não haverá perda de informações, há não ser que a bateria descarregue totalmente...

    Mas mesmo havendo essa perda, como foi no caso da minha, não foi nada importante, já que as informações das médias, eu zero a cada abastecimento e a hora é super fácil de acertar.

    Quanto as informações da próxima revisão, para mim, não pega nada, já que minha moto já saiu da garantia mesmo... rsrsrs...

    abç e boa sorte...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Prezados amigos,

    Conforme prometido, segue o relato da minha experiência. Ontem eu cheguei em casa e resolvi fazer a conexão do rabicho para recarga da bateria diretamente conectada à moto. Conectei o rabicho e depois reapertei os bornes da bateria. As únicas informações que perdi foram mesmo as do computador de bordo e a hora do relógio. A informação do próximo serviço foi preservada. Em seguida conectei o carregador Yuasa Smartshot na tomada e pus para carregar a bateria. As lâmpadas vermelha (power) e amarela (charging) se acenderam e a carga iniciou. Deixei carregando durante a noite toda. Quando cheguei pela manhã as luzes acesas no carregador eram apenas a vermelha (power) e a verde (carga completa - full). Era exatamente o que eu esperava ver. Desconectei o carregador, virei a chave e as luzes se acenderam normalmente.. Dei partida na moto e o motor virou de estalo, sem nenhum problema. Enfim, fica aqui o registro para aqueles que já estão com a bateria cansada e estão querendo dar uma sobrevida à pobre coitada antes da troca definitiva, comprando um carregador mais em conta que o original da BMW (CARÍ$$IMO). Mas comprem um carregador inteligente e com corrente de saída máxima de 1 A, no máximo. Carregadores "xing-ling" podem até funcionar, mas confesso que fiquei com medo de arriscar. Abração a todos.

  4. #14
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.

  5. #15
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por ACD Ver Post
    Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.
    Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.

  6. #16
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por ACD Ver Post
    Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.
    Também estou esperando ............
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  7. #17
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por fmfonsec Ver Post
    Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.
    Com o carregador original você liga a moto com a chave (sem dar a partida, só a chave no ON), depois você conecta o carregador na tomada BMW, depois liga o carregador na tomada de casa, depois desliga a chave da moto.

    Eu só tomaria o cuidado de me certificar que o carregador é compatível com a bateria. Você disse que os dois são Yuasa, certo? Não deve ter problema tentar.

  8. #18
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Já me corrigiram, que não tem nada a ver com canbus, que é um sistema que administra o chassi que desliga a tomada, bla bla bla. Vamos simplificar e chamar de canbus - a não ser que as 800 não tenham canbus, aí é melhor falar "sistema que desliga a tomada" kkk

  9. #19
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Vale lembrar que o carregador original BMW carrega uma bateria que descarregou por algum motivo mas também é um "trickle charger", que mantém a bateria carregada durante o inverno (gringo), quando a moto mofa na garagem. O carregador fica conectado direto na moto e liga e desliga automaticamente, mantendo a bateria sempre cheia. Pelo jeito o seu carregador é inteligente, funciona assim. Quando não é inteligente a gente tem que monitorar a carga e desligar quando tiver carregada, senão corre o risco de fritar a bateria.

  10. #20
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    ACD, Minha bateria é Moura (original da moto) e o carregador é o Yuasa Smartshot, que é um carregador inteligente. Depois de carregar a bateria ele só fica mantendo a carga. Sinceramente eu não testei a sequência que você descreveu (ligar a chave na posição ON, conectar o carregador na tomada do tanque falso, ligar o carregador na tomada de casa e, por fim, desligar a chave). Vou experimentar para ver se funciona e, se for o caso, posto aqui o resultado. Obrigado pela dica.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!