Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 32

Tópico: Manutenção da bateria da F800 GS

  1. #21
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pois bem, galera. Passada a ressaca do carnaval, conforme prometido, fica aqui o registro da minha experiência em relação à dica que o ACD tinha postado. Pois é, com o carregadora da YUASA, seguindo exatamente o passo a passo do ACD, comigo não funcionou. Ou seja, minha conclusão é que só dá para carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso se o carregador for o original da BMW. Como eu consegui carregar colocando o rabicho diretamente nos bornes da bateria, então me desliguei do assunto. Quando eu precisar, é assim que vou fazer. Apenas reforçando, vou carregar sem desconectar a bateria da moto.

  2. #22
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Eu nao sei o que, exatamente, a Yuasa quer dizer com carregador inteligente, porém, posso assegurar algumas coisas por experiencia própria:
    -sim, a F800 utiliza o sistema Can-bus. O sistema elétrico da moto não tem NENHUM fusível.
    -carregadores comuns (não can-bus) não devem ser utilizados se a bateria estiver conectada ao sistema elétrico da moto. Mas não há nenhum problema em usa-los com a bateria desconectada ( só o desconforto de acessar a bateria, desconectar, conectar e perder algumas informações)
    -existem carregadores can-bus de outras marcas top no mercado e que são bem mais baratos que o original BMW - e funcionam perfeitamente tanto em motos com o sistema Can-bus quanto em motos sem ele. Eu comprei um da Optimate, que uso há 2 anos, direto na tomada do tanque falso da F800 com excelente resultado e também numa XRE300, conectando-o diretamente na bateria dela através de um chicote adicional que eu mesmo fiz, com uma tomada, sem necessidade de desconectar a bateria do sistema elétrico da moto.
    Última edição por luiztrovao; 27-02-2015 às 15:38.

  3. #23
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    OK, Luiz.

    Conforme meus relatos anteriores, pelo menos com esse carregador da Yuasa que mencionei, eu não tive nenhum problema em carregar a bateria ligada diretamente à moto, ou seja, sem desconectar os cabos. O fato é que trata-se de um carregador inteligente, ou seja, depois que a bateria atinge carga máxima ele passa para o modo de carga de manutenção, justamente com objetivo de não torrar a bateria por excesso de carga. Já estou usando faz algum tempo e não tive problema algum. De qualquer forma, ficam aqui duas opções diferentes para quem estiver pensando em adquirir um carregador diferente daquele original carí$$imo que as concessionárias BMW vendem.

  4. #24
    Piloto Nível 2
    Avatar de chalbuque
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Carlos
    Localização
    Jaguarão-RS
    Moto
    F 800 gs
    Posts
    377
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tb uso o Optimate, sem problemas.

    Excelente produto.

    Deixo ligado direto.

    Só desligo quando tem risco de temporal.

    Sds

  5. #25
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    para quem gosta do assunto, incluo um link abaixo, que é um dos melhores artigos que encontrei a respeito. Está em inglês e explica tanto em alto nível quanto em detalhes, do que se trata o sistema Can-bus.
    Voltando aos carregadores, acredito que a moto deixa um carregador não Can-bus funcionar via a tomada do tanque falso, se este limitar a corrente de recarga a, no máximo, 0,8 Ampéres, que é o limite de corrente que o sistema aceita antes de "achar" que a corrente que está passando por ali trata-se de um curto-circuito.

    http://bmwmotorcycletech.info/canbus.htm

  6. #26
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Luiz, de repente é por isso que não consigo carregar pela tomada do tanque falso. O meu carregador Yuasa tem corrente de 1A.

  7. #27
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por chalbuque Ver Post
    Tb uso o Optimate, sem problemas.

    Excelente produto.

    Deixo ligado direto.

    Só desligo quando tem risco de temporal.

    Sds
    Chalbuque, você carrega a bateria através da tomada da moto?

    Qual o modelo de seu carregador (optimate 3, etc)?

    Você faz algum procedimento especial para iniciar o procedimento, como o ACD explicou por exemplo?

    Tentei carregar na minha R1200GS a ar, com um carregador Yuasa Smart Shot 900 e alguns segundos apos desligar a ignição o carregamento da bateria é interrompido...

    Abrco

  8. #28
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Nome Real
    José Carlos Menezes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    HD Sport Glide 2019
    Posts
    181
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Desenterrando...

    Comprei o carregador da WSPOWER.

    Recebi ontem e já usei, porque a f800 tá parada há mais de um mês, por conta da suspensão da CNH. Pluguei direto na tomada do tanque falso. Aprovadíssima!!!

    Uma coisa deve ser mencionada: A atenção do Walter é extraordinária. RECOMENDO. Sem jabá, heim...

  9. #29
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800 GS 2013
    Posts
    32
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Jotace, manda aí a dica de onde comprar esse carregador da WSPOWER.

  10. #30
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Nome Real
    José Carlos Menezes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    HD Sport Glide 2019
    Posts
    181
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Fernando,

    Peguei o telefone no site e fiz contato direto pelo whatsapp: 55 48 9980-0795. Ele demora a acessar as mensagens, via site. Pelo ML o produto sai sem desconto.

    Abraço.

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!