Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 33

Tópico: Gasolina Podium x outras

  1. #11
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Para mim a Podium melhora o desempenho da motocicleta,parece que sinto o motor mais redondo.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  2. #12
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Encontrei em outro site uma consulta formal feita à Petrobras Distribuidora sobre a Gasolina Podium.

    Enfim, segue trecho do texto da Petrobrás:

    "A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

    Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

    As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina."

    PONTANTO, como a GS800 tem um motor com taxa de compressão de 12:1, fica claro que a Gasolina Podium é altamente indicada para utilização, devido sua alta octanagem...

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de Alex Oli
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Alex Oliveira
    Localização
    ABC
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    153
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A BMW como qualquer outra empresa visa lucro e indica gasolina comum porque é o que se vende aqui em qualquer posto e em qualquer lugar. No manual até fala em 10% de álcool mas acho que seja pra se precaver caso apareça algum problema no motor, aí coloca a culpa na gasolina e tira a obrigação de um reparo pela garantia.
    Se ela obrigasse abastecer com podium teria muita gente que não compraria suas motos ou não ficaria confortável em comprar por não querer pagar o absurdo que custa ou por não achar facilmente na região onde roda.

  4. #14
    Piloto Nível 2 Avatar de leandroper
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Leandro Perez
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    251
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Para mim está claro q há um acerto nas bm's fabricadas no Brasil para nosso combustível local, andando no chile e Argentina obtive o melhor rendimento com a gasolina de 85 octanos (a menor encontrada). Já andei bastante com podium, a diferença foi de 1 km a mais de rendimento e não consigo precisar se houve aumento significativo de potencia.
    Leandro Perez
    Ribeirão Preto/SP
    R 1200 GS

  5. #15
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Andei revendo minha opinião sobre este assunto!

    Consultei os manuais da GS800 americana e sul-africana.

    A recomendação de combustível é a mesma que a nossa, isto é, octanagem de 95 RON/ROK e máximo de 10% de etanol.

    Esta octanagem é alcançada pela nossa gasolina comum, graças à adição de 27% de etanol, que por sua vez fura a especificação do fabricante.

    Desconfio que o uso de gasolina Podium pouco ajuda a performance da GS800, porque seria necessário um mapeamento de ignição alternativo que provavelmente não está gravado na ECU do motor, pois, se estivesse, estaria indicada nos manuais brasileiros, americanos ou sul-africanos a possibilidade de utilização de gasolina com nível de octanas de 102 RON/ROK, igual à nossa Podium.

    O benefício da Podium ficaria restrito à redução de depósitos, devido ao menor nível de enxofre.

    Não posso garantir isto, mas tudo leva a crer que é a conclusão lógica...




    Paulo Rodrigues
    BMW F800 GS
    Belo Horizonte - MG
    Última edição por Paulorod; 14-03-2016 às 23:17.

  6. #16
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Importante ressaltar:

    Sem o mapeamento alternativo indicado acima, não há como o motor ROTAX, da GS800, aproveitar a maior oferta de octanas da Podium.

    Talvez porque a gasolina comum, com 95 octanas RON/ROK já permita à ECU alcançar níveis agressivos de avanço de ignição, sem provocar a temida detonação...

    Ou talvez por comodismo da BMW, o que custo a acreditar.

    Vale lembrar que a nossa atual gasolina comum é superior, em termos de octanagem, à antiga gasolina azul, vendida no Brasil nos anos 70.

    Apenas conjecturas....
    Última edição por Paulorod; 14-03-2016 às 23:29.

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de GSS76
    Data de Ingresso
    Mar 2022
    Nome Real
    Gustavo Souza
    Localização
    Porto Alegre
    Moto
    G310GS
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Hoje abasteci pela primeira vez. Sensação de que o motor roda mais redondo, velocidade sobe mais alto. Mas também a temperatura fica mais alta. A questão é se vale a pena para manutenção do motor.

    Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

  8. #18
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.345
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por GSS76 Ver Post
    Hoje abasteci pela primeira vez. Sensação de que o motor roda mais redondo, velocidade sobe mais alto. Mas também a temperatura fica mais alta. A questão é se vale a pena para manutenção do motor.

    Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

    Gustavo,

    Quanto maior a octanagem, melhor o funcionamento em qualquer motor, de qualquer volume, de qualquer idade....
    A octanagem baixa é inversamente proporcional a câmara de combustão limpa, menor desgaste de mancais / rolamentos, óleo mais limpo....

    Baixa octanagem é aquele velho dito: ... me engana que eu gosto....
    Última edição por Gnegraes; 17-04-2022 às 09:24.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #19
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    890
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Gustavo, que vale a pena, não tenho dúvida. Faz tempo que não uso, mas chamou minha atenção vc dizer que achou que a temperatura ficou mais alta. Quando usei, não notei esse aquecimento (nem no painel deu diferença).

  10. #20
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.345
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Gustavo, que vale a pena, não tenho dúvida. Faz tempo que não uso, mas chamou minha atenção vc dizer que achou que a temperatura ficou mais alta. Quando usei, não notei esse aquecimento (nem no painel deu diferença).
    E tem mais um detalhe: apesar da Podium ser mais cara, pelo desempenho maior obtido pelo motor, se reduz naturalmente o consumo.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!