Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 21

Tópico: Óleo velho!!

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Valas
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Valter
    Localização
    SBC
    Moto
    BMW F 800 GS Trophy
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Exclamation Óleo velho!!

    Pessoal, preciso de uma ajuda com certa urgência.

    Eu cheguei a dar uma pesquisada, mas não consegui encontrar as respostas.

    Estou fechando negócio numa F800 GS Trophy 2012... mas no momento da compra perguntei quando a pessoa fez a última troca de óleo, e para a minha surpresa, a última troca de óleo da moto foi feita ainda em 2012 e de lá pra cá ficou com ele mesmo!!! A moto não tem nem 5000km, mas ainda assim me preocupa a possibilidade do motor estar de alguma forma comprometido.

    Além de estar preocupado com a possibilidade de ter criado alguma borra de óleo no motor, pensei em trocar o óleo e o filtro de óleo antes mesmo de sair de lá com a moto, mas aí que vem minhas dúvidas.

    1) Alguém sabe se dá para conferir de alguma maneira, sem precisar abrir o motor, se há borra de óleo ou algum outro problema decorrente da presença deste óleo velho?

    Comprei o filtro de óleo da K&N e estou em busca do óleo da Castrol recomendado no manual, mas para trocar o óleo e o filtro de óleo vou precisar das ferramentas corretas.

    2) A F800 GS acompanha jogo de ferramentas suficientes para tirar o protetor de carter, parafuso de saída do óleo e o filtro (este último me preocupa mais, pois não sei se é fácil encontrar a ferramenta ou se dá pra tentar tirar na mão)?

    3) Caso não tenha, alguém saberia me passar as especificações das ferramentas para eu procurar comprar antes de ir pegar a moto? (vou pegar a moto nesta quinta-feira 04/06)

    Valeu!

  2. #2
    Piloto Nível 4

    Avatar de Queirozjh
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    ZÉ HENRIQUE
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Moto
    R1250 GS ADV HP
    Posts
    646
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Ferramenta vc compra em qualquer loja de autopeças ou dessas de ferramentas mesmo, e serve aquela chave universal pra filtros que tem um arco auto ajustavel. comprei essa paguei R$15,00.

    o protetor vc tira com uma chave L de boca 8mm ou 10mm. nao tenho certeza.

    facil de fazer.
    Zé Henrique
    Amores antigos:
    Honda CG125 88, Honda NX150, Vespa Px200
    Honda CB500, DT180 (trilha), XT660, Yamaha WR250 (trilha) , F800 GS 30anos e R1200GS LC

  3. #3
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    hmmm... 3 anos com o mesmo óleo no motor? Me desculpe o vendedor, mas eu estaria fora! Não é à toa que as revisões (com troca do óleo) têm que ser feitas a cada ano, independente se a quilometragem rodada ficou abaixo da máxima. O óleo oxida com o tempo. Seja ele mineral ou sintético. O mineral tem prazo de 6 meses e até onde eu sei, o sintético tem prazo de 1 ano. Boa sorte aí.

  4. #4
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.531
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Cara, a F800 tem que trocar o óleo a cada 10 mil KM (5 mil km no Brasil) ou 1 ano!

    A F800 quando tirada OKm faz revisão de 1000 KM ou 1 ano!veja de quando foi a revisão de 1000 KM

    Se o cara tirou ela em DEZ de 2012 a troca de óleo foi feita em 2013, então esta moto deve ter um óleo de 2 anos!


    Para tirar o protetor de carter vc precisa de uma chave de 8mm de boca para soltar 4 parafusos, e uma chave halen que não sei a medida!
    Última edição por shw; 02-06-2015 às 22:13.
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  5. #5
    Piloto Nível 1 Avatar de Valas
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Valter
    Localização
    SBC
    Moto
    BMW F 800 GS Trophy
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Valeu pessoal, vou hoje lá ver se troco o óleo... Depois levo numa concessionaria para dar uma geral nela...

    Acho estranho a BMW não vir com ferramentas para isso, mas tudo bem.. Vou comprar no caminho.

    Abraços!

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Valas,a BMW não facilita nada para nos que gostamos de fazer a manutenção,até porque com a eletrônica a gente fica cada vez mais na mao deles$$$$$Mas com um pouco de paciência , pesquisas no fórum , internete e algumas ferramentas da para fazer o basicão.Valeu,e boa sorte com a sua novo Motao.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Valas, minha sugestão, para o caso de ter formado alguma borra em função do óleo velho, seria trocar o óleo e filtro por itens mais baratos (não filtro K&N p. ex.), rodar uns 500 km com ela, e trocar novamente, ai sim por óleo e filtro bons.

    Assim voce "lava" o motor internamente com o óleo e filtro meia boca, e depois põe tudo novinho, de primeira, no motor já limpo.
    Sei que é um gasto a mais, mas em se tratando de uma BMW já fora da garantia, acho que vale o investimento para garantir a saúde e longevidade do seu motor.

    Mas não acho que o óleo velho, por sí só, possa danificar o motor.
    Agora se ficar rodando com ele, ai sim, o prejuizo pode ser grande.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  8. #8
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Eu acho que não formou borra nenhuma rs.Para escoar o óleo velho legal tombar a motoca para os dois lados,isso se a sua lombar estiver boa rs, senão pede para alguém te ajudar,tu vai ver como vai sair pelo menos umas 70 ml de óleo velho.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  9. #9
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Concordo com a colocação do "homi di gelu"

    Eu também trocaria o filtro por um filtro normal, e colocaria um MOTUL 5.100 - 15/50W

    Andaria uns 500 Km, e ai sim trocaria o filtro por um K&N, quanto ao óleo, sempre usei o MOTUL 5.100

    Boa sorte
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de Valas
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Valter
    Localização
    SBC
    Moto
    BMW F 800 GS Trophy
    Posts
    5
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Fui hoje lá e depois de apanhar bastante dos parafusos e pra tirar o filtro original... Consegui!
    Confesso que fiquei irritado para tirar e colocar o protetor de cárter... 2 tipos de parafusos pq?! E pq tão difícil?!

    Para tirar o filtro, como não tinha a chave certa, acabei usando a técnica da escrotidão: furei o filtro com uma chave de fenda e girei... Serviço de porco, mas deu certo depois de levar algumas espirradas de óleo na camisa social... rs
    Antes de ir, peguei uma vasilha em casa, coloquei 3 litros d'água e marquei o nível... Quando tirei o óleo e o filtro, vi que bateu na marcação que fiz na vasilha, oq me deixou aliviado.
    Óleo novo, filtro novo... E segundo a sugestão do pessoal, devo trocar tudo de novo em 500km... Tudo bem ter gasto a mais agora, desde que fique tranquilo.
    Agora é rodar!

    Jalapão em setembro... E alguns roles com a galera do grupo noa próximos fds!

    Muito obrigado pela ajuda senhores!

    Abraços!

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!