Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 23

Tópico: Calibrando Pneu BMW

  1. #11
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Aproveitando o tópico,gostaria da opinião dos colegas, estou pensando em fazer a carretera Austral ainda este ano. Como é de ripio e tive uma certa dificuldade neste tipo de terreno com pneu Anakee 3, estava pensando em colocar um par de Karoo 3,so que para chegar até a Carretera terei que percorrer milhares de quilômetros em asfalto, isso me fez desistir do Karoo. Minha pergunta é: já que irei percorrer mais de 1000 quilômetros no ripio e continuarei com o Ana 3,qual a calibragem mais segura para controle da moto e conservação dos pneus, já que ouvi relatos de pneus cortados por pedras do ripio? Obrigado.
    ps.Sempre viajo com garupa e bagagem.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  2. #12
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Reginaldo Ver Post
    Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk
    Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.

    Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
    Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.

    Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.

    Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.

    Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.

    Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
    abraço
    Trovão

  3. #13
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Falou tudo Trovão!
    Excelentes comentários!

  4. #14
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Esse entende da mortadela kkkk
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  5. #15
    Piloto Nível 1

    Avatar de Curcio
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    Florianópolis
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    117
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Sal,
    A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.

  6. #16
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Curcio Ver Post
    Sal,
    A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.
    Obrigado Curcio,vou seguir o seu conselho, achei legal a ideia. Na viagem para O Ushuaia peguei uns trechos de ripio fofo, justamente porque a estrada estava em manutenção, amigo quase borrei a tanga, so não cai porque o Arcanjo me segurou por 3 vezes rsrs,não sei qual a melhor forma de andar nesse tipo de terreno, talvez em maior velocidade, pilotando em pé e sem garupa, logicamente. Vamos ver, na hora a gente se vira. Abraços.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #17
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Nome Real
    ENERSON SALVADOR SILVA
    Localização
    Osasco
    Moto
    F800 GS
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Menor pressão, maior tração.

    Olá, pessoal. Então, a pressão é menor devido à necessidade dos pneus se deformarem em terrenos irregulares. Seria como tentar andar em dunas de areia com pneus de bicicleta. Simplesmente não dá. Seria estreito demais. Quanto maior a área de contato com o solo, maior é a tração. Com a pressão mais baixa os pneus deformam-se mais e espalham-se mais sobre o solo aumentando a área de contato e, consequentemente, aumentando a tração neste tipo específico de terreno. Abraços, ENERSON.

  8. #18
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Eu já notei por mais de uma vez que os pneus Metzeler Tourance parecem ter uma maior área de contato.
    Eu sinto mais segurança com o Tourance. É como se os outros fossem como pneus de bibicleta, eles me dão a sensação que estou sobre um "fio de navalha"
    Alguém já teve essa mesma percepção ?
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  9. #19
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Eu entendo da mesma forma, comparando o Tourance com o Anakee 2 e 3.

    Aqui no entorno do ABC tem muita terra prá andar, alguns trechos com pedras ou pedriscos...com Anakee é um parto.

    Abçs!!

  10. #20
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2017
    Nome Real
    William
    Localização
    Uberaba
    Moto
    f800
    Posts
    18
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Amigos bom dia. Tenho uma F 800-R, precisamente nunca coloquei essa numeração em libras nos pneus. Alguém podeira informar? Meus pneus são Pilot Road 2 tanto na dianteira como na traseira. Estou com 26 na frente e 32 na roda de trás.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!