Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 26

Tópico: Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?

  1. #11
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    17
    É natural que os pneus se desgastem mais no centro, deixando-os "quadrados", inclusive o dianteiro no caso de quem prefere utilizar o freio dianteiro quase que na totalidade das vezes, como eu.

    Quando trocamos apenas o pneu traseiro, ficamos com um "calo" no dianteiro que pode dificultar um pouco algumas manobras...no meu caso prefiro trocar os dois.

    Atenção ao seguinte fato para quem usa pouco a moto: a vida útil do pneu, independente da quilometragem, são cinco anos após a fabricação, se não me engano.

    Para pneus com este tempo de vida, checar quanto a presença de rachaduras ou ressecamento que possa trazer algum aborrecimento, ainda que pareçam bons. Isto acontece muito quando trocamos apenas o pneu traseiro, entendendo que o dianteiro ainda está OK.

    Abçs!!

  2. #12
    Piloto Nível 3 Avatar de Reginaldo
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Reginaldo Martins Pereira Filho
    Localização
    Rio Verde-GO
    Moto
    BMW F800GS
    Posts
    407
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Também sou do time que troca dois traseiros pra um dianteiro. A única exceção que faço e aconteceu comigo é no caso de pneus mais pra fora-de-estrada, onde os dois pneus se degastam quase que por igual. No caso então, trocaria/troco os dois pneus ao mesmo tempo.

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de Memeh
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Nilton Dias
    Localização
    Santos
    Moto
    BMW F800 GS 2017 Premium
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Vamos botar mais lenha nessa fogueira. Já tive umas 15 motos trail acima de 600 cc e sempre troquei somente o pneu mais usado, ou seja o traseiro na maioria das vezes. Acho que dianteiro só comprei uns dois a vida toda. E nunca liguei para essa do "desenho/marca" igual, já misturei Pirellis, Metzeler, Michelins, etc., sempre trocados "criscando" no TWI. O pneu traseiro além de gastar mais rápido, também fica "quadrado" de ser usado muito na reta e quando se troca o pneu a diferença é sensível nas curvas. Já o dianteiro tem um desgaste mais uniforme e a relação de troca 2 traseiros por um dianteiro é bem realística.
    O outro "X" da questão é o prazo de validade dos pneus!!
    O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. Os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida depois de 5 anos.
    Tem muito motociclista que usa pouco a moto e tem uma moto com mais de 5 anos e menos de 15.000 km, que é a hora que o pneu traseiro tá pedindo água, dependendo do modelo, uso, etc. Ai acho que vale a pena trocar o jogo, já que o pneu dianteiro ainda "bom" já pode estar começando a ressecar, principalmente a banda lateral (aconteceu com uma XT 660 que comprei em 2007 e vendi 6 anos depois com 17.000 km) Fica a dica.

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Avatar de John.br
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    John Milton
    Localização
    Goiânia - GO
    Moto
    GSA LC
    Posts
    51
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Olá amigos. Conforme comentado nos vários posts anteriores, acredito que a troca também tenha a ver com o perfil do usuário. Pois bem um camarada que anda até 120 km/h, pode tranquilamente prorrogar a troca do dianteiro se estiver em boas condições.
    Caso tocada mais forte, é recomendável a segurança do equipamento estar em dia.
    Por economia a poucos dias troquei o Scorpion original traseiro da GS 800, com +/- 6 K km, pelo Anakee 3, e mantive o dianteiro também Scorpion original. O fato é que apesar de aparentar boas condições, neste final de semana, num bate e volta de Goiânia a Piracicaba, SP, com velocidade bem puxada, e a frente começou a ximbaralhar, me dando um belo susto.
    Coloquei um Anakee 3 novo na frente e.. beleza! Super firme e estável em qualquer condição.
    Quanto a pneus da mesma marca e modelo na frente e atrás da moto, acho que tem lógica a matéria do Geraldo Tite Simões, que apesar do linguajar, que até acho divertido, é válida. Senão vejamos, os pneus no caso de moto são projetados para fazer par, ou seja em caso de chuva por exemplo o dpto. de engenharia da marca planeja um escoamento X para a dianteira e Y para a traseira.

    Por exemplo veja no final do vídeo https://youtu.be/ZzWQKuF-vYs , aos 2:23 como funciona a engenharia do escoamento de água dos pneus. Ou seja o da frente "rompe" a barreira de água atingindo o piso e mantendo a dirigibilidade da moto, enquanto o traseiro "aproveita" o trilho aberto pelo dianteiro mantendo a estabilidade da moto.

    Afinal de contas o que queremos? Um par de pneus bons representam +/- 3,5 a 4% do valor da moto (a minha no caso), e alem disso, quando saio com ela sempre pretendo voltar inteiro para casa.

    Abs.

  5. #15
    Piloto Nível 1 Avatar de Malfarano
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Marcos Alfarano
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    R1200 GS LC
    Posts
    51
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O mecânico da EUROBIKE recomendou a substituição somente do pneu que atingir a marca "TWI". Quem quiser gastar dinheiro a toa troca os dois.

  6. #16
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Cada qual com sua opinião e teorias bem ou mal fundamentadas, mas o artigo Tite Simões a despeito do linguajar é impecável na minha opinião.
    Pneus andam aos pares sim, a igualdade dos desenhos são fundamentais para a condução correta
    No seco e principalmente na chuva e a segurança vale para mim muitíssimo mais que o preço de um pneu dianteiro!
    Enfim cada um com suas teorias e certezas.

  7. #17
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    concordo com os que disseram:
    - pneu se troca quando chega ao TWI (é para isso que o TWI existe). Antes disso, é jogar dinheiro fora - a única exceção, claro, é se houver alguma deformação significativa no pneu
    - modelos iguais na dianteira e na traseira. Pilotar a moto com reações diferentes nos dois eixos (modelos diferentes produzem reações diferentes - simples assim) não é uma boa idéia (claro, eu posso não sentir nada disso se eu só trafegar na cidade, em baixa velocidade, etc, etc)
    - prazo de validade de 5 anos - o DOT TEM que ser observado e, se o prazo de 5 anos chegar, troque o pneu independentemente da profundidade dos sulcos (ou se o TWI ainda estiver longe). Eu não vou querer um pneu que pode se rachar repentinamente devido à idade (porque pneu velho racha MESMO)
    abraços
    Trovão

  8. #18
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Trovão , quem ficar 5 anos sem trocar o pneu, tem que apanhar...ou pra quê ter moto?

  9. #19
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Muitos americanos do oeste, principalmente aqueles que fazem a rota do Alaska e outras trilhas relatam que, para garantir tração e durabilidade usam em suas beemers o Conti tkc80 na dianteira e o Heidenau Scout na traseira. Muitas CC inclusive recomendam a combinação.
    Por isso a conti acaba de lançar o tkc 70 (abaixo), que é um 60-40 on-off, com as características acima.
    Abs,
    image.jpg
    Última edição por Henri; 16-11-2015 às 22:29.

  10. #20
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Gostei do desenho desses TK70. Tem aqui para nossas medidas (170x60R17)
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!