Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Rastro da Serpente e Rio do Rastro. Fui e recomendo muuuito!!

  1. #1
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Rastro da Serpente e Rio do Rastro. Fui e recomendo muuuito!!

    Pessoal, como avisei antes aqui, fomos, eu e o Marcelo, meu amigo de todas as horas, fazer o circuito Rastro da Serpente e a Serra do Rio do Rastro. Desculpem repetir o que muitos outros já disseram, mas.... É MUITO SHOW! Todo motociclista deveria incluir este trajeto como prioridade na sua lista de passeios.
    Abaixo incluo algumas imagens e curiosidades da viagem.

    Nossa primeira parada foi Capão Bonito, onde começa o Rastro da Serpente. Lá, um iluminado teve a idéia de construir este bar temático chamado “Porthal Rastro da Serpente”, com um interior muito bem bolado. Parada obrigatória para fotos, tanto fora quanto dentro.

    Viag_sul_2o_dia_Capao_Bonito_007_zpsqgn5desh.jpg

    Viag_sul_2o_dia_Capao_Bonito_013_zpsckde5rg3.jpg

    Viag_sul_2o_dia_Capao_Bonito_014_zpspu4icdsl.jpg

    Lá, comemos o “rojão”, retratado na foto abaixo, onde estamos eu e os meninos que trabalham no restaurante (aliás, simpatissíssimos). Trata-se de um trabuco feito de vários tipos de carnes moídas (vaca, porco, galinha...) e com um leve tempero. É uma tradição de mais de 60 anos que começou na cidade de Ribeira e se espalhou ali pela região. E muito gostoso.

    Viag_sul_2o_dia_Capao_Bonito_011_zpsj2do1jwc.jpg

    Dali, partimos no 2º dia para rodar a estrada – que delícia! São 270 Km de curvas bem fechadas até chegar a Curitiba. Há que se reservar 1 dia inteiro só para ela. Nós levamos 5 horas. Como a estrada não é movimentada, é realmente um deleite. Fomos devagar, na base da 3ª, 4ª e no máximo 5ª, desfrutando das curvas e das paisagens (minha moto fez 28 Km/Lt neste dia!!) O piso não é bom até Apiaí. Nos primeiros 40 Km há muitos remendos e nos 60 Km seguintes muitos buracos. Mas de Apiaí para baixo melhora muito.

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_002_zpsqmobxbbb.jpg

    Acho que o Denatran criou esta placa copiando o trajeto desta estrada.... he he he

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_005_zpscdbpsw9s.jpg

    Chegando a Apiaí, descobrimos que ali foi um importante local de extração de ouro, (o que começou com garimpeiros vindo de Minas Gerais no século 18), na localidade do Morro do Ouro. Aliás, uma companhia japonesa explorava a jazida nos idos de 1930, mas depois que o Brasil resolveu entrar na 2ª Guerra Mundial contra os países do Eixo (Alemanha-Itália-Japão), o governo brasileiro expulsou esta companhia japonesa de lá em 1942. Reparem no parque que foi montado utilizando os antigos fornos e equipamentos da mina.

    apiai_zpsyqhk4bj1.jpg

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_019_zps4jn7xuzl.jpg

    Continuando a descer, passamos por uma planta enorme do Cimento Cauê e, qual não foi a minha surpresa de ver, no meio da serra, lá em cima (eu calculo a uns 80 metros de altura), um teleférico gigante ligando dois morros bem afastados.... de carrinhos de minério !! Nunca tinha visto coisa igual. Pena que não tivemos como parar para tirar uma foto pois neste trecho não havia nenhum acostamento.
    Já quando chegamos em Ribeira fomos brindados com a visão deste Ipê e também da ponte antiga, semi-submersa no rio Ribeira, ao lado da ponte nova.

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_033_zpskwzzpcab.jpg

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_042_zpsxewjvyvb.jpg

    No terceiro dia fomos em direção a São Joaquim. No caminho, ao passar pela ponte sobre o rio das Caveiras, imediatamente me dei conta do por quê do nome do rio... veja abaixo a foto desta rocha ao lado do rio... quantas caveiras você consegue ver nela??

    caveira_zpsq49rhb3p.jpg

    Muita decepção com o estado da BR-116 (muito injusto a cobrança de pedágio numa rodovia naquelas condições). Decepção também com a estrada para Lages e para São Joaquim. Aliás, a impressão que ficamos é de que o estado de Santa Catarina inteiro está em obras. Estradas horrorosas, incluindo a que vai para Blumenau. A cidade de São Joaquim está um lixo... obras na cidade inteira, terra, pó e muitos, muitos buracos em todas as ruas e na rodovia. Neste dia lembrei de documentar o sofá em 2 rodas do Marcelo, afinal, a bolsa dele formou um encosto perfeito de sofá... que conforto!

    Viag_sul_3o_dia_002_zpsngq3s0ej.jpg

    Viag_sul_3o_dia_S_Joaquim_003_zpsmn9hqdzz.jpg

    No quarto dia finalmente chegamos à Serra do Rio do Rastro. Realmente, 2 maravilhas: a da natureza, que criou a serra, e a da engenharia que construiu a rodovia em tais condições. É realmente de tirar o fôlego a visão da serra, desde o mirante.

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_003_zpsdvvygoyc.jpg

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_014_zpszt9uxbqj.jpg

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_037_zpsmzo98euw.jpg

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_059_zpsez1xun9b.jpg

    O pessoal dos moto clubes realmente não escolhe lugar para colocar seus adesivos, né?

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_048_zpstketd4li.jpg

    A serra é linda vista de cima para baixo ou de baixo para cima

    Viag_sul_4o_dia_Serra_Rio_Rastro_068_zpsum1tgq85.jpg

    Tivemos a oportunidade de passar pela nova ponte de Laguna, no caminho para Blumenau. Nem saltei da moto, pois é proibido parar na ponte.

    Viag_sul_4o_dia_015_zpscnennwyz.jpg

    Em Blumenau, como ninguém é de ferro, fomos até a Vila Germânica, sede da Oktoberfest, para tomar uma cerveja e comer um joelho de porco com chucrute...

    Viag_sul_4o_dia_Blumenau_003_zpsv6ethdnf.jpg

    Muito interessante o formato deste edifício. Segundo diz a lenda local, ele foi projetado pelos nazistas que teriam fugido ao final da guerra e teriam vindo morar ali. Dizem que até Hitler teria vindo, também, e que o formato do topo da fachada foi para imitar o formato do quepe dos oficiais nazistas. Reparem.... e não é que parece mesmo?

    Viag_sul_4o_dia_Blumenau_004_zpsca2pm9vt.jpg

    Como últimas curiosidades:
    - o asfalto vermelho, muito presente no PR e em SC (o qual eu não conhecia). Disse-me um cara de Tunas do Paraná (“lugar melhor não há...” segundo ele) que a cor é resultado da brita vermelha utilizada na mistura do asfalto – Colegas do sul: por favor confirmem se é isso mesmo!

    Viag_sul_2o_dia_Rastro_Serpente_044_zpsmlaa8jud.jpg

    - em Santa Catarina não tem Lava-jato, e sim, lugar de fazer “lavação” – vejam abaixo.

    2015_08_11_Lavacao_zpsxjmzcutt.jpg

    - quando subíamos a BR-101 de Laguna até Itajaí, pegamos um vento contra tão forte, mas tão forte, que para manter uma média de 110-120, minha moto marcava 14Km/Lt!!! Era como se eu estivesse arrastando um caminhão com a moto, o vento querendo arrancar a gente do assento e uma turbulência inacreditável ao passar ao lado de ônibus e caminhões. Me lembrou os ventos da Argentina...

    Resumo: se você já foi, parabéns pela escolha. Se ainda não foi.... VÁ !

    Complementando, conforme comentado num outro fórum, acho que a Serra do Rio do Rastro é realmente unanimidade entre todos os motociclistas por todo o cenário lindíssimo, pela característica única de construção (já que há várias passagens/pistas escavadas na mesma encosta), transformando a descida/subida em algo incrível, pelo fato de existir um altiplano realmente "plano" lá na parte de cima e você repentinamente se aproximar daquele buracão na sua frente, como se a serra tivesse sido cuidadosamente escavada como numa escultura de areia.

    Já nem todo mundo gosta do Rastro da Serpente por ter muito mais a ver com o prazer do desafio da pilotagem - e só. A vegetação da região é tão densa que quase não há paisagens ou visuais para parar e desfrutar, fotografar. Os dois lados da estrada têm uma verdadeira parede de vegetação. É um passeio onde o piloto segue por aquelas 5 horas sendo desafiado por uma curva mais fechada que a outra o tempo todo a cada 80 metros, cambiando pra cima e pra baixo... uma verdadeira prova de "endurance".

    Por outro lado, esqueci de comentar que nossas motos foram e voltaram sem apresentar um problema sequer, nem mesmo cair a pressão dos pneus. Foram 3000Km onde variamos autopistas em que andávamos a 130 de média, estradas horrorosas onde andávamos a 60 por causa dos muitos e profundos buracos... muito satisfeitos com as nossas meninas - a minha, uma F800GS 2013 e a do Marcelo, uma Suzuki Boulevard 2008.

    Abraços
    Trovão

  2. #2
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Muito bom Luiz! Obrigado por nos presentear com imagens incríveis. Ainda não conheço essas serras, falha que será corrigida no final do ano, embora de forma um pouco apressada!

  3. #3
    Piloto Nível 2
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Morais
    Localização
    Sorocaba
    Moto
    GS 1250 Rallye
    Posts
    210
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Mês passado fui para Curitiba e fui pelo rastro da serpente, muito legal mesmo, agora estou planejando ir para serra do rastro... Mas vou precisar de pelo menos 4 dias.... Pra não virar correria

  4. #4
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Luiz,belo passeio e relato.Estou querendo fazer o Rastro da Serpente em um BV,mas pensando bem acho melhor 2 dias.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  5. #5
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Trovão,
    Parabéns pela viagem e pela brilhante descrição com todos os detalhes, inclusive com muitos que eu não conhecia.
    E olha que já fiz esse trajeto várias vezes, só neste ano por 2 vezes, e estarei retornando novamente em outubro.
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Trovao, cade a sua joelheira?Ta dando mole para o azar rs,pior que eu também.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Sal, eu realmente estava sem ela, mas pelo menos esta calca foi mandada fazer na LLBean com forracao dupla de fleece. Alem de proporcionar uma razoavel proteção contra impacto, é ótima para o frio....

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Nome Real
    Antonio Estanislau Ausenka
    Localização
    Santo André
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    11
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    - Parabéns pelo relato da viagem e das imagens!

    Pessoal cuidado com o Trovão, se ele for muito elogiado ele transforma isto num livro! rsrsr

    Saudades de vocês!!!

    Abração!!!

  9. #9
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por luiztrovao Ver Post
    Sal, eu realmente estava sem ela, mas pelo menos esta calca foi mandada fazer na LLBean com forracao dupla de fleece. Alem de proporcionar uma razoavel proteção contra impacto, é ótima para o frio....
    Esta certo,entao não estava desprotegido,estou procurando uma calça mais leve com proteções para dias quentes.Valeu,segue o tópico.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  10. #10
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    ô Sal, eu vi uma calça camuflada, de tecido mais leve, com "bolsos" nas regiões do joelho e nas laterais da bacia, onde ficam colocadas as proteções anti-choque, as quais você pode retirar/colocar sempre que necessário (para lavar a calça, por exemplo). Achei bem interessante.
    Eu a vi numa das lojas daquele mini-shopping de lojas de acessórios de moto na Alameda Barão de Limeira (onde tem o Adão metais, Atacama e outras lojas conhecidas) no centro de SP, transversal à General Osório.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!