Página 9 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 151

Tópico: Curvas, Oceanos e um Deserto

  1. #81
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pessoal, como o site me parece que está com dificuldades técnicas e também considerando que não subirei fotos por enquanto, vou transcrever o post por aqui mesmo, ok? Espero que curtam!



    Entre Curvas, Oceanos e um Deserto - De San Pedro de Atacama a Cafayate - Paso Sico

    O dia foi tenso... muito tenso!

    Após me despedir do casal Sylvio e Monica e de sua adorável filha que tive o prazer de conhecer e acompanhar nestes dias em San Pedro de Atacama era hora de ir para a estrada.

    O caminho escolhido foi o Paso Sico que segundo informações obtidas no hotel estava em ótimo estado embora seja de rípio, perfeito para andar longe de tudo e de todos!

    O caminho até o início do rípio teve aproximadamente 160 km de uma estrada simplesmente fantástica... algumas curvas, muitas retas, ninguém no caminho e paisagens maravilhosas... Ideal para permitir que o espírito saia livre por algum tempo. Meditei sobre a vida, sobre a viagem, sobre a família e a saudade chegou a doer no peito. Incrível a falta que a família faz em tão pouco tempo distante!

    Vale aqui uma ressalva para os futuros viajantes para que tenham muito cuidado com os animais na pista, especialmente as alpacas que ao ouvir o barulho do motor saem correndo e cruzam na frente do veículo... depois chamam outro bicho de burro! Kkk Aconteceu comigo duas vezes hoje e por sorte, andava em velocidade baixa e não tive problemas em diminuir!

    Mais de 3000 msnm o asfalto deu lugar ao rípio (na verdade idêntico à uma estrada de terra brasileira) com muitas “costelas de vaca” pelo caminho que faziam até as obturações dos dentes pularem... Velocidade baixa era o lema!

    Alguns km adiante, percebi que andando mais rápido (algo como 60/70 km/h) a moto se estabiliza e a trepidação diminui muito... Assim fiz, alternando a pilotagem em pé e sentado.

    Passaram-se uns 10 km e a estrada de rípio se transformou praticamente em um tapete natural onde foi possível pilotar a 120 km/h em segurança. Nunca imaginei que pilotaria nessa velocidade fora do asfalto. Foi ótimo.

    As paisagens são de tamanha magnitude que é muito difícil achar adjetivos para expressá-las e as muitas fotos que tirei não são capazes de transmitir a grandiosidade do lugar.

    Cheguei à fronteira e os tramites aduaneiros são feitos em duas etapas... a primeira envolve apenas a saída do veículo feito pelos Carabineiros do Chile, tramite que fiz em 5 minutos. 30 km adiante é a vez dos trâmites de saída pessoal e todos os trâmites de entrada na Argentina. Feito de forma unificada.

    A saída do Chile foi muito simples... 1 ou 2 minutos no máximo e meu passaporte já estava carimbado. Hora de entrar na Argentina e começaram os problemas... Primeiro por um erro na fronteira de Mendoza (Paso Libertador), não constava no sistema que eu já havia saído da Argentina... 15 minutos até que o problema fosse resolvido. Depois um pessimamente humorado funcionário pediu meu CPF original... PQP quem anda com o CPF original? Ele resmungou alguma coisa e falou que não pode permitir minha entrada sem o CPF, afinal era o único documento que tinha o número nos documentos da moto... Argumentei que seria impossível e ele fez que não entendeu... já vermelho de raiva, me lembrei que na habilitação consta tal número! Entreguei a ele o documento... Ele ficou olhando para minha habilitação e para os documentos da moto durante mais de 10 minutos, sem falar uma palavra até que começou a digitar alguma coisa em seu computador.

    Muito tempo depois pediu para que eu o acompanhasse e fez uma minuciosa inspeção na moto, olhando bagagem, me fazendo abrir a mochila, a mala de tanque e até com uma lanterna por baixo da carenagem... Aquilo estava me deixando puto...

    Como obviamente não achou nada, perguntou se eu levava alguma coisa e de pronto respondi que sim! –“Fotografias” falei... ele me devolveu os documentos sem dizer uma única palavra e abriu a cancela para que eu passasse! Tenho certeza que ele nasceu em Buenos Aires!

    Enquanto me arrumava, percebi que a garrafa de água que eu havia amarrado se soltou e deve estar matando a sede de alguma lhama pelo caminho...

    Do lado argentino as coisas pioraram e muito. Primeiro as paisagens que embora bonitas não se aproximam daquelas do lado chileno e segundo pelo rípio...

    Assim que passei a fronteira a estrada se transformou e aquelas pequenas “costelas de vaca” se transformaram em gigantes tornando impossível manter uma velocidade acima de 20 km/h.

    Depois veio a pior parte... o rípio se transformou em um pó muito próximo de areia o que deixou a pilotagem quase impossível. Pensei em desistir e retornar, mas além de já ter rodado muito, fazer os trâmites fronteiriços seria um transtorno. Segui em frente em 10 km de um rípio muito, mas muito fofo!

    Desnecessário falar que nesses 10 km pelo menos 20 vezes eu tive certeza que o chão seria meu destino (em 3 delas eu cheguei a chutar o chão para recuperar o equilíbrio), mas a soma de sorte com ótimos pneus (e um pouquinho de habilidade também heheheh) me mantiveram em pé. Eu não temia um possível, ou melhor, provável tombo... meus pensamentos estavam em como eu iria erguer a moto carregada a mais de 4500 msnm! Seria impossível!

    Confesso que estava com medo, aliás muito medo! O rípio não acabava e cada km que passava piorava mais e mais... eu não via uma única alma em todo o trajeto, tampouco nenhuma placa indicativa e a sede apertava. Cheguei a pensar estar perdido, mas a única coisa que eu deveria fazer é confiar no equipamento. Confiar que a moto não apresentaria problemas... confiar que o GPS traçou a rota corretamente... Confiar nos equipamentos de proteção para o inevitável tombo que se apresentava!

    Como diz a bela música da Gloria Estefan (Reach) eu estava pondo meu espírito em teste... e que teste!

    Subestimei o rípio e o cálculo distância/tempo que fiz foi completamente equivocado. Já passava das 16.00 hrs., ou seja, eu estava pilotando havia quase 8 horas e eu não via ninguém... nenhum posto de combustível... nenhum automóvel... nada! Também não havia entrado em contato com minha esposa e sabia que ela estava preocupada e isso doía ainda mais.

    Depois de 270 km de rípio, já na Ruta 51 finalmente entrei no asfalto e vi uma placa indicando a cidade de Salta a 170 km! O alívio foi imediato e comecei a curtir a bela estrada com curvas fechadas e ótimo asfalto. Alguns kms a frente vejo uma placa que custei a acreditar... “fim de pavimentação a 1 km” Não... de novo não!

    Sim... fui para o rípio novamente, mas desta vez o problema não era tanto o piso, mas sim as bordas e curvas... Imagine uma estrada lotada de curvas a 180 graus, a mais de 4000 msnm, estreita, sem nenhum tipo de proteção e ainda por cima escorregadia... Pois é... senti medo novamente e segui pilotando com muito cuidado!

    Faltando por volta de 15 km para Salta finalmente a Ruta 51 apresentou um belo asfalto e o celular deu sinal de vida me permitindo contatar a esposa para tranquilizá-la. Um outro detalhe importante... eu já havia rodado mais de 450 km e não havia um único posto de combustível... nada!

    Parei em Salta para me hidratar e fazer uma verificação visual na moto que assim como eu, foi testada ao limite! Felizmente nada a relatar.

    Ir pelo Paso Sico foi gratificante mas se eu tivesse que escolher novamente na mesma situação, iria pelo Jama sem dúvida. Não que não tenha gostado, muito pelo contrário! Achei maravilhoso e gratificante vencê-lo, mas enfrentar o Sico sozinho sinceramente não aconselho.

    Faltavam ainda 190 km até Cafayate meu destino final e aqui a Ruta 68 me fez esquecer todos os sustos que passei. Foi uma recompensa divina pela verdadeira tortura física e psicológica que havia passado. Foram 190 km de curvas fechadas em meio à montanhas imensas e coloridas um prazer para ser desfrutado a baixa velocidade!

    Cheguei em Cafayate as 20.00 horas... 12 horas após minha saída e percorri apenas 650 km sendo 300 em rípio e 350 nas curvas. Retas? Nenhuma!

    Exausto, entrei no chuveiro com o conjunto de pilotagem completo, incluindo botas e luvas (kkk)! Esse foi o único jeito de tirar a poeira que transformou o preto em branco.

    Saí para jantar na belíssima Cafayate... Um filé de 350 gramas, batatas fritas e um litro de cerveja Salta! Foi a comemoração de um dia simplesmente inesquecível!

  2. #82
    Piloto Nível 1 Avatar de Saraiva
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Nome Real
    Israel Esteves Saraiva
    Localização
    Salvador - Ba
    Moto
    Futura BMW 800 GSA
    Posts
    40
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Sucesso!!!

  3. #83
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Fala roberto,o ripio e traicoeiro kkk.BEla viagem,que pneu esta usando?
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #84
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Saraiva Ver Post
    Sucesso!!!
    Valeu Saraiva!

  5. #85
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Fala roberto,o ripio e traicoeiro kkk.BEla viagem,que pneu esta usando?
    Sai de SP com um jogo de Karoo 3 que morreu em menos de 5k. Troquei em Santiago pelos Heidenau K60 que gostei bastante!

    Já voltou ou está em trânsito? Abraços e boa viagem!

  6. #86
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Olá, Roberto. Fiz o Paso Sico em jan/14, e realmente a parte do Chile é bonita e muitos trechos são traiçoeiros (3 colegas se acidentaram nesses bolsões de areia). Que bom que saiu ileso e realizado, pois esse é o segundo Paso mais difícil. Se tiveres outra oportunidade, faça o Paso San Francisco, é o ma8is bonito e também tem um pouco de ripio. Estranhei que não teve posto de combustível e que não fez referência a cidade de San Antonio de Los Cobres (lá tem combustível). Será que tu pegou um desvio errado? Sobre Cafayete é algo incrível, e o vinho Torrantes, então.... Estamos acompanhando. Ah...com esse pneu tu podes voltar que ele aguenta.

  7. #87
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Agora que me avisa? Kkkkkkkkkkkkk. Pretendia ir pelo São Francisco, mas era totalmente fora da minha rota, lembrando que fui para Santiago. Fica para próxima!

    Passei em San ANtonio de Los Cobres... Parei e perguntei por abastecimento e ninguém soube informar. Pus no GPS e nada... Como não era uma emergência, já que o computador indicava mais 250 kms de autonomia, segui viagem. Talvez tenha, mas deve estar bem escondido! Kkkkk Motos com menor autonomia DEVEM levar combustível extra!

    A parte chilena foi bem tranquila, mas a Argentina... Em um raro momento de bom rípio argentino, estava a 70/80 quando entrei em um desses bolsões de rípio fofo... O susto foi grande... Taquicardia por alguns minutos! Kkk

  8. #88
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Faz parte da viagem, amigo, faz parte. kkkkkk

  9. #89
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pessoal, dois posts de uma vez! A instabilidade do site já foi superada e tudo está funcionando normalmente. Espero que gostem.

    www.aventuraeliberdade.com.br

  10. #90
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bem vindo de volta, amigo!
    Tô na carona!
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

Página 9 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!