Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 16

Tópico: Porquê dos ventos na Patagônia ?

  1. #1
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15

    Porquê dos ventos na Patagônia ?

    Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
    Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
    Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
    Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
    Algum entendido no assunto ?
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  2. #2
    Piloto Nível 1 Avatar de Sapi
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Joao Alencar
    Localização
    Calgary, Canada
    Moto
    BMW R1200GS 2010 e 2018, Honda CRF250L
    Posts
    118
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Crodao Ver Post
    Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
    Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
    Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
    Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
    Algum entendido no assunto ?
    Crodao,

    Esses ventos sao originados nos jet streams. Correntes de ar em altitude superior a 20.000 pes ate 50.000 pes causadas pela diferenca de temperatura e pressao em diferentes areas.Normalmente se movimentam de oeste para leste.

    Jet stream existem no hemisferio Norte e Sul. O Nosso jet stream aqui em Calgary traz ventos de ate 100 Kmh e de vez em quando a temperatura esta -10 graus Celsius e com o jet stream sobe para +10 graus em poucas horas em pleno Janeiro(inverno), nao importando se eh dia ou noite...

    Ai no Hemisferio Sul eh a mesma coisa.... eu me lembro de voar entre SAo PAulo e Porto Alegre e pegar vento de proa de 100Kmh, atrasando o voo mais de 20 min. Em compensacao a volta para SP era bem rapidinha.

    Aqui a explicacao detalhada .... http://www.livescience.com/27825-jet-stream.html

  3. #3
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Esse forum também é cultura !!!!!!

    Boa sapi, obrigado pelas informações.
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Avatar de kranio
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    marcius mendonça
    Localização
    brasil, rio de janeiro
    Moto
    Bandit 600, 650, TDM 850, Hornet 600, XT 660, BMW GS 1200, GS1200 LC, BMWGS 1200 ADV AR
    Posts
    161
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Gente bom dia.
    Adorei as explicações, mais que venta, venta. Andei bons quilômetros com a moto inclinada, e nada de ter molinha. Isso tem que ser contabilizado na autonomia da motocicleta, pois a minha chegou a fazer 11 k/l.
    Kranio Marcius

  5. #5
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Nas latitudes entre 40 e 60 graus sul, onde se encontra grande parte da Patagonia, há um corredor de ventos de Oeste chamado de "roaring forties". O vento é mais forte quando a vegetação é ausente ou baixa , reduzindo o efeito de arrasto. O sentido W-E, por sua vez, resulta da força de Coriolis, em função do movimento da Terra.
    Na Patagônia argentina, os ventos fortes ocorrem a partir de 50-100 km a leste dos Andes, que protegem um pouco (Bariloche e Esquel estão nessa zona de proteção). Junto à costa, e abaixo de Trelew, o bicho pega.
    No lado chileno, com vegetação alta(chove mais), os ventos são mais amenos. No Atacama, sem vegetação, voltam os ventos de oeste, mas não tão fortes.
    A foto abaixo foi tirada na Patagônia chilena - P. Varas - e a posição da moto foi proposital, pois o vento, do lado direito, poderia derrubá-la.
    Abs,

    image.jpg
    Última edição por Henri; 31-01-2016 às 21:34.

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Pois é Henri logo imaginei que têm a ver com a localização, pois ventos fortes existem em vários locais do planeta, mas alí me pareceu bem característico. Algum motivo tinha.

    O que observei também que do lado do Chile as montanhas têm mais neve. Certamente o ar proveniente do Pacífico deve ser úmido, o que justificaria a ausência de neve do lado do Atlântico da Patagônia nas mesmas latitudes e altitudes equivalentes.

    Vejam nesse mapa que praticamente não há porção de terra na mesma latitude da Patagônia. Exceto algumas ilhas da Oceania.
    ClipperRoute.png
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  7. #7
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    BMW GS BRASIL também é cultura! Agradeço à todos pelas explicações!

  8. #8
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
    O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

    Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
    abs
    Trovão

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    Citação Postado originalmente por luiztrovao Ver Post
    Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
    O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

    Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
    abs
    Trovão
    Caramba essa matou a pau.
    Meu filho participa de um Grupo chamado de Clube do SUBARU e teve um cara que foi com uma Forester e teve esse problema.
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  10. #10
    Moderador

    Avatar de RicBoris
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Ricardo Aragão
    Localização
    Ipu/CE
    Moto
    Em breve...
    Posts
    5.198
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Sensacional a explicação do Trovão!
    ____________
    Ricardo Boris
    Ipu / Ceará

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!