Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 25

Tópico: Sequência de ignição do motor da GS800

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9

    Sequência de ignição do motor da GS800

    Caros,

    Um vendedor da CC me falou que ambos os cilindros da GS800 sobem paralelamente (pode até ser) e QUE AMBOS FUNCIONAM NO MESMO TEMPO, SEM DEFASAGEM, COMO SE FOSSE UM MOTOR MONOCILÍNDRICO, com as duas velas faiscando simultaneamente!

    Será que ele não está se confundindo com a GS 1200 de motor boxer, onde este esquema pode muito bem ser utilizado para reduzir vibrações?

    Custo a acreditar nesta história. Tentei achar algo na internet sobre isto, mas não encontrei.

    Alguém conhece bem este assunto?

    Obrigado,

    Paulo

  2. #2
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Legal esse Tópico.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #3
    Piloto Nível 2
    Avatar de adriel
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Posts
    243
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pelo que sei, confirmado por um mecânico que entende bastante, eles são paralelos mas com defasagem no ciclo, como a imagem abaixo.

    56e2adeb55e54691117449.gif

  4. #4
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Não sou nenhum entendido, mas pelo som, me parece que os 2 cilindros funcionam em tempos diferentes.

    Senão, acho que soaria mais parecido com uma monocilindrica...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Não sabia que a ignição das velas eram alternadas, pensei que eram juntas.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Pois então.

    Eu também imagino que dois cilindros paralelos, subindo simultaneamente, se comportariam desta maneira, em tempos diferentes.

    Ou seja, enquanto um cilindro estivesse em expansão o outro estaria em admissão, um em descarga o outro em compressão, e assim sucessivamente.

    Essa história dos dois no mesmo tempo me intrigou. Ainda acho que ele se confundiu com o motor boxer 1200 cc.

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Paulo José de Faria Tavares Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte-MG
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    96
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Silva,

    Se forem juntas, o vendedor estará correto. Mas não vejo motivo para a BMW ter feito assim. Aumentaria a vibração do motor, fazendo-o se comportar como um MONOCILINDRICO.

    O comum é ver motores de dois cilindros paralelos funcionando conforme a animação apresentada pelo outro colega, em tempos diferentes.

    O esquema de tempos simultâneos só reduz as vibrações no motor boxer, pois os cilindros são justapostos, e uma sequência alternada de tempos provocaria um balançar feito bambolê...

  8. #8
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O ROTAX da BMW funciona com os cilindros em paralelo, isto é fato.
    Tem motores que funcionam de forma alternada, ou seja, quando um cilindro está descendo, o outro está subindo. Não é o caso do ROTAX.

    Se as duas velas acionassem ao mesmo tempo, não faria sentido, creio que o funcionamento correto é a ilustração que o Adriel postou.

    As Harley-Davidson, operam com os cilindros defasados, mas não em 180gr. Dai o ruído característico das HD, com duas explosões bem perto uma da outra, seguidos de um intervalo maior até o prõximo par de explosões.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Acho estranha esta possibilidade dos cilindros não atuarem defasados. Seria um desperdício de energia e consequente rendimento do motor. Para exemplificar meu ponto de vista, lembrem-se de um pedal de bicicleta, é como colocá-los em paralelo seria um esforço maior para obter o mesmo deslocamento. As forças no virabrequim seriam maiores, maiores desgastes etc....porém dará mais torque em baixa rotação, pode ser ......
    Mesmo se forem com atuação simultânea não há o que explique no meu entender, vantagens de um sistema como este para cilindros verticais, a não ser o torque em baixa mas vibrará mais em altas rotações.
    Acho que é isso!
    Última edição por MarcioT; 11-03-2016 às 11:06.

  10. #10
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Paulorod, a informação está correta. Veja a informação abaixo, que colei de um site que fez a avaliação do lançamento da F800GS em 2009 - eu ponho o link também aí em baixo.
    Tentei fazer uma tradução deste trecho via Google, mas ficou uma porcaria, então, faço um resumo do que o artigo comenta:
    - sim, os 2 cilindros deste motor trabalham (explodem) simultâneamente, da mesma maneira que nos motores boxer
    - segundo a matéria, este sistema é único entre os motores em linha, já que os contrapesos aplicados ao virabrequim são conectados via um excêntrico forjado no próprio virabrequim (juntamente com outras bielas que sustentam este contrapesos) e que, como resultado, fazem com que as bielas dos contrapesos girem em sentido contrário ( !!) ao sentido de giro das bielas dos pistões, produzindo, assim, a quase total eliminação de vibrações!

    Só tenho um comentário: Caraca!!!! Nunca tinha ouvido falar desta tecnologia...
    abs
    Trovao

    http://www.totalmotorcycle.com/photo...BMW-F800GS.htm

    Like the famous F 800 engine, the transverse parallel twin works with an even firing order (360° ignition offset) without crank offset on the crankshaft. Because there is one firing cycle for each crankshaft rotation, the sound is deliberately like that of boxer engines which work with an identical firing

    offset. Most importantly, however, the even firing sequence creates the best conditions for a balance load change with high torque yield.

    Unique mass balance.

    The mass forces are offset by a balancing mechanism that is unique in series engine design. Instead of having conventional counterweight shafts, the oscillating mass forces are balanced by a joint system on the center of the crankshaft with deliberately positioned counterweight masses: an eccentric on the crankshaft offset against the crank pins by 180° carries what is known as a balancing connecting rod. This connecting rod is hinged to an approximately horizontal balancing rocker. The kinematics are designed in such a way that the balancing connecting rod moves contrary to the two engine connecting rods. Because of being guided through the relatively long rocker, an almost linear swivel movement of the connecting rod head is achieved - to put it precisely, the small connecting rod eye describes a slightly curving path. The mass distribution at the connecting road head and rocker is chosen in such a way that the mass forces resulting from the swinging movement combat, in every crankshaft position, the oscillating mass forces from the crank drive (piston and con-rod proportion). This means that first and second order mass forces are almost completely eliminated, resulting in low-vibration engine running.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!