Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 68

Tópico: Suspensão Dura

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 gs Sport Plus
    Posts
    4
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Suspensão Dura

    Bom dia Pessoal! Gostaria de uma ajuda, por favor. Acabei de adquirir um 1200 2014 com o sistema ESA, andando na moto durante o final de semana, mesmo no modo SOFT, achei a suspensão demasiadamente dura. Achei estranho, pois fiz um test drive antes de comprar a moto e não me lembro da suspensão ser assim. A moto esta com 5mil km. Alguém teve algum problema parecido? A calibragem dos pneus pode influenciar? Consigo ajustar compressão e retorno de amortecedor? As configurações são SOFT, NORMAL e HARD. Na minha moto parece HARD, UM POUCO MAIS HARD E SUPER HARD!!!

  2. #2
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Reinaldo, quanto à suspensão, os modos são esses mesmo que vc falou.

    O modo SOFT é recomendado para transito urbano, ou em estradas retas e com asfalto bom.
    O modo NORMAL, é bem... normal, ou seja uso misto.
    Já o modo HARD é recomendado para estradas sinuosas (tipo serras) ou retas, se for andar em alta velocidade.

    Até onde eu sei (me corrijam os mais entendidos se eu estiver errado) se você estiver com o motor no modo "DYNAMIC", a suspensão se ajusta automáticamente ao tipo de estrada/condução.
    Pelo menos foi o que me explicaram na cc, quando comprei a moto.

    Agora, se estiver com a calibragem dos pneus acima do normal, ai sim, a moto pode parecer bem mais "dura".
    A pressão recomendada é F=36 e T=42.

    Veja também a programação do modo de uso "Só piloto (um capacete)", "piloto e garupa (dois capacetes)", "piloto e bagagem (um capacete e uma mala)" e "piloto, garupa e bagagem (dois capacetes e uma mala)".

    Se estiver no último modo e vc estiver andando sozinho, sem bagagem, pode ser que a moto pareça mais "dura" sim.

    Para saber se o ESA está funcionando corretamente, basta subir sozinho na moto (com o motor ligado) e mudar o ajuste de "só piloto", para "piloto, garupa e bagagem".
    Se o ESA estiver funcionado corretamente, a moto irá "subir", ou seja, ficará mais alta.
    Ao voltar para a posição "só piloto", la irá "descer" novamente.

    Isso para que a moto fique sempre na mesma altura, ou seja, com a mesma ciclística, independente da carga sobre ela.

    Pode ser isso que esteja deixando sua moto muito "dura".
    Última edição por Iceman; 28-03-2016 às 11:57.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 gs Sport Plus
    Posts
    4
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Iceman, andei de tudo que foi jeito nesse final de semana (primeiro com a moto, rsrsrs) e consegui perceber todos os pontos que você citou. O ESA realmente está funcionando, subindo e descendo a moto quando se troca os modos "só piloto", "piloto mais carga" e "piloto e garupa". Andei com ela na cidade no modo ROAD com a suspensão no SOFT e "só piloto". Mesmo assim a moto transmite qualquer irregularidade do solo, mostrando-se demasiadamente dura. Infelizmente...

  4. #4
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    .....

    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  5. #5
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Depende... qual era su moto antiga?

    Quando eu comprei mina F800GS vim de uma Honda XRE 300 e nos primeiros 1000Km achava a GS extremamente dura e desconfortável, o tempo foi passando e quando peguei a XRE para andar novamente, vi quanto a suspensão da BMW era boa e da XRE era horrível mole demais...

    Talvez seja adaptação e sentir esta diferença entre modelos de motos diferentes
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Ice olhei para a minha e ela está subindo demais.

    Esse negocio é complicado, não tenho muita experiência com isso pois não tive muitas motos, gostaria de ouvir a opinião do Crodão.Na minha opinião a calibragem que o pneu destas motos modernas tem é muito alta, os pneus ficam praticamente uma pedra e até um palito de dente é sentido quando a moto passa por cima. A minha Sahara é antiga, são no máximo 27 libras nos pneus e a suspensão da honda é bem mole; com ela não sinto tanto as imperfeiçoes do terreno, mas é claro que não da para comparar.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2016
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 gs Sport Plus
    Posts
    4
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Então gente, respondendo ao Marcel e levando em consideração o que o Carlo também citou. Eu andava de esportiva, uma ZX 10. Pasmem, acho a suspensão da BM tão dura quanto a da KAWA... Na esportiva não andava na calibragem recomendada pelo fabricante, por conta de aderência. Normalmente a calibragem de fábrica das esportivas também giram em torno de 36d e 42t. Sempre andei em torno de 32d e 35t, isso calibrando a frio logo pela manhã. Talvez seja esse fator que esteja influenciando. Na BM está marcando no painel 37d e 42t na estrada, com pneus bem aquecidos. Na cidade, um pouco mais frio chega a 35d e 40t. No primeiro momento nem pensei em mexer com calibragem, por se tratar de uma moto mais pesada e, que por muitas vezes andará com garupa e/ou carga. Vou experimentar baixar um pouco a calibragem e conto para vocês como a moto se comportará. Uma dúvida é se aquela indicação no painel não ficará perturbando para corrigir a calibragem. Abs.

  8. #8
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Reinaldo, a indicação no painel só aparece se você a selecionar ou quando estiver MUITO baixa, creio em torno de 50% abaixo da pressão recomendada.

    Não acho que você irá baixar tanto, então não deve ter problemas.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Lauro Becker
    Localização
    Indaiatuba-SP
    Moto
    R 1200 GS Sport LC 2013
    Posts
    50
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Fui buscar minha GS 2013 em SP e voltei andando a Porto Alegre (1250km...) De cara achei as suspensões muito duras, especialmente a dianteira. Mas em rodovia boa não tem nada a reclamar, ainda que no meu gosto ela poderia ser mais macia um pouco.
    Mas andar com a GS na cidade com piso irregular(ou paralelepípedo) é decepcionante, chega a ser chato de tanta vibração, ainda bem que isso vai ocorrer poucas vezes, já que ficou bem claro que a praia da GS é, sem dúvida, as rodovias.
    Minha GS é modelo SPORT, sem suspensão ativa. Algum "expert" tem sugestão de como "amaciar" a bike?
    Outra coisa, achei muito alta a calibragem recomendada para os pneus. Talvez sirva e seja recomendada para quem goste de -enrolar o cabo- e andar esportivamente, o que não é o meu caso, definitivamente. Estou pensando em tirar duas ou tres libras de cada pneu para ver se melhora..
    Aguardo comentários. Abraço a todos.

  10. #10
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por bybecker Ver Post
    Fui buscar minha GS 2013 em SP e voltei andando a Porto Alegre (1250km...) De cara achei as suspensões muito duras, especialmente a dianteira. Mas em rodovia boa não tem nada a reclamar, ainda que no meu gosto ela poderia ser mais macia um pouco.
    Mas andar com a GS na cidade com piso irregular(ou paralelepípedo) é decepcionante, chega a ser chato de tanta vibração, ainda bem que isso vai ocorrer poucas vezes, já que ficou bem claro que a praia da GS é, sem dúvida, as rodovias.
    Minha GS é modelo SPORT, sem suspensão ativa. Algum "expert" tem sugestão de como "amaciar" a bike?
    Outra coisa, achei muito alta a calibragem recomendada para os pneus. Talvez sirva e seja recomendada para quem goste de -enrolar o cabo- e andar esportivamente, o que não é o meu caso, definitivamente. Estou pensando em tirar duas ou tres libras de cada pneu para ver se melhora..
    Aguardo comentários. Abraço a todos.
    Sobre as suspensões creio que vc terá opiniões variadas, mas sempre no sentido de são ótimas.
    Quanto a pressão nos pneus há basicamente para moto somente com piloto, e com carga e garupa. Veja qual vc pensa ser muito alta.
    Diante de seus comentários, reflita se pegou a moto adequada para vc.?!?!

Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!