Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Troca das guias da corrente

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    Troca das guias da corrente

    Alguma vez você já checou as condições dessas peças na sua moto?

    Como falei no tópico "comprando peças da Alemanha", ao fazer uma revisão /limpeza mais profunda na minha moto, descobri que as guias da corrente da minha moto estavam muito desgastadas. Uma delas dá para dizer que estava destruída.

    Hoje instalei as peças novas. Trabalho fácil e divertido.

    1. Precisa retirar a capa do pinhão. Apenas três parafusos. Feito isso dá para ver se a guia que protege um dos parafusos do 'bacalhau' da pedaleira está em bom estado. A corrente passa debaixo dela, e dependendo do movimento da balança e da folga da corrente, pega na peça de nylon. A minha estava destruída, o que indica que talvez eu não tenha ajustado a corrente tão corretamente quanto deveria, especialmente para pilotagem com garupa.


    A primeira guia tá aí na frente, em cima de onde passa a corrente. Essa parte preta na peça de alumínio.



    Precisa retirar o bacalhau para tirar ela dali. Eu achei que precisava retirar o pedal de freio mas depois vi que não. Mas aí já tinha retirado. Se você for fazer isso, não retire. Muito trabalhoso colocar a mola de volta no seu lugar. .



    Atrás do bacalhau está a guia a ser trocada. Na foto abaixo o bacalhau já sem ela.



    Vejam a diferença entre a guia destruída, depois de limpa, e a nova, ao lado dela. Penso que essa peça deveria ser feita de material mais resistente, como aquele plástico duro das guias de corrente de motos de trilha.



    Como essa guia foi completamente destruída, a corrente também danificou o bacalhau.




    Como não é um item estrutural, mas apenas uma espécie de pino de fixação da pedaleira que fica recoberto pela guia de nylon, eu preferi recuperar o bacalhau ao invés de trocar por outro novo. Ficou assim depois de recuperado. (alguém mais preguiçoso apenas colocaria a peça plástica nova sobre a peça danificada. Cobre completamente)




    Fica assim com a guia colocada no seu lugar:



    Mas não era só essa guia que estava danificada. A guia principal da corrente, que fica sobre a balança, também merecia ser trocada. Ainda estava utilizável e cumprindo bem sua função, mas já estava com danos visíveis. Essa é a peça danificada, depois de retirada e limpa.




    Para trocar a guia da balança precisa retirar a capa do pinhão e o bacalhau, o que eu já tinha feito por causa da outra peça. Depois disso, são dois parafusospara soltar a guia, um na parte de cima da balança, outro na parte de baixo. Não precisa retirar a balança. Eu retirei a roda traseira para deixar a corrente bem solta e ter mais espaço de trabalho, mas talvez seja possível só afrouxando bem. Na foto meu filho está parafusando a nova guia no seu lugar.



    No final, tudo novo e funcionando. Pronto para milhares de quilômetros mais.



    Um comentário sobre as peças. Dada a 'fragilidade' da guia da pedaleira, eu penso que ela deveria ser mais disponível na rede. Não encontrei essa peça no Brasil e nem nas lojas que pesquisei nos EUA. Somente na Alemanha tinha à pronta entrega. Não é uma peça cara, e nem deveria, já que é um pedaço de plástico sem tecnologia.

    A guia da corrente tinha nos EUA, mas não nas concessionárias que pesquisei daqui. De todo modo, comprando lá saiu mais barato que seria aqui pelo preço que a concessionária pediu para encomendar.
    Última edição por rodpcastro; 09-04-2016 às 19:52.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    uito legal o serviço. Realmente a durabilidade destas peças não são das melhores ,imagino que tenha muita gente rodando com suas motos sem saber disso.Quantos quilômetros tem sua moto?
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    57 mil km rodados, já quase 58.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Atualização muuuuito depois do fato: não é a regulagem da corrente que provoca o problema. É andar garupado sem regular a suspensão traseira, mais específicamente a pré-carga da mola.

    ---------------------------------------------

    Inscreva-se no meu canal!
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!