Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 42

Tópico: Cunha a Paraty - Serra da Bocaina

  1. #1
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Cunha a Paraty - Serra da Bocaina

    Decidi durante a semana que iria fazer um bate-e-volta mais longo no sábado, afinal, gostaria de rodar sozinho por algum lugar com o mínimo de movimento possível e preferencialmente que eu ainda não conhecesse.

    Fiz uma breve pesquisa e descobri que a estrada que liga Cunha (SP) a Paraty (RJ) foi finalmente inaugurada, com um calçamento de concreto… um prato cheio para quem gosta de rodar por lugares diferentes e isolados.

    Considerando que teria que rodar quase 600 kms, saí de S.Paulo antes das 6.30hrs, rodando com névoa pelas ótimas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e pela não tão ótima Via Dutra. Quando saí da via Dutra próximo de Guaratinguetá finalmente a névoa deu lugar à um belo dia de sol e céu azul em uma ótima estrada com muitas curvas.

    Me empolguei um pouco e ao passar pelo posto da Policia Rodoviária Federal fui parado… Estava a 100 km/h quando o limite era 60… Nem retruquei. Restou aguardar por longos 30 minutos até que a multa ficasse pronta e eu pudesse seguir viagem. Paciência.

    Cheguei em Cunha e logo achei uma simpática lanchonete para fazer o café da manhã. Cunha é uma cidade bem interessante, com muitas cachoeiras e riachos para serem explorados, opção que não me interessou naquele momento, afinal, queria apenas rodar de moto!

    Aproveitei a dica de meu amigo Helio de Jesus e comprei dois queijos e um pote de manteiga no mercado municipal e segui para Paraty.

    A estrada é ótima! No meio da mata atlântica e praticamente sem movimento… tudo o que procurava!

    Aliás, descobri que essa estrada é na verdade um trecho do caminho Velho da Estrada Real, uma das mais antigas do Brasil que liga Paraty à Ouro Preto. Apenas uma crítica… uma estrada tão importante em sentido histórico teria a obrigação de ter seus marcos bem cuidados, o que infelizmente não acontece. Muitos destes marcos como o da foto no início deste post, estão literalmente no meio do mato em total abandono. Uma pena!

    Cheguei à Paraty, estacionei a moto na praça central (andando em um péssimo piso de pedras) e dei uma pequena volta pelo centro histórico antes de retornar para SP.

    Exceto pela multa que levei e pelo fato do pote de manteiga ter esparramado dentro do bauleto fazendo um considerável estrago, o bate-e-volta foi ótimo, embora um pouco cansativo.

    http://youtu.be/tDFVDHv6Vz4


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  2. #2
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Beleza de rolê Roma!!

    Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

    Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

    Abçs
    Luiz

  3. #3
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Como tenho meu barco em Paraty, vira e mexe faço esse caminho, mas de carro.

    De fato a estrada é show de bola para se fazer de moto.

    A única ressalva é o trecho final da descida, já quase chegando em Paraty.

    Este trecho é um tanto quanto "tenso" e já houve vários relatos de assaltos e até coisa pior neste pedaço.

    Um malandro fica um pouco mais para cima da serra, só observando quem está descendo e dandos as coordenadas para os vagabundos que já armam a emboscada lá embaixo.

    Segundo os "nativos", o melhor é evitar o período do final da tarde e à noite.

    Quanto a Paraty, é isso mesmo, a cidade ainda preserva a pavimentação original do passado.
    Mas é isso que dá a ela o seu charme.

    Se forem a Paraty, recomendo o "Banana da terra" e o "Margarida Café". Dois ótimos lugares para almoçar/jantar.

    Na praça da matriz, também tem vários barzinhos, onde pode-se saborear diversos tipos de lanches ou até mesmo pratos quentes.

    Agora se chover, tá f*****!! Paraty alaga mais fácil que São Paulo e andar naquleas pedras, quando estão cobertas por água, não é tarefa das mais fáceis.

    O que eu não gosto em Paraty, é a grande quantidade de pessoas "alternatívas" andando pela cidade.
    É maluco de tudo quanto é tipo...
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  4. #4
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Belo Bv Roberto,já fiz esse comecinho ou fim da Estrada Real(alguns trechos de terra)de Paraty até Cunha.Ficamos em uma pousada em Cunha para conhecer melhor o Lugar e descansar um pouco,muito bom.

    Ice,na Globo News tem um documentário apresentado pelo Gabeira que fala sobre a Violência em Paraty,fiquei surpreso,parece um lugar tranquilo mas infelizmente está tudo dominado.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Beleza de rolê Roma!!

    Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

    Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

    Abçs
    Luiz
    Não sabia que o Xerife estava dando a sua Coxinha .
    Última edição por sal silva; 12-04-2016 às 13:48.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Nome Real
    José Carlos Menezes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    HD Sport Glide 2019
    Posts
    181
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Bom saber esses "detalhes". Irei pra Paraty na próxima semana, no feriadão, pra participar do V EN do Tenereclub.

    Vou aproveitar a dica do Homem de Gelo e me juntar à comunidade de "pessoas alternativas". kkkk...

  7. #7
    Moderador
    Avatar de CM-R1200-GS
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    Cassio Martingo
    Localização
    Sorocaba, Brazil, Brazil
    Moto
    R1200-GS / AZULONA a mais linda
    Posts
    4.248
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Beleza de rolê Roma!!
    ......
    Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??
    ......
    Abçs
    Luiz
    QUI É ISSO ???????

    Comer a coxinha do Cássio NÃO !!!!!!

    Comer a coxinha COM o Cassio

    Tô esperando ...............
    Cassio Martingo
    BMW R 1200-GS Premium / 2012
    Honda XLX-350 R / 1988

    MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

    [CG-125/77 = 15.000 km;
    DT-180/84 = 5.000 km;
    XLX-250/86 = 15.000 km;
    XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
    XT-660R/2008 = 10.000 km;
    F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
    R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]

  8. #8
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Cássio,

    sou analfabeto funcional, não se assuste com o que escrevo.

    Mas essa foi proposital, claro!!

    Daqui a Sorocaba não esquenta nem o óleo...só marcar.

    Abçs
    Luiz

  9. #9
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Beleza de rolê Roma!!

    Concordo contigo quanto ao descuido com a Estrada Real...tem muita história e um potencial turístico que poderia ser aproveitado.

    Em tempo, já foi comer a coxinha do Cássio??

    Abçs
    Luiz
    Kkkkkkkkkk passei por Sorocaba uns 15 dias atrás... Tomei um café na Real com o filho, fui visitar a... Perdão pelas palavras... Harley Davidson (kkkkkk) e depois fui no Box 54 na Castelo próximo ao Bacalhau! Aliás, esse lugar é show!

    Os marcos têm grande potencial e deveriam ser explorados, ou ao menos, respeitados!

  10. #10
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Como tenho meu barco em Paraty, vira e mexe faço esse caminho, mas de carro.

    De fato a estrada é show de bola para se fazer de moto.

    A única ressalva é o trecho final da descida, já quase chegando em Paraty.

    Este trecho é um tanto quanto "tenso" e já houve vários relatos de assaltos e até coisa pior neste pedaço.

    Um malandro fica um pouco mais para cima da serra, só observando quem está descendo e dandos as coordenadas para os vagabundos que já armam a emboscada lá embaixo.

    Segundo os "nativos", o melhor é evitar o período do final da tarde e à noite.

    Quanto a Paraty, é isso mesmo, a cidade ainda preserva a pavimentação original do passado.
    Mas é isso que dá a ela o seu charme.

    Se forem a Paraty, recomendo o "Banana da terra" e o "Margarida Café". Dois ótimos lugares para almoçar/jantar.

    Na praça da matriz, também tem vários barzinhos, onde pode-se saborear diversos tipos de lanches ou até mesmo pratos quentes.

    Agora se chover, tá f*****!! Paraty alaga mais fácil que São Paulo e andar naquleas pedras, quando estão cobertas por água, não é tarefa das mais fáceis.

    O que eu não gosto em Paraty, é a grande quantidade de pessoas "alternatívas" andando pela cidade.
    É maluco de tudo quanto é tipo...
    Caramba... Tenso isso! Pior é que esse trecho final é bem estreito!

    O calçamento do centro é um terror para andar de moto! Requer muito cuidado!

    Chamar de pessoas "alternativas" foi bondade sua! Diria que não gostei da frequência que muito lembrava a Praia Grande no carnaval! Kkkkkk

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!