Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 30

Tópico: Ushuaia com garupa - quais os riscos?

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Ushuaia com garupa - quais os riscos?

    Aos amigos mais experientes do fórum, preciso de uma opinião sincera...

    Em abril deste ano estava com minha viagem fechada para Ushuaia + um colega, descendo pela Carretera Austral e retornando pela Ruta3. Fiz todo o planejamento necessário, todas as aquisições,enfim, era abastecer e ir, contudo, a vida resolveu mudar um pouco os planos...

    Algumas semanas antes da viagem minha esposa foi dignosticada com um câncer e desde então vem fazendo tratamento com previsão de término em outubro. Todos os planos foram cancelados e as prioridades mudaram desde então, mas o sonho de ir para Ushuaia ainda existe.

    Inicialmente estou reprogramando a viagem para o mês de março de 2019. Pensava em ir sozinho, mas tenho pensado bastante em proporcionar essa experiência para minha esposa. Tenho certeza que ela toparia e seria algo incrível, porém, entra toda a insegurança de fazer uma viagem desse tamanho com garupa.

    O que mais me preocupa são os trechos de rípio da Carretera que atualmente não tenho a mínima ideia de como estão. Lembro que na época tinha calculado algo em torno de 957kms de rípio utilizando o Ruta 0.

    A grande dúvida é a seguinte: é possível fazer essa viagem com garupa sem sacrificar nossa segurança, considerando todos os riscos envolvidos?

    Seria melhor cortar a carretera e manter apenas ida e volta por alfalto?

    Gostaria de fazer a proposta de viagem pra ela, mas não antes estar seguro de que será uma viagem possível sem aumentar nosso risco.

    Obrigado pela ajuda.

    Felipe

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Felipe, sempre viajo com minha mulher na garupa. Tracei roteiro para esta região pensando em ir com ela. Incluindo parte da carretera austral. Não fiz ainda, mas penso que um fator importante é se fazer esses trechos bem planejados e com tempo. Muitos vão com cronograma apertado e tentam virar pilotos de rally, que a maioria não é, com garupa então, esquece. Portanto se for com tempo para pequenos trechos por dia nestas regiões de rípio, penso que não haverá problemas. A viagem tem que ser prazerosa também para a garupa, não se esqueça disso.

  3. #3
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Cruz,leve sua mulher sim,ela vai adorar a região é fantastica.Eu resolvi fazer uma de cada vez(ano),primeiro fiz Ushuaia,o único inconveniente foi os ventos patagônicos laterais que tornam a viagem um pouco cansativa e perigosa.Para a carretera Austral foi bem tranquilo,estava calçado com um par de Anakee 3 e fui sem problema,mas recomendo para a CA um par de Heidenau k 60.O ripio da Carretera Austral estava bom,mas isso muda de ano para ano(tem muito asfalto tambem),chegando perto da Vila O'Higgins o relevo piora com pedras grandes e curvas fechadas.Achei o ripio dos passos bem mais difícil,mas com um pouco de jeito a gente se acostuma.Fique atento a lama no começo da Carretera,bem escorregadia.Cuidado com as caminhonetes dos locais,o pessoal anda forte e as vezes por causa do ripio acumulado na beira das estradas somos obrigados a andar nos trilhos dificultando o desvio rápido dos carros.Boua Viagem,te vejo no Graal
    Última edição por sal silva; 24-07-2018 às 22:06.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #4
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Aos amigos mais experientes do fórum, preciso de uma opinião sincera...

    Em abril deste ano estava com minha viagem fechada para Ushuaia + um colega, descendo pela Carretera Austral e retornando pela Ruta3. Fiz todo o planejamento necessário, todas as aquisições,enfim, era abastecer e ir, contudo, a vida resolveu mudar um pouco os planos...

    Algumas semanas antes da viagem minha esposa foi dignosticada com um câncer e desde então vem fazendo tratamento com previsão de término em outubro. Todos os planos foram cancelados e as prioridades mudaram desde então, mas o sonho de ir para Ushuaia ainda existe.

    Inicialmente estou reprogramando a viagem para o mês de março de 2019. Pensava em ir sozinho, mas tenho pensado bastante em proporcionar essa experiência para minha esposa. Tenho certeza que ela toparia e seria algo incrível, porém, entra toda a insegurança de fazer uma viagem desse tamanho com garupa.

    O que mais me preocupa são os trechos de rípio da Carretera que atualmente não tenho a mínima ideia de como estão. Lembro que na época tinha calculado algo em torno de 957kms de rípio utilizando o Ruta 0.

    A grande dúvida é a seguinte: é possível fazer essa viagem com garupa sem sacrificar nossa segurança, considerando todos os riscos envolvidos?

    Seria melhor cortar a carretera e manter apenas ida e volta por alfalto?

    Gostaria de fazer a proposta de viagem pra ela, mas não antes estar seguro de que será uma viagem possível sem aumentar nosso risco.

    Obrigado pela ajuda.

    Felipe
    Fiz ushuaia agora em 2018 com a minha esposa. Ela pegou avião de Salvador até Buenos Aires. Assim penso q evitei q ela pegasse a pior parte do caminho (Brasil com suas estradas congestionadas, cheias de caminhão, radares, chuva e delinquentes), trecho o qual fiz sem a esposa.

    De Buenos Aires, agora com garupa seguimos ao Ushuaia sem qualquer problema importante - fora o vento excessivo pós bariloche, mas priorizei os trechos de asfalto. Segui via Santa Rosa, Neuquen, San Martin de Los Andes, Bariloche, (Gobernador Gregores para reduzir o trecho de ripio)***, El Chanten, El Calafate, de la fui pro Chile para conhecer torres del paine, mas por ser ripio e pelo tempo curto resolvi ir pro um trecho alternativo de asfalto á altura de Puerto Natales. Numa bifurcação ja no Chile onde a direita seguia a Puerto Natales e a esquerda seguia a Punta Arenas segui a Punta Arenas igualmente pela pressa. Péssima escolha, era longe, era noite, era frio, tinha pegado chuva pouco antes e estava molhado. Cheguei as 02 da madruga em Punta Arenas quase hiportermico, a preocupação era a patroa, mas na verdade na garupa ela se protegeu do vento mais q eu e disse q não sentiu tanto frio, disse até q dormiu - a estrada ela está, boa, por ser noite fui mais devagar... A opcao tbm em adentrar ao Chile foi para evitar os trechos de ripio da 40 no sul da argentina. De puntas areas tem duas opcoes para terra do fogo, (1) via barco uma longa travessia seguindo dps por ripio (descartei); e (2)via asfalto pegando pequeno trecho de barco (estreito de magalhaes) e uns 30 km de típico bom o resto asfalto. A priori não considerei a carretera justamente por estar com passageira. Mas esse trecho todo, de Buenos Aires a Ushuaia, com no máximo 100 km de ripio, problema quase nenhum.


    Os *** ali são referentes ao ripio após Governador Gregores sentido sul.. Ripio muito perigoso, solto, camadas de predras muito profundas, ainda com vento. Meu colega foi na frente com a esposa na garupa, ele acelera forte, uma hora o pneu afundou nas pedras, ele deu mao, o pneu furou. Mas sempre passa alguém pra ajudar. Foi o maior trabalho pra chegar em El calafate. Colocamos uma câmara em El Chaten q ele tinha levado. Eu já fui neste trecho muito devagar pq achei muito perigoso. Não tive maiores problemas, embora uma hora q acelerei um pouco mais forte, por pouco não vi o chão - num trecho as pedras iam puxando pro lado, vinha um carro sentido oposto, tive q forçar o retorno a direita e senti a moto perder o equilibrio... Mas por algum milagre apoiou em solo duro e estabilizou. Pensei em mim? Q nada... só na patroa. Depois deste susto segui em baixa velocidade. Cerca de 70 km de ripio horrível, q cruzei em duas horas com algumas paradas pra descansar os braços.

    Fora isto o roteiro foi super tranquilo. Ponto alto em El calafate, Sete lagos. Além de Bariloche tem bons lugares pra conhecer tbm. ..

    A carretera quero fazer um dia. Acredito q a resposta entre se sozinho ou com a esposa se dara pela variável tempo. Indo devagar, sem pressa, acreditp da pra ir com garupatroa tranquilo. Com mais pressa melhor ir só e reservar um roteiro mais seguro pra patroa.

    Te passei o trecho q fiz pq eventualmente se vc optar por levar ela e quiser garantir a segurança este trecho q fiz é uma bela opção.


    Qto ao retorno a minha esposa fez do ushuaia pra Salvador de volta de avião. É eu fiz via Ruta 3 sozinho. Priorizei o retorno com paradas só para abastecer e dormir. Quero um dia fazer a ruta 03 com mais tempo podendo conhecer as belezas do lugar q são mais escondidas.

    E claro, desde já as minhas estimar por uma bela viagem e pela recuperação completa de sua esposa.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
    Última edição por alexandrej; 25-07-2018 às 11:06.

  5. #5
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Felipe,

    que boa notícia que já está planejando tua viagem novamente!!

    Desmistificando, a Carretera não tem nada de aventura ou perigo, tirando a dificuldade do primeiro trecho entre Puerto Montt e Santa Lucia, devido à coordenar o horário dos ferrys..não fiz este trecho.

    É a estrada de integração regionai...larga, bem mantida, sinalizada, suporte logístico em todas as cidades.

    Passei há um ano e meio, e já havia asfalto em muitos trechos e outros em vias de.

    Há uma certa concordância, que o trecho mais bonito é entre os Pasos Futaleufú e Chile Chico, que deve dar uns 500 kms no total, uns 70% de rípio quando fui.

    Há muitas poucas curvas que exijam atenção, em geral é reta e quase plana, de modo que se estiver com velocidade de segurança risco zero.

    Únicos trechos, curtos, 500 mts, de pouca dificuldade tem que a ver com o asfalto chegando...uma brita fina que vão lançando para receber a camada de asfalto. Espera uns carros passarem e formar um trilho e segue de boa.

    Sugiro trechos curtos também, como dito acima pelos amigos...é uma região de contemplação e pede calma budista para fazer e aproveitar.

    Vá postando as dúvidas que possam ocorrer...abração!!
    Luiz

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Felipe,

    que boa notícia que já está planejando tua viagem novamente!!

    Desmistificando, a Carretera não tem nada de aventura ou perigo, tirando a dificuldade do primeiro trecho entre Puerto Montt e Santa Lucia, devido à coordenar o horário dos ferrys..não fiz este trecho.

    É a estrada de integração regionai...larga, bem mantida, sinalizada, suporte logístico em todas as cidades.

    Passei há um ano e meio, e já havia asfalto em muitos trechos e outros em vias de.

    Há uma certa concordância, que o trecho mais bonito é entre os Pasos Futaleufú e Chile Chico, que deve dar uns 500 kms no total, uns 70% de rípio quando fui.

    Há muitas poucas curvas que exijam atenção, em geral é reta e quase plana, de modo que se estiver com velocidade de segurança risco zero.

    Únicos trechos, curtos, 500 mts, de pouca dificuldade tem que a ver com o asfalto chegando...uma brita fina que vão lançando para receber a camada de asfalto. Espera uns carros passarem e formar um trilho e segue de boa.

    Sugiro trechos curtos também, como dito acima pelos amigos...é uma região de contemplação e pede calma budista para fazer e aproveitar.

    Vá postando as dúvidas que possam ocorrer...abração!!
    Luiz
    Desculpe colega Cerqueira,mas acho que o nobre colega ou nao completou a Carretera Austral ou pegou a estrada errada kkkkk.Como relatado acima, chegando perto da Vila O'higgins a estrada estreita tem curvas e subidas com bastante pedras grandes,senti um pouco de dificuldade de controlar a pesada Mamute,mas escapei sem tombos.Te vejo no Graal.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Brigadão pela correção, Sal!!

    Fui até Cochrane no sentido Sul, e não até Vila O'Higgins como você.

    Deixei de fora Caleta Tortel...preciso voltar!!

    Bom falar de viagens...tínhamos uma plataforma legal neste sentido, muitos participantes que infelizmente deixaram de postar e agregar valor aos comentários.

    Tem a ver acho que com o pouco feedback quando das postagens de viagens ou passeios realizados...

    Mas se tiver um barulhinho, vixi...50 posts espinafrando a marca!!

    Mas quem viaja sabe que BMW são mais de 80% das motos que encontramos pelo caminho...mesmo com o cardã enferrujado te trás pra casa!!

    Abçs
    Luiz

  8. #8
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Brigadão pela correção, Sal!!

    Fui até Cochrane no sentido Sul, e não até Vila O'Higgins como você.

    Deixei de fora Caleta Tortel...preciso voltar!!

    Bom falar de viagens...tínhamos uma plataforma legal neste sentido, muitos participantes que infelizmente deixaram de postar e agregar valor aos comentários.

    Tem a ver acho que com o pouco feedback quando das postagens de viagens ou passeios realizados...

    Mas se tiver um barulhinho, vixi...50 posts espinafrando a marca!!

    Mas quem viaja sabe que BMW são mais de 80% das motos que encontramos pelo caminho...mesmo com o cardã enferrujado te trás pra casa!!

    Abçs
    Luiz
    É o efeito Whatsapp! Os fóruns estão menos atrativos aos olhos mais inexperientes! Eu prefiro o fórum sempre e vou continuar postando os "bate-e-volta" mais interessantes! Como diria o Zagalo, "Vcs. vão ter que me engolir!" kkkk

    Quanto à dúvida do nosso amigo Felipe que abriu o tópico, pouco posso ajudar pois além de não conhecer o lugar, não ando com garupa! Então me resta desejar pronta recuperação para a esposa e desejar ótima viagem desde já!

  9. #9
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    É o efeito Whatsapp! Os fóruns estão menos atrativos aos olhos mais inexperientes! Eu prefiro o fórum sempre e vou continuar postando os "bate-e-volta" mais interessantes! Como diria o Zagalo, "Vcs. vão ter que me engolir!" kkkk

    Quanto à dúvida do nosso amigo Felipe que abriu o tópico, pouco posso ajudar pois além de não conhecer o lugar, não ando com garupa! Então me resta desejar pronta recuperação para a esposa e desejar ótima viagem desde já!
    Mas o zap infelizmente não dá robustez as informações que são quase que descartáveis no dinamismo da plataforma.

    Me vejo fiel a fóruns como eate por muito tempo, ao menos até surgir algo q o supere em qualidade. O q não é o casa de comunicadores instantâneos, como zap é afins.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

  10. #10
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Brigadão pela correção, Sal!!

    Fui até Cochrane no sentido Sul, e não até Vila O'Higgins como você.

    Deixei de fora Caleta Tortel...preciso voltar!!

    Bom falar de viagens...tínhamos uma plataforma legal neste sentido, muitos participantes que infelizmente deixaram de postar e agregar valor aos comentários.

    Tem a ver acho que com o pouco feedback quando das postagens de viagens ou passeios realizados...

    Mas se tiver um barulhinho, vixi...50 posts espinafrando a marca!!

    Mas quem viaja sabe que BMW são mais de 80% das motos que encontramos pelo caminho...mesmo com o cardã enferrujado te trás pra casa!!

    Abçs
    Luiz
    Legal Cerqueira,achei estranho porque realmente a medida que vamos chegando perto da Vila o caminho piora ,mas nada que nao possa ser feito,eu fiz e nao sou nenhum fera no off.

    Quanto aos grupos no Whats acho uma tremenda porcaria ,o pessoal é dinâmico e fala muito,mas no final nao diz nada.O Face é um pouco melhor,mas fico com o forum,o pessoal é mais focada,a nao ser uns e outros que ficam falando só de Onça Pintada.rs
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!