Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 35

Tópico: [TUTORIAL] - Troca das manoplas sem trocar o sistema de aquecimento da F800

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    [TUTORIAL] - Troca das manoplas sem trocar o sistema de aquecimento da F800

    E aí gurizada!

    Já faz bastante tempo que minha moto está com as manoplas muito gastas, precisando de troca. Mas ela tem o sistema de aquecimento original de fábrica, e na BMW a troca é só do sistema todo. Não me contentei com essa resposta, e me dediquei a primeiro pesquisar melhor o assunto, e segundo, a fazer a troca eu mesmo.

    Então, pretendo nesse post fazer um tutorial completo de como se faz isso. Antes, alguns avisos:

    1- SIM, é perfeitamente possível trocar só as manoplas de borracha, mesmo em motos com sistema de aquecimento;
    2- Essa troca, se feita com o devido cuidado, NÃO ESTRAGA o sistema nem o prejudica de qualquer modo;
    3- É super fácil de fazer, qualquer um pode fazer em casa.
    4- Esse tutorial se aplica do mesmo modo à troca das manoplas em motos SEM o sistema de aquecimento. Neste caso não precisa se preocupar com os contatos elétricos, fica ainda mais fácil.

    Vamos lá então.

    Passo 1 - COMPRAR AS MANOPLAS

    Eu comprei no Ebay. São de fabricação italiana, iguaizinhas às originais no desenho.


    Link: http://www.ebay.com/itm/331134686627...%3AMEBIDX%3AIT

    Detalhe importante: Se não for comprar essas aí, atenção para o fato de que as duas manoplas precisam ter o mesmo diâmetro interno se sua moto tiver manoplas aquecidas. E o diâmetro é o mesmo do que usualmente é utilizado no acelerador (1 polegada). A maioria dos kits de manopla que tem para vender no mercado tem a manopla do lado da embreagem mais estreita, e aí não vai servir.




    Passo 2 - RETIRAR AS MANOPLAS VELHAS

    Esse é o estado das manoplas velhas. Estão, além de gastas, grudentas. Desagradável até de andar sem luvas!



    Retire os pesos de guidon. Requer a maior chave torx do conjunto. É só desparafusar.



    A melhor forma de tirar as manoplas velhas é cortando elas. Tentar tirar puxando ou girando, além de requerer uma força hercúlea, pode danificar o mecanismo de aquecimento. Mas também não pode cortar de qualquer jeito, precisa fazer com jeito e com paciência.



    NÃO PASSE a lâmina por toda a extensão da manopla, pois pode cortar o fio do aquecimento, ou nas motos mais novas que a minha, o circuito impresso dele. Corte como quem descostura uma bainha de calça, puxando a borracha e cortando uma sobre a outra.

    Esquerda:


    Direita:


    Vá puxando a borracha para fora como a manga de uma camisa, ela deve ir rasgando fora. Ocasionalmente é preciso cortar um pouco mais. Sempre faça isso sem encostar a lâmina no suporte plástico do sistema de aquecimento. Eu cortava a parte que ficava dobrada sobre a outra. Mas nem precisei fazer muito isso, a borracha foi se rasgando na maior parte.

    E esses são os punhos "pelados". Veja que na minha moto, que é 2010, o sistema de aquecimento é composto por um filamento que é enrolado no punho todo. Esse filamento corre numa fina calha, então se colocar a nova manopla com cuidado não será prejudicado.



    PASSO 3 - LIMPEZA

    Seguindo dicas que vi na minha pesquisa, eu utilizei spray limpa contatos para limpar. A grande vantagem é que ele desengordura mas também seca super rápido.



    Na minha moto não havia resíduo de cola ou de qualquer substância com esse propósito. Se tivesse, teria que ser limpo antes de colocar a nova manopla.

    PASSO 4 - INSERIR AS MANOPLAS NOVAS


    Sinceramente, eu achei que seria 10 vezes mais difícil do que foi. Não tem drama, é só fazer com cuidado.

    Vi em muitos vídeos no Youtube que seria necessário colocar cola na nova manopla. Alguns utilizam tinta verniz em spray, outros spray de fixar cabelo. Como não havia resíduo de substância alguma nos meus punhos, eu decidi não utilizar nada disso. Ao invés, para facilitar a entrada, usei apenas água com um pouco de detergente líquido.



    A colocação das manoplas é simples. A melhor maneira é colocá-las girando no mesmo sentido dos filamentos do sistema de aquecimento. Elas entram fácil.



    Quando chegar perto do final, tem os contatos do sistema, e aí precisa ter um pouco mais de cuidado. Alinhe os rebaixos internos da manopla com os ressaltos do punho, e bata na outra extremidade da manopla. Eu bati com a palma da mão mesmo, só para dar ideia de que não é complicado. Entrou.

    Um truque importante. Dobre a parte da manopla que fica próxima aos comando sobre si mesma para fazer os últimos ajustes. Faça pequenos movimentos de ir/voltar para trazer a manopla mais para dentro do punho. Mas não gire muito por causa dos contatos que agora estão sob a borracha!

    A manopla do lado da embreagem pode entrar até encostar nos comandos de punho. A do lado do acelerador não entra tanto, fica um espaço de uns 3 ou 4 mm.

    E voilà, taí o trabalho pronto! Manoplas novas no lugar.



    A etapa a seguir é recolocar os pesos do guidon. Eu não fiz isso porque quero repintar eles, estão com a pintura detonada.

    PASSO 5 - TESTES

    Eu testei o sistema de aquecimento logo depois de terminar a instalação. Está funcionando perfeitamente. Aquece que é uma beleza.



    As minhas manoplas não ficaram frouxas e nem giram no lugar, mas em vários vídeos que vi há a sugestão de que se espere umas 12 horas antes de andar na moto de novo, para secar aquela água com detergente que coloquei ali. Como eu estou ainda em recuperação de uma fratura, nem poderia andar mesmo, então a moto terá suas 12 horas e muito mais.

    ---

    Taí gurizada! Não é difícil, não é complicado, não requer ferramentas especiais nem profissionais especializados. Você pode fazer sozinho, como eu fiz, e fica ótimo.
    Última edição por rodpcastro; 25-02-2017 às 12:41.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Piloto Nível 2
    Avatar de JPonte
    Data de Ingresso
    May 2014
    Nome Real
    Julio Ponte
    Localização
    Matao/SP
    Moto
    Alemã!
    Posts
    266
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Rodrigo, parabéns pelo tutorial, muito pratico e didático.


    Enviado do meu  iPad usando Tapatalk
    JPonte!

  3. #3
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Legal, parece tranquila a troca... valeu !!!
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de lgbarcelos
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Nome Real
    gustavo barcelos
    Localização
    niteroi
    Moto
    F800GS
    Posts
    79
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Valeu.


    Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
    Gustavo
    800GS 2012 Trophy
    Niteroi/RJ
    ex-CG125/DT180/CBR450/XL250/XT600

  5. #5
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Cara muito bom parabéns pelo belo tutorial
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Castro,brigadão,muito bom.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Tópico movido para a seção correta

    Beleza de tutorial
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Opa, tem uma seção correta e eu não sabia. Coloquei na sala da F800R porque foi feito nela.

    Curiosidade: tem outros tópicos parecidos que eu também fiz, com tutoriais, que estão na sala F800R. Troca de pastilhas, troca da guia da corrente, instalação de bauleto, conserto nos comandos de punho. Fique à vontade para movê-los se necessário.
    Última edição por rodpcastro; 05-05-2016 às 09:06.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  9. #9
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Top Rodrigo,

    sara logo da asinha!!

    Abçs
    Luiz

  10. #10
    Piloto Nível 4

    Avatar de Queirozjh
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    ZÉ HENRIQUE
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Moto
    R1250 GS ADV HP
    Posts
    646
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Rodrigo, otimo Tutorial!! Ajudará muita gente, bye bye CC !!!
    Zé Henrique
    Amores antigos:
    Honda CG125 88, Honda NX150, Vespa Px200
    Honda CB500, DT180 (trilha), XT660, Yamaha WR250 (trilha) , F800 GS 30anos e R1200GS LC

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!