Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 89

Tópico: F800R 2013 morrendo e com marcha lenta instável

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    F800R 2013 morrendo e com marcha lenta instável

    Gurizada, essa nossa sala de F800R anda tão paradinha... ninguém responde nada, ninguém aparece... até parece que ninguém tem essa moto.

    Bom, vamos lá. Não vou parar por causa disso, acho o fórum super importante como repositório de informações. É a eles que eu recorro sempre que tenho um problema. Hoje todo mundo vai para as redes sociais, mas lá a informação não tem permanência, some em instantes, depois não se acha mais.

    O caso é o seguinte - comprei outra F800R, desta vez uma 2013, com 12800km rodados. A dona anterior fez todas as revisões em concessionárias, manual com todos os registros e carimbos e tal.

    No segundo dia da viagem de retorno para casa (comprei em São Paulo e moro em Vitória) a moto começou a apresentar uma falha estranha. Morria nos quebra-molas, ou nos sinais, e mesmo nas reduzidas bem antes deles. Morria passando de 4a para 3a ou de 3a para 2a, quando apertava a embreagem. E depois de ligar de novo, só se mantinha ligada acima dos 3000 rpm, tornando um ride por dentro de uma cidade ou num engarrafamento num inferno. Rodar em marcha lenta também estava muito ruim, cheio de engasgos e pulos. Impossível andar em marcha lenta com o acelerador fechado.

    A principio pensei em combustível ruim. Tinha abastecido há pouco em Casimiro de Abreu, e embora tivesse escolhido um posto aparentemente bom (Shell, grande, coloquei V-Power), vai saber... Bom, em Campos reabasteci, coloquei mais 8 litros de Petrobras Grid. A moto melhorou, mas mais adiante o problema retornou. Em alta rotação, na estrada, não aparecia nada, só na marcha lenta e nas reduzidas. Passou dos 3000 giros para cima é uma moto normal e deliciosa.

    Chegando em Vitória enchi o tanque desde a reserva de gasolina Podium, para limpar o que houvesse de sujo e acabar com a hipótese de combustível ruim. A moto melhorou logo depois de abastecer, mas no dia seguinte o problema apareceu de novo. Vale notar que o problema aparece com a moto já quente, não durante a fase de aquecimento.

    Passei para outra hipótese - velas. Aproveitei que tinha um par de velas iridium em casa e coloquei na moto. Não fez diferença. Aproveitei para colocar o filtro de ar K&N que estava na outra F800R que tenho, a 2010. Também não fez diferença no problema. Vale dizer que tanto as velas que saíram quanto o filtro de ar original estavam em ótimas condições, evidenciando mesmo que o problema não era com eles.

    Lendo uma porção de tópicos em diversos fóruns de BMW, descobri que é um problema comum, que aparece desde as F800S e ST de 2007, pelo menos. Aparece nas 800R e também nas GSs. Aparece muito nas G650GS também. E por incrível que me pareça para um problema já tão comum e antigo, não tem uma solução clara, mas uma porção de hipóteses. As concessionárias fazem atualização de software, algumas trocam a bomba de gasolina, outras ainda o TPS ou o controle de marcha lenta. A maioria delas, segundo os donos, diz que "nunca viu esse problema antes", mesmo havendo toneladas de casos já registrados nos fóruns.

    Descobri no Fórum da G650GS o procedimento de resetar o TPS sem o uso do scanner, e isso pelo menos possibilitou andar menos preocupado pela rua. O problema é intermitente, às vezes aparece, às vezes não. Agora, quando aparece, reseto o TPS pelo acelerador mesmo e sigo andando. Resolve por uns tempos.

    Ontem à noite, depois de mais um episódio de falha, conectei a moto no scanner GS-911, e para minha surpresa não tinha nenhum código registrado em qualquer dos sistemas. Já tinha verificado a moto ao comprar com o scanner, e continuava tudo do mesmo jeito, limpinho de códigos de falha.

    Hoje dei um passo a mais - fiz dois rides logado no GS-911, gravando todos os parâmetros. E dei sorte que o problema apareceu no ride. A moto apagou num sinal, e depois disso a marcha lenta ficou uma porcaria, toda instável.

    Analisando o arquivo de log, percebi algumas coisas:

    - A pressão do combustível se manteve por volta dos 4,5 bar o tempo todo, mostrando que o problema não é na bomba de gasolina. Uma das hipóteses é que ela, depois de quente, começasse a falhar ou baixar pressão.

    - Os valores de TPS com acelerador fechado não se mantiveram em 0, como deveriam. Ficaram variando, por vezes 0,39, 0,71 e até 1,51. Isso é um claro sinal de problema, pois com o acelerador fechado deveria ficar em absoluto zero, sendo a lenta controlada pelo atuador da marcha lenta.

    - os valores do controlador de marcha lenta nessa 2013 são diferentes dos que gravei num ride com a 2010, me deixando na dúvida se o problema é com o TPS ou com esse atuador.

    Bom, dito tudo isso, meus passos a seguir vão ser:

    - Limpar o corpo das borboletas de admissão;
    - Limpar e verificar as conexões do atuador de marcha lenta;
    - Trocar o atuador de marcha lenta da 2010 para a 2013, como teste;
    - Trocar o TPS da 2010 para a 2013, também como teste.

    Vamos ver no que tudo isso dá. O bom de não ter vendido a 2010 ainda é poder fazer esses testes comparativos todos!

    Se alguém tiver alguma ideia boa ou dica a respeito, seria bom trocar uma ideia!
    Última edição por rodpcastro; 08-12-2016 às 14:09.

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Sei de um caso semelhante com uma 800gs também 2013 mas não acharam o problema e o cara devolveu a moto. Com tudo que vc está fazendo, vc será o cara que mais vai conhecer a questão.
    Poste aqui o resultado final. Sinto não poder ajudar.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Hoje aproveitei do fato de ter duas motos iguais, uma com defeito, outra não. Fiz um ride logado com a Alemoa (a 2010) e montei dois gráficos comparativos com os fatores que me chamaram atenção.




    As minhas dúvidas agora são:

    - o problema tem origem no atuador da marcha lenta ou no sensor TPS?
    - Por que nenhum dos dois aparece como defeituoso no scan?
    - Pode haver algum outro fator provocando o problema de modo que o que se vê no gráfico seja consequência?

    Neste final de semana vou fazer outros testes.

    - Limpar bem o corpo de borboleta para afastar a hipótese de algo interferindo no movimento das borboletas, e por consequência no TPS;
    - Colocar o TPS da Alemoa na Black Frida (e vice versa) e testar as duas. O problema deve sair de uma e aparecer na outra para confirmar que a causa é o TPS;
    - Se a troca do TPS não resolver troco o atuador entre as motos e testo as duas novamente;
    - Se isso também não resolver, troco ambos de uma moto para outra, e testo as duas.

    Vamos ver no que dá!
    Última edição por rodpcastro; 11-12-2016 às 12:43.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu apostaria no TPS...

    Grande abraço!!!
    Petrel

  5. #5
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Fiz mais algumas etapas agora pela manhã:

    - Limpei bem o corpo da injeção (TBI);
    - Desmontei e limpei o atuador da marcha lenta;
    - Limpei os contatos do TPS;
    - Limpei o sensor de temperatura do ar que vai dentro do airbox;
    - Verifiquei as mangueiras e conexões por vazamentos de vácuo.

    A princípio a moto ficou ótima, sem defeito, marcha lenta perfeita, TPS em zero. Fiz um breve ride e tudo ok. Mas aí fui dar uma volta maior e voltou o problema. Marcha lenta instável, engasgos e tal. Só não apagou, acho que o atuador da lenta limpo deu conta disso. Mas o que causa o problema ainda está lá.

    Vou ver no manual de serviços como retirar o TPS. Pelo que vi precisa retirar o corpo da injeção. Com ele no lugar não há espaço para colocar qualquer chave que seja para retirar os dois parafusos que prendem a peça.


    Aí acima está o TPS na lateral do TBI. Na minha mão o conector dele. Vejam que não há espaço entre ele e o quadro.


    Este é o atuador da marcha lenta, antes da limpeza.


    Este é o corpo da injeção, ou TBI, com as borboletas abertas (acelerador a pleno, moto desligada).


    Assim fica depois de limpo...

    E é isso, segue a saga. Próxima etapa trocar o TPS mesmo.
    Última edição por rodpcastro; 11-12-2016 às 21:09.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  6. #6
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Que trampoessa eu na encaro não rs
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #7
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A minha GS 2013 ficou assim uma época, mas era o filtro de ar... o sensor de lambda tb não pode ser este problema?
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  8. #8
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Continuo apostando no TPS, lembre-se que trata-de uma peça eletromecânica que varia o sinal de saída em função de um movimento do sensor encima de uma pista, que pode conter alguma falha que só aparece após aquecer.
    Boa sorte na batalha.. antes de trocar compare os códigos das peças com toda atenção!!!!

    Grande abraço!!!
    Petrel

  9. #9
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Tive um problema assim na gs r 1200 2007 quando coloquei o filtro de ar kn depois de uma chuva forte começou uma falha de baixa rotação e barulho nos cabeçotes tipo falta de sincronismo, refiz a instalação do filtro resetei a ecu e procurei pelo relato do defeito na Internet achei uns defeitos parecidos em carros BMW Mercedes e Audi. Indicavam para solução do defeito o condicionamento da ecu com carga elétrica máxima. Procedimento realizado ligar a chave sem dar partida por duas e três vezes por dois minutos em seguida dar partida e deixar entrar na faixa de temperatura do motor aquecido 5 a 10 minutos ligado com todas as cargas elétricas ligadas farol pisca milhas aquecedor de manoplas luz de freio e buzina. Fiz isto é nunca mais apareceu o defeito. Já rodei uns 17000 km depois disso. Eles relatam que isso pode ocorrer quando muda algo e a ecu fica tentando voltar a condição anterior ou modo de segurança por variação de algum parâmetro da injeção. Tá chegando a hora de tirar o filtro para limpar e reinstar novamente. Vamos ver se vai aparecer o defeito de novo.
    Eraldo.

    Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

  10. #10
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Boas notícias! Defeito aparentemente resolvido com a troca do TPS.




    Essa é a peça, o famoso sensor de posição da borboleta do acelerador, ou TPS.

    Com ajuda de um amigo e consultando o manual de serviços, retiramos de ambas as motos e trocamos as peças de uma à outra. Resolveu. Dei um longo ride e nada de defeito, rodou lisinha como a 2010 sempre foi.

    Algumas explicações interessantes. Ao mexer na peça ruim, percebemos que ela está com movimento livre, o que significa que a mola interna quebrou ou soltou. E é a falta de ação dessa mola que provoca o problema. Fica faltando o pouquinho de ação dela para o sensor chegar em zero. A mola da borboleta retorna quase tudo, mas falta esse 1% que faz o problema. E isso explica duas coisas:

    - o fato do defeito ser ocasional, intermitente - Por vezes o retorno da borboleta posiciona o sensor no lugar, por vezes não;

    - o fato do defeito não ser detetado pelo scanner ou pelo próprio sistema da moto, que não registra falha. A parte eletrônica da peça tá íntegra, é a parte mecânica (mola) que está com defeito. Isso o sistema não tem como detectar.

    Bom, até aqui é isso! Tudo se encaixa e a lógica tá perfeita. Só falta aparecer de novo, aí fico sem explicações.

    A moto 2010 ficou com a peça defeituosa, mas vai ser consertada em janeiro. Tenho outros serviços pra fazer nela. E até lá vou pesquisar se esse TPS não é igual ao de algum carro ou moto bem mais barato.
    Última edição por rodpcastro; 12-12-2016 às 07:01.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!