Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 34

Tópico: Pilotagem na Areia... Dúvida de um semi-coxinha!

  1. #1
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Pilotagem na Areia... Dúvida de um semi-coxinha!

    Pessoal é o seguinte...

    Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!

    Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!

    Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!

    Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.

    Pergunto aos amigos experientes nessa situação...

    1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?

    2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?

    3) De pé ou sentado?

    4) Com motor "cheio", certo?


    Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!

    Valeu pela ajuda pessoal!

  2. #2
    Piloto Nível 2 Avatar de Petrel
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Orlando Lopes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    356
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Também já passei por isso nos Lençóis Maranhenses, uma verdadeira surra kkkkk a conclusão que cheguei é preciso
    Tá na velocidade certa já na entrada da areia, e não pode deixar a velocidade cair, daí que lá nos Lençóis têm o inconveniente do trânsito das Toyota Bandeirante que vem embaladas também pra não perder velocidade.... Aí a coisa complicou ainda mais!!!!
    Daí que nós tínhamos 30 km pra percorrer e após levar uma hora sofrendo pra rodar uns 3 km ... Desistimos de atravessar o trecho é nos rendemos ao Toyota kkkkkkk
    Ao final descobrimos que foi a decisão mais acertada que tomamos, pois os trechos seguintes eram muito piores, até o Toyota atolou umas 3 vezes e demoramos 3 horas pra chegar em Barreirinhas... Mais o pior foi encontrar um camarada de POP 100 com os pneus mais liso que câmara de ar, flutuando sobre a areia, parecia uma cobra... detalhe, enquanto a gente colocavas as motos na Toyota essa mesma figura matava umas Skol de litrao sozinho!!!! Kkkkkkkkk
    Grande abraço!!!
    Petrel
    Última edição por Petrel; 31-12-2016 às 07:39.

  3. #3
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pétrea sua dica foi sensacional, já anotei! TOMAR UM LITRÃO DE SKOL ANTES! kkkkkkkkkk. Faltou isso!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

  4. #4
    Piloto Nível 3 Avatar de Reginaldo
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Reginaldo Martins Pereira Filho
    Localização
    Rio Verde-GO
    Moto
    BMW F800GS
    Posts
    407
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Pessoal é o seguinte...



    Quarta feira em um rolê off road (Caminho do Sol), me deparei com longos trechos de areia fofa, exatamente iguais aquelas encontradas em dunas!



    Nem preciso falar que sofri para atravessar e em determinado momento, acabei perdendo o controle da moto e a gravidade exerceu sua força... kkk Tombo besta, sem nenhuma gravidade, exceto pelo orgulho ferido!



    Como não gosto de cair, fiquei rememorando tudo o que fiz, bem como assistindo uma infinidade de vídeos de como pilotar na areia fofa que me possibilitaram chegar à uma conclusão lógica... Faltava velocidade!



    Sim, eu estava a 10/20 kms/hora e a frente afundou, tornando o controle impossível.



    Pergunto aos amigos experientes nessa situação...



    1) Existe uma velocidade padrão para atravessar areiões?



    2) Segurar o guidão firmemente ou de forma suave para a moto escolher o percurso?



    3) De pé ou sentado?



    4) Com motor "cheio", certo?





    Pode parecer questões simples, mas estou com dificuldade de achar as respostas corretas!



    Valeu pela ajuda pessoal!

    Roberto, não sou expert mais pelo que já andei no fora-de-estrada é:
    Mantenha a velocidade alta, não precisa estar correndo, mais a 20km/h é chão; pilote sempre em pé porque assim você evita ser catapultado e sua coluna agradece; ande com o motor quase cheio pois se a moto começar a perder seu rumo/ponto de equilíbrio você só "dá a mão" que ela endireita; fique relaxado com o guidon mais segure-o firme.
    Na areia é normal a moto não ficar estável, basta ter paciência e ciência do que está acontecendo, na dúvida ACELERE.

  5. #5
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Roberto,

    a calibragem dos pneus é fundamental para andar na areia. A sua moto é sem câmara de ar, não saberia dizer qual calibragem segura você poderia usar no pneu de traseiro, sem o pneu ter o risco de sair do aro. Já o dianteiro não precisa esvaziar tanto quanto o traseiro.

    Um amortecedor de direção ajuda muito na pilotagem na areia, não sei se sua moto possui um.

    Nas curvas faça ela bem aberta, para evitar que a roda dianteira afunde e evite alicatar o freio dianteiro.

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Acho que o principal já foi dito, EU, "esqueço" da existência do freio dianteiro, uso a velocidade que faça a roda dianteira não afundar, traço o trajeto com antecipação, ou seja, olho mais à frente isso me dá a vantagem de traçar por onde quero passar e evito surpresas como curvas, montes mais concentrados de areia ou valas que podem induzir a moto para onde eu NÃO quero ir.
    Resumindo, é complicado andar na areia......

  7. #7
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Tenha muito cuidado com a manutenção da moto depois de andar na areia. A caixa do filtro de ar pode acumular areia, não basta só limpar o filtro, o ideal seria desmontar e lavar a caixa do filtro de ar também.

    Já vi um preparador colocar um pedaço de meia calça de mulher entre o filtro de ar e a caixa do filtro, para minimizar as chances de entrar areia no motor... Isso em uma moto de Cross 2T. Será que daria certo nas GSs ??

  8. #8
    Piloto Nível 4 Avatar de P.ALMEIDA
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Paulo Cesar de Almeida
    Localização
    Santo Andre
    Moto
    BMW GS 1200 ADV LC
    Posts
    699
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Sei que não se compara a tocada de uma ADV.....mas tive uma DRZ 400 de trilha e andei 3x em Peruíbe em muitas areias.... os mais entendidos me explicaram como tocar, testei e funciona bem...... de pé, peso pra trás, pegada no guidão firme mas de leve e............... aceleeeerrraaaaaaaaaaaaaaa.... ela vai sozinha.

  9. #9
    Piloto Nível 2

    Avatar de AD-1512
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Alessandro Diaferia
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200 GS Adv Triple Black 2012
    Posts
    286
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pra mim, o mais difícil de pilotar na areia é essa história do aceleeeeeera .... o instinto diz o contrário, ou seja, pra reduzir a velocidade se se sente algum risco. Mas as leis da física falam mais alto que o instinto individual. E lei da física é irrevogável. Um dia farei um treinamento intensivo, pois é assim que se aprende ... um dia ... com a coluna fortalecida e preparado (fisica e emocionalmente) pra levantar a GSA muitas vezes .... rsrs! O duro é que cada tombinho, por mais besta e inofensivo, acerta a autoestima; talvez o lance seja perder o medo de cair e, se possível, saber como cair. Só pra isso ... tem que treinar .... rsrs! Tudo é sair da zona de conforto. Mas no final vale a pena!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  10. #10
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Mediante uma divida de dois pneus que tenho com o colega Roma me obrigo a fazer esse breve retorno a casa. Espero ter ajudado com essa minha técnica para pilotar na areia.

    Última edição por sal silva; 04-01-2017 às 13:33.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!