Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Expedição América do Sul / De Moto / Sozinho / Pouco Dinheiro / 20 mil km / 50 Dias

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Presidente
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Wilney Ribeiro de Almeida
    Localização
    Goiânia
    Moto
    Yamaha (por enquanto)
    Posts
    6
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Expedição América do Sul / De Moto / Sozinho / Pouco Dinheiro / 20 mil km / 50 Dias

    É chegada a hora, um homem tem que partir, continuar sua jornada que nunca terá fim, só começo, um motociclista nunca para, ele dá pausa, respira e continua!

    Com enorme alegria que publico aqui a conclusão da 2ª Parte da minha Expedição América do Sul, de moto, 2/3 do meu livro! (a idéia é fazer toda América do Sul em 3 partes, a primeira fiz com uma Fazer 150, está no meu blog também)
    Essa parte foi a mais perigosa e aventureira, pelo aspecto de abrangência, diversidades e terrenos difíceis.
    Foram quase 20 mil km a bordo de uma Suzuki Vstrom 650 2014/15.

    * PLANEJAMENTO:
    Essa é a chave para tudo, passei quase 3 anos nesse planejamento, muitos estudos, fóruns, pesquisas, google maps, street view que já devo ter visto todo percurso e cidades que percorri rsss.
    Foram 50 dias para quase 20 mil km, 4 países.
    Os focos principais dessa Expedição:
    • Ushuaia
    • Patagônia
    • Torres Del Paine & Glaciares, com a temida Ruta 40
    • A perigosa Carretera Austral e os encantos da Cordilheira dos Andes
    • Vulcões Andinos
    • Mano Del Desierto, imperdível
    • Deserto do Atacama - A extensa região sonho de todo Motociclista
    • Quebrada de Humahuaca
    • Etc.


    Claro que durante esses pontos existem as inesquecíveis "Entrelinhas", e o que tanto amo e admiro: Regionalidades e Culturas locais.
    Conhecer pessoas de toda parte do mundo, seres humanos e suas histórias de vida, desapego material, experiência de vida e muito Deus em tudo!
    Novamente com um dinheiro limitado, já que não consegui tudo com aplicação em um plano de capitalização de 3 anos, tive que me virar com 70% do dinheiro necessário (o dinheiro acabou no caminho, porém já previsto, usei o cartão e me endividei para 2017 hehehe, em 2018 começo uma nova capitalização para juntar dinheiro para a próxima expedição, o norte da AS). Tudo se dá um jeito, nós somos adaptáveis a tudo, é questão de planejamento, aceitar e agradecer. Acampar o máximo de noites possíveis em quaisquer lugar seguro, Hostels ao invés de Hotéis e economizar em todos setores, vale a pena os sacrifícios. O Dinheiro nunca vem em primeiro plano. Não é por dinheiro...
    Também sabemos que por mais que se faça um belo planejamento, nunca sai exatamente como no papel, mas não é essa a ideia, é a do Custo/Benefício.
    Alguns de vocês poderão dizer que é pouco tempo para tantos lugares, mas digo que isso é relativo, depende de muita coisa, minha intenção não é morar em 1 lugar, é conhecer, passar na região, explorar um pouco, assim visitar todos os países da América do Sul e depois saberei onde poderei voltar e ficar mais tempo, saberei dos pontos principais, capiche?!!!

    * O DVD, FOTOS E VÍDEOS:

    Usei vários equipamentos de Vídeos e Fotos para produções diárias.
    Alguns vídeos (em versão "Flash") foram postados no Blog e compartilhados pela minhas redes e agora começo um outro grande projeto do DVD Expedição América do Sul - Parte 2, (em versão "PRO"), que será lançado em grande estilo!

    * Além desse trabalho, estarei empenhado em outro projeto pós expedição: Palestras sobre viagens internacionais. Já venho trabalhando no material para realizar esse projeto depois. Não é justo "guardar só para mim" tanto conhecimento que já tenho com vocês! Foram muito tempo de muitas pesquisas e estudos, gostaria muito de passar isso a todos vocês! Não sou nenhum dono da verdade, nem mesmo qualificado como um professor para tal façanha, mas juntos podemos aprender mais ainda, tenho muito a passar para os outros, para que possam evitar os mesmos erros que cometi.

    * A MOTO:

    Desde o começo a intenção era fazer em motos pequenas, por vários motivos, principalmente financeiro. Nessa segunda parte eu iria numa Tenere 250, porém como já relatei nos vídeos, apareceu uma ótima oportunidade de uma VStrom 650 bem nova por quase o mesmo preço de uma Tenere 250, e as vantagens é da água pro vinho, nem se compara, mesmo sendo economicamente menos viável.
    Fiz algumas adaptações e acessórios na moto, para se adequar às minhas necessidades e gosto. Vários acessórios e listas de equipamentos que incorporei para melhorar meu conforto e praticidade, não vou relatar aqui para economizar farta leitura (rssss), veja um vídeo sobre "Minha Nova VStrom 650" no meu canal que está tudo explicado!

    * MAPA/ROTEIRO:

    Feito quase todo no Google Maps, usando o Maps Creator e toda sua ferramenta extra para uma melhor diagramação e aproveitamento técnico, paralelamente em auxílio constante com fóruns e viajantes mais experientes nas regiões que passei, tudo isso é para melhorar o Custo/Benefício o máximo possível, já que todos sabemos que nunca, jamais, numa só viagem dessas agente vê tudo que é de belo e necessário visitar, mas podemos aprimorar e aproximar um pouco para aproveitar o tempo x dinheiro aplicado, por isso a importância de um bom planejamento, ele irá evitar muitos problemas, possíveis acidentes, irá mostrar lugares que você passaria do lado e não sabia, irá te apontar novos rumos, irá economizar muito em várias dicas, hotéis e outros custos, etc.

    ROTEIRO:
    https://www.google.com/maps/d/viewer...8185000003&z=3

    __________________________________________________ __________________________________________________ __

    RELATÓRIO FINAL DA EXPEDIÇÃO AMÉRICA DO SUL - 2ª PARTE:
    • - Moto: Suzuki VStrom 650 2014/15 (nota para moto: 7,0);
    • - Tempo: 50 Dias rodando (solo);
    • - Distância: 19.337 km (totalizando: 26.480 km pelas 2 etapas da Expedição América do Sul, de moto);
    • - 19 Aduanas;
    • - Maior altitude: 4848 mts acima do nível do mar;
    • - Nenhum problema mecânico;
    • - Nenhum tombo;
    • - 477 cidades visitadas;
    • - 1.030,80 Lts, de gasolina (777,03 de gasolina pura / 253,77 de garapa brasileira)
    • - Média de 17,7 km/Lt;
    • - R$ 4.037,00 de Combustíveis;
    • - Média de R$ 3,91 preço de gasolina (mais barato: R$ 2,86 em Ushuaia / mais caro: R$ 5,10 norte Argentina e Chile);
    • - R$ 213,00 de Pedágios (93% no Brasil Lixo com estradas daquele jeito);
    • - R$ 3.547,00 de hotéis / hostels / campings / pousadas / residenciais / hospedaje, etc (media de R$ 75,00 por dia);
    • - R$ 1.183,00 de 5 trocas de óleos para motor;
    • - O que mais gostei: Da segurança, honestidade e gentileza do povo Argentino e Chileno;
    • - O que menos gostei: Do Brasil não ser igual (mas façamos nossa parte, o mau nada mais é que a ausência do bem, o Brasil é lindo, só precisa resetar rsss);
    • - 1 bala de coca usada como sobrevivência;
    • - 1 Cantada "Fail" de uma tia feia (o resto era horrível rsss);
    • - 71.280 minutos de extremo prazer / medos / alegrias / experiências, etc.


    * Quanto gastei na viagem?
    Não vou dizer quanto, isso é muito pessoal, meus gastos não vão servir nem como base para sua viagem, para isso eu tenho esse vídeo no youtube que vai te ajudar a calcular seus gastos:
    https://www.youtube.com/watch?v=Tz95Ioa1E04&t=41s
    Mas posso dizer que ficou bem abaixo da média de 100 dólares/pessoa, viajei no modo econômico, e dava para economizar mais, eu não almoçava, não dormia em hotéis 2 estrelas para cima, não forçava a moto para economizar gasolina, etc

    Confira no meu Blog toda essa aventura com milhares de fotos, dicas, vídeos e fotos 360º que são imperdíveis!!! ::tchann::
    http://presidentemotropolis.blogspot.com

    Presidente
    Motrópolis Moto Clube
    Goiânia - Goiás
    - Facebook: /Presidente.MotropolisMC
    - Instagram: @Presidente_Motropolis_MC
    - Blog: presidentemotropolis.blogspot.com.br
    - Youtuber: Motropolismc / Motropolis2

  2. #2
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    kkkk,o Brasil está ruim mesmo,pior que a cantada da Tia feia.Parabens pela viagem e obrigado pelos relatos e dicas.
    Bons ventos, e vamos em frente.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #3
    Piloto Nível 2
    Avatar de LuizMunhoz
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Nome Real
    Luiz Carlos Munhoz
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Triumph Explorer XCX
    Posts
    272
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    kkkk,o Brasil está ruim mesmo,pior que a cantada da Tia feia.Parabens pela viagem e obrigado pelos relatos e dicas.
    Bons ventos, e vamos em frente.
    Não fala de vento com o homi aí não Sal !!!

    Presidente é uma figuraça !!
    Apesar de todas as brincadeiras e sacanagens, ninguém pode negar que ele fez uma baita viagem.
    ========================================
    2015 - Atacama
    2016 - Ushuaia
    2017......
    ========================================
    https://www.youtube.com/user/lcmunho...ctivity_view=3

    Luiz Munhoz
    São Paulo - SP

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!