Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: [TUTORIAL] Troca de manetes

  1. #1
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14

    [TUTORIAL] Troca de manetes

    Mais uma tarefa super simples que qualquer pessoa com cuidado e paciência faz sem dificuldade.

    Eu deixei a moto cair parada e quebrou a ponta do manete de embreagem. Foi a deixa para eu colocar um par de manetes esportivos comprados no eBay. Na verdade eu até prefiro esses manetes aos originais, pois me parecem mais bonitos e tem regulagem de altura muito fácil.

    Os manetes são os desse link:

    Manetes esportivos F800R


    Tem em lojas de motopeças e no ML por preços obscenos. A menos que você esteja com muita pressa, não vejo motivo para pagar mais caro. Já comprei esse produto duas vezes de Hong Kong sem nenhum problema. Dessa vez me custou apenas $ 20,89 com frete grátis via aérea. Levou 28 dias para chegar na minha casa. Não cobraram impostos.

    Vamos para o procedimento de troca.

    MANETE DE EMBREAGEM

    1. Solte o cabo de embreagem no motor


    2. Solte o cabo de embreagem no manete


    3. Solte o parafuso que prende e serve de pivô para o manete:


    4. Retire o manete, que já está solto


    5. Coloque o manete novo no lugar e prenda com o parafuso


    6. Prenda novamente o cabo de embreagem. Ele entra por baixo e pela frente primeiro, depois a capa do cabo é encaixada em seu lugar.


    7. Prenda o cabo de embreagem no motor.


    8. Regule a altura na alavanca conforme sua preferência!


    MANETE DE FREIO

    Esse requer um pouquinho mais de jeito e paciência, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças. A questão é que precisa transferir o êmbolo do manete antigo para o novo.

    1. Solte o parafuso que prende e serve de pivô para o manete.


    2. Retire o manete puxando para fora. Diferente do de embreagem, não está completamente solto, precisa puxar. Vai sentir um "cluck" que é do desengate do êmbolo.


    3. Retire o cilindro que prende o êmbolo no manete. Com um ferramenta e tomando cuidado para não marcar, empurre ele para fora. A dificuldade de sair é porque tem uma mola tensionando o conjunto. Aliás, retire com cuidado para não perder essa mola.



    4. Coloque o êmbolo no novo manete. Vai dar trabalho colocar o cilindro no lugar de volta por causa das mola. Tenha jeito, paciência e cuidado para não arranhar as peças. Só precisa alinhar tudo para ele entrar. Ajuda colocar um pouco de óleo nele.


    5. Coloque o manete no lugar. Insira a ponta do êmbolo até sentir o "cluck" de engate, depois prenda tudo com o parafuso/pivô.


    6. Regule a altura do manete conforme sua preferência na alavanca.
    Última edição por rodpcastro; 25-03-2017 às 18:52.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #2
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Belo serviço e tutorial
    Eraldo.

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  3. #3
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Rod, me passa a loja que voce comprou essa sandália kkkkk.Obrigado pelo Tuto.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Putz, foi em São Francisco de Paula, RS. Eu não suporto chinelo de dedo, então é isso que sobra... ou andar descalço.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de leandroper
    Data de Ingresso
    May 2015
    Nome Real
    Leandro Perez
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    251
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Ahuahuahua
    Leandro Perez
    Ribeirão Preto/SP
    R 1200 GS

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Mar 2018
    Nome Real
    Joao
    Localização
    Sp
    Moto
    F800r
    Posts
    1
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Olá, fala galera então na troca dos meus manetes esportivos acabei quebrando o êmbolo por ser muito frágil e pela dificuldade de tirar no antigo manete, mas msm assim consegui colocar o parafuso e o manete sem o uso do embolo apenas o parafuso diretamente que prende o manete e a parte do engate porémo sem o êmbolo parece q não fica aquela pressão legal nos freios tipo no retorno ao acionar os frios e percebi também que após colocar sem o êmbolo a luz de freio dianteira não acende quando a uso ! Enfim será que consigo achar um novo embolo como este parar estar instalando? E será que o problema da luz de freio pode ser por conta da falta do embolo pois quando coloquei apenas um pedaço do êmbolo quebrado no manete o freio era acionado e as luzes acendiam porém tive que retirar o msm por não estar dando aperto pelo fato de ter sido quebrado ao retirar dos antigos manetes que já eram esportivos porém estavam bem gastos já ou seja qual solução vcs indicam para reformar o perfeito funcionamento do manete dianteiro de freio ? E onde posso encontrar um novo embolo como esse que parece ser de cobre um material bem específico?Abraço galera

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Pablo
    Data de Ingresso
    May 2014
    Nome Real
    Pablo Manuel Trincado Quezada
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    F700GS
    Posts
    92
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por joaod2 Ver Post
    Olá, fala galera então na troca dos meus manetes esportivos acabei quebrando o êmbolo por ser muito frágil e pela dificuldade de tirar no antigo manete, mas msm assim consegui colocar o parafuso e o manete sem o uso do embolo apenas o parafuso diretamente que prende o manete e a parte do engate porémo sem o êmbolo parece q não fica aquela pressão legal nos freios tipo no retorno ao acionar os frios e percebi também que após colocar sem o êmbolo a luz de freio dianteira não acende quando a uso ! Enfim será que consigo achar um novo embolo como este parar estar instalando? E será que o problema da luz de freio pode ser por conta da falta do embolo pois quando coloquei apenas um pedaço do êmbolo quebrado no manete o freio era acionado e as luzes acendiam porém tive que retirar o msm por não estar dando aperto pelo fato de ter sido quebrado ao retirar dos antigos manetes que já eram esportivos porém estavam bem gastos já ou seja qual solução vcs indicam para reformar o perfeito funcionamento do manete dianteiro de freio ? E onde posso encontrar um novo embolo como esse que parece ser de cobre um material bem específico?Abraço galera
    Joaod2, talvez se vc achar um bom profissional de usinagem seja possível refazer esse embolo. Se não vai ter que achar a peça nova. E talvez venha completa com a manete


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Vídeo deste procedimento:

    https://youtu.be/d3Eo5J4Uhuw

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!