Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 52

Tópico: Consumo - dá pra confiar na reserva de 4 litros?

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    João Pessoa (PB)
    Moto
    F 800GS Triple Black
    Posts
    52
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12

    Consumo - dá pra confiar na reserva de 4 litros?

    Pessoal,

    Acabo de voltar da revisão dos 1.000 Km. Na verdade, cheguei em Natal com 1.150 Km rodados, dentro da tolerância. Da porta de casa até a concessionária foram exatos 180 Km. Minha primeira surpresa: saí com o tanque completo (pódium) e cheguei na loja sem que o indicador de combustível descesse um tiquinho sequer. Achei estranhíssimo. Tudo bem que eu fui devagar (entre 100 e 120 Km/h). O CB indicava média de 4,3 l/100Km, o que dá +/- 23,3 Km/l. Metade do combustível foi consumido na ida e, ainda assim, o marcador apontava tanque cheio. Comentei isso na hora da revisão e o mecânimo não soube explicar a razão. Disse-me pra ficar atento na volta.

    Pois bem, o danado do indicador mexeu nos 201 Km. Beleza. Decidi segurar a onda e ver até onde iria. Pensei em reabastecer num outro posto de João Pessoa que também tem gasolina pódium. Fui rodando, rodando... Abriu reserva quando eu tinha rodado 313 Km. O CB, já ajustado para indicar Km/l, vinha marcando 23, o mesmo consumo da ida. Quando abriu reserva, reduzi a velocidade para 80 Km/h. Segundo o manual, a indicação da reserva vem quando ainda existem 4l no tanque, certo? Em tese, se isso ocorreu com 313 Km, eu ainda poderia rodar mais uns 100 Km (o consumo, a 80 Km/h, foi pra 26). Mas não deu isso. Cheguei no posto depois de rodar apenas 40 Km na reserva e o tanque pegou 15,1 l. Ou seja, eu tava quase sem combustível (levando em conta que o total são 16l). Fazendo o teste do consumo em todo o percurso, ficou um pouco acima dos 23 Km/l (354Km/15,1l), o que significa que o CB tá bem ajustado. Só que a luz de reserva, pelo que deduzi, acendeu quando faltava um pouco mais de dois litros e não os quatro indicados no manual.

    Alguém já constatou algo semelhante?
    Última edição por Luciano; 28-01-2013 às 10:01.

  2. #2
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    A marcação da minha também é assim, fica marcando cheio até uns 180/200 km, depois vai caindo rapidinho. Nas vezes em que enchi o tanque, fazendo a média de consumo e a quantidade reabastecida, a capacidade do tanque parecia coerente com o informado, de 16 litros.

    Também varia muito a forma como foi enchido o tanque, se parar no "automático" da bomba, ainda dá para colocar mais de 1 litro sem passar do limite indicado no manual.

    Eu particularmente não confio muito nos marcadores de combustível, acho mais confiável ir sempre pela média de consumo constatada nos abastecimentos e pelo odômetro parcial... rsrsrs...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    João Pessoa (PB)
    Moto
    F 800GS Triple Black
    Posts
    52
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Valeu, Sascenio. Parece ser, mesmo, coisa da moto. Consumir metade do combustível e continuar marcando tanque cheio é de lascar. Sei que o abastecimento pode variar conforme a mão do frentista. Por isso que eu peço pra encher até o máximo, ficando no padrão. Pela experiência que descrevi, não dá pra acreditar que a reserva seja de 4l. Pode parecer bobagem, mas já me resguardei muito nessa informação em estradas, passando por postos esquisitos, sabendo que poderia contar com a reserva até chegar num posto mais confiável. Ficarei ligado agora.

    Abs
    Última edição por Luciano; 28-01-2013 às 16:27.

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de Felipe
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    RJ / Juiz de Fora
    Moto
    BMW F800GS Trophy
    Posts
    30
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Opa,
    Quando levei a minha para fazer 1000 km tb fiz a mesma pergunta sobre a indicação de combustivel e a resposta tb nao me esclareceu. Mas pelos comentários acima acho que isso e normal da motoca.
    Com relação ao limite de kilometragem sempre paro para abastecer com 250km para não ter surpresas.
    Abs!

  5. #5
    Piloto Nível 5

    Avatar de fborges27
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Nome Real
    Filipe Borges
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GS Preta
    Posts
    1.220
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    23
    Fala ai pessoal,

    Achomque tenho uma dica importante e meio cansativa!

    Li em algum lugar que apos entrar na reserva, pode-se andar algo em torno de 60 quilometros a 100-120 km/hr... Resolvi testar ja que quero ir para o Atacama e queria saber extatmente onde seria a parada!

    Devido à minha estupidez, fiz isso na Anhanguera e estava anoitecendo... Minha esposa vinha de carro bem atras... Deu 60 km e nada enato pensei, esses caras estao errados...

    62 km e ela deu pane seca! Camelei a BM uns 2 km e minha esposa me viu! Foi otimo empurrar a moto e a mulher cagando na minha cabeca!

    62/4 da 15,5 km/litro que eh mais ou menos o que ela faz comigo (16 km/l)
    Abs,

    Filipe Borges

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Nome Real
    José Roberto Pereira Píccolo
    Localização
    Osasco
    Moto
    F 800 GS
    Posts
    38
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pessoal, boa noite.
    Rodei por volta de 13000km com a minha moto e por várias vezes usei a reserva. Na ultima viagem até Alto Paraíso-GO fiquei na berlinda mas consegui resolver o problema. Quando entra na reserva passo o computador de bordo para medir o consumo instantâneo para "regular o peso da mão" no acelerador. Como o próximo posto ficava a 65km (indicado pelo GPS) do ponto onde entrou na reserva, mantive o computador em 19...20Km/l (mantendo a velocidade aproximadamente em 90Km/h mas sempre controlando pelo CB) e assim avistei o posto salvador. O consumo instantâneo muda de acordo com vento contra, subida (mesmo leve), etc... o que faz necessário sempre ficar vigilante.
    Tambem fico bem puto com a suposta indicação de combustível. Conforme informado acima por outros colegas a km parcial e consumo instantâneo são ferramentas essenciais para quem quer ir mais longe...FUNCIONA!
    Espero ter ajudado...
    Abrax,
    Zer0
    F800GS - Triple Black

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Marlon
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    Trophy 2012 (desde 22/09/12)
    Posts
    105
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Ola!

    Minha estratégia é não olhar o marcador de combustível, e sim o odômetro parcial "1" (que eu escolhi para ser zerado a cada tanque cheio) e o consumo instantâneo.

    Meu consumo médio é mais de 20km por litro. Então me planejo para abastecer apos rodar entre 240 (que teoricamente seria o ponto de quase entrar na reserva) e no máximo 300 km para nao tomar sustos.

    Saude e paz

  8. #8
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.532
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    A minha fazia uns 60KM com a reserva com a media entre 18-20km/L depende.. mas é isso ai quado chegava em 280KM ela acendia a reserva dava pra rodar uns 60 KM com ela!!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    João Pessoa (PB)
    Moto
    F 800GS Triple Black
    Posts
    52
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Olha a conclusão: podemos rodar 60 Km depois de aberta a reserva. Isso bate exatamente com a experiência que eu tive. Rodei 40 Km e ainda faltavam uns 900 ml. fborges27, creio que a moto, rodando a 100 Km/h, consuma bem menos que os 16 Km/l que voce mencionou. Eu consegui 27 km/l rodando em 5ª e 6ª marchas, a uns 70 Km/h. Trajeto de uns 20 km, quase todo plano e sem tráfego. Pelo que deduzi, a luz de reserva acende quando há pouco mais de 2 litros de combustível.

  10. #10
    Piloto Nível 5

    Avatar de fborges27
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Nome Real
    Filipe Borges
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GS Preta
    Posts
    1.220
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    23
    Pois é Luciano, acho que em condições médias, ou seja, sem muita subida, transito ou vento, andando a 100 km/hr dá para andar uns 60 km...
    Abs,

    Filipe Borges

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!