Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Manobra evasiva com tombamento de motocicleta

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Alxcastro
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Alexandre Castro
    Localização
    Vila Mariana, São Paulo
    Moto
    R1200GSA AC, Honda Varadero XL1000
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7

    Manobra evasiva com tombamento de motocicleta

    Olá senhores.

    Vou colocar aqui uma questão contando com os mais experientes.
    Porém, de antemão, já adianto que não se trata de uma brincadeira e sim da compreensão sobre uma técnica que, em algum momento, pode ser necessária.

    A questão é: Qual a forma correta (ou melhor forma) de derrubar uma outra moto em movimento?

    Para esclarecer mais e ajudar no entendimento, apresento algumas premissas:
    1- A moto a ser derrubada está com piloto e garupa;
    2- A manobra pode ser em baixa ou média velocidade;
    3- O objetivo de quem produzir o tombamento, é fugir do local e procurar ajuda.

    Acho que todos já compreenderam que a técnica visa evitar uma ameaça à integridade física, com risco de morte ou agressão. Trata-se, enfim, de uma manobra DEFENSIVA.

    Para ilustrar, apresento uma imagem com os dois cenários possíveis (por enquanto):

    Tombamento.jpg

    Obrigado a todos.
    Alexandre Castro
    Vila Mariana, São Paulo, SP

    R1200GS AC <- Varadero-XL1000 <- FXDC-1600 <- XVS650

  2. #2
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Interessante o oportuna a questão, principalmente nesses dias tenebrosos que vivemos. Num primeiro momento, achei que melhor seria a opção 2, pois desestabilizaria de forma rápida a moto dos miliantes. Contudo, vejo nessa opção um problema: sempre estão armados e a gente estaria se colocando à frente deles. Assim, acho que optaria pela 1, mas requerendo não só uma manobra de choque propositado na traseira da moto dos "lulas", como também, suponho eu, a ação concomitante de tocar fortemente a moto desses miliantes e frear(alicatar) bruscamente com a dianteira e traseira da minha moto, para assim, creio eu, ter o controle da estabilidade e, ainda, dar meio-volta e zuuummmmmmm... ah, e tudo isso numa fração de segundos.

  3. #3
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O meu tio foi gerente do departamento de testes da Daimler-Benz (aka Mercedes-Benz) na Alemanha durante muitos anos (já se aposentou) e uma das atribuições dele era preparar cursos de pilotagem defensiva para motoristas de "celebridades" ou "V.I.P.s", tendo inclusive treinado os motoristas do então ainda vivo Xá Reza Pahlavi do Irã.

    Com carros, eu sei que a técnica correta é encostar a sua frente na traseira do outro veículo, pressionar sua frente contra a lateral do outro veículo e ai freiar bruscamente.
    Ao ser tocado na traseira e deslocado para um lado, o motorista do veiculo da frente irá automaticamente girar o volante no sentido contrário, tentando manter o veículo alinhado com o sentido de movimento.
    Ao freiar bruscamente, a acão sessa, pois o contato entre os veículos é interrompido, mas a reação do veículo da frente não (o volante ainda estará virado no sentido contrario).
    Neste momento o veículo da frente será jogado violentamente para o lado que você estava tocando, provocando a derrapagem e perda do controle do veículo.
    Pude experimentar esta técnica na prática, no campo de provas da Daimler, em Untertürkheim - Alemanha, e posso garantir que com carros funciona.

    O problema é que com motos a dinamica é outra, então não sei dizer se funcionaria ou não.
    De qualquer modo, acho que na opção 2 frontal (fechada) as duas motos iriam para o chão e o resultado seria o oposto do desejado.
    Se tivesse que escolher, ficaria com a opção 1.
    Última edição por Iceman; 17-08-2017 às 00:49.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  4. #4
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Eu ficaria com a 1,a 2 provavelmente perderia o controle e cairia .Acho uma manobra muito arriscada,teria que ser muito treinada para chegar a perfeição(bote perfeito),caso contrário o risco de ser alvejado pelo metralha é muito grande.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Luis Plein Ver Post
    Interessante o oportuna a questão, principalmente nesses dias tenebrosos que vivemos. Num primeiro momento, achei que melhor seria a opção 2, pois desestabilizaria de forma rápida a moto dos miliantes. Contudo, vejo nessa opção um problema: sempre estão armados e a gente estaria se colocando à frente deles. Assim, acho que optaria pela 1, mas requerendo não só uma manobra de choque propositado na traseira da moto dos "lulas", como também, suponho eu, a ação concomitante de tocar fortemente a moto desses miliantes e frear(alicatar) bruscamente com a dianteira e traseira da minha moto, para assim, creio eu, ter o controle da estabilidade e, ainda, dar meio-volta e zuuummmmmmm... ah, e tudo isso numa fração de segundos.
    Dos Lulas é ótimo, é por ai mesmo.Pior que pode voltar kkkkk.

    Segue o tópico.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Luis Alberto Plein
    Localização
    Lajeado/RS
    Moto
    GSA 1200 2013
    Posts
    662
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Dos Lulas é ótimo, é por ai mesmo.Pior que pode voltar kkkkk.

    Segue o tópico.
    Sai daí, satanas! vou comprar mais sal (não Sal) grosso...

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Desculpem-me, mas se você está atrás da moto dos assaltantes, ao invés de freiar, ou desviar, ou parar a moto e correr, qual a vantagem em "tentar" uma manobra que poderá vir a custar sua vida ou um tombo? Quanto a segunda alternativa, nem se fala, é uma questão de entrar na zona de tiro, bem como, e se expor a ser derrubado.
    Reagir a um assalto é algo muito complexo, haja visto que na fala do Ice, contando a história do tio dele, há de se supor que o veículo seja blindado. Em uma moto, creio que o melhor é "alicatar" e sair correndo.

    Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de Alxcastro
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Alexandre Castro
    Localização
    Vila Mariana, São Paulo
    Moto
    R1200GSA AC, Honda Varadero XL1000
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Desculpe-me profCarlos,mas não sou partidário da não reação.

    Enviado de meu Motorola G2 usando Tapatalk
    (+_+)
    Alexandre Castro
    Vila Mariana, São Paulo, SP

    R1200GS AC <- Varadero-XL1000 <- FXDC-1600 <- XVS650

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de Aleksander
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Aleksander Washington
    Localização
    Campinas
    Moto
    BMW R1200GS Oc
    Posts
    47
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Já pensei nisso diversas vezes,acho que as motos principalmente com garupa são o inverso dos carros, tem mais peso e estabilidade atrás do que na frente e a ação teria que ser o da segunda imagem. O doutor Rossi explica: https://www.youtube.com/watch?v=_2DiV26-jqs

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de CiroHG
    Data de Ingresso
    Jan 2017
    Nome Real
    CIRO H F GUSMAO JR
    Localização
    Brasília
    Moto
    F 800 GS Trophy 2018
    Posts
    78
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Bem, vou dar meus palpites.
    Em primeiro lugar, temos que considerar que a maior parte das abordagens acontece pela esquerda da vítima, porque a maioria das pessoas é destra, e o garupa/ladrão terá mais facilidade para ameaçar, por estar com o lado direito livre.
    Então, em primeira análise, me parece que o mais indicado seria evitar deixar espaço na esquerda, o que já vai dificultar uma possível abordagem. Quando a abordagem ocorrer, uma possível manobra evasiva seria alicatar com tudo, e jogar para a esquerda, ficando um puco mais atrás dos bandidos. Isso vai forçar o garupa a se virar na moto de repente, provavelmente para o seu lado esquerdo, e isso, junto com o movimento do piloto pra acompanhar a vítima pode desequilibar os bandidos e jogá-los no chão. Também, nesse caso, o bandido armado terá dificuldade para te enquadrar, porque estará com o corpo torcido. Dependo do ângulo em que a vítima se colocar, fica impossível ele enquadrar.
    Além disso, ganha-se um precioso tempo para avaliar uma possível fuga, ou dando meia volta e seguindo pela contra mão ou passando sobre o canteiro, ou qualquer outra, desde que a decisão seja rápida.
    Isso, se a pessoa tiver sangue frio e habilidade.
    Caso não surja nenhuma oportunidade, meu conselho é parar e entregar a moto, por mais revoltante que seja. Melhor continuar vivo. E ter seguro, se possível.
    Um dispositivo de bloqueio à distância ou rastreador também ajuda, desde que você use dois celulares (um, os ladrões vão levar).
    E segue o tópico.....

    Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!