Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: Atendendo ao Sal: 6.000 Km dos véio até o Uruguai

  1. #1
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Atendendo ao Sal: 6.000 Km dos véio até o Uruguai

    Já que o Sal pediu, segue um relato do passeio que nós Véinhos fizemos até o Uruguai agora em Agosto. Eu, o novinho sessentão, e o meu parceiro Luiz Claudio do alto dos seus 73 anos e mais de 45 anos de motociclismo....
    Ele numa Boulevard 800 e eu numa F800GS.
    Se alguém acha que não tem resistência para fazer uma viagem desta, que durou 14 dias e na qual rodamos uma média de 600Km nos dias em que houve deslocamentos, pode ir revendo os seus conceitos.... anime-se!!

    Saída e chegada foram no sul de Minas – ele em São Lourenço e eu em Aiuruoca. Algumas imagens do passeio:

    - Uma placa sugestiva, logo no 2º dia...

    2017_08_13_Pomerode_001.jpg

    - Uma parada para conhecer Pomerode. Mas tenho que reconhecer que fiquei decepcionado. A cidade tem um apelo de estilo alemão, etc, mas vi muito pouca coisa do estilo por lá.

    2017_08_13_Pomerode_003.jpg


    - Descemos pela BR 101 entrando para Gravataí e de lá, contornamos Porto Alegre para pegar a BR116 para descer por Pelotas e dali pela 471 em direção ao Chuí, que foi por onde entramos no Uruguai. Tá aí o arroio Chuí.... (vejo poucas chances de eu ir conhecer o Oiapoque, mas, nunca se sabe).

    2017_08_16_Arroio_Chui_002.jpg

    - Já no Uruguai, na rota 9 passamos pela Fortaleza de Santa Teresa

    2017_08_16_Fortaleza_Sta_Tereza_001.jpg

    - Depois, Cabo Polonio

    2017_08_17_Cabo_Polonio_001.jpg 2017_08_17_Cabo_Polonio_013.jpg

    - O Uruguai é tão organizado que até as vacas têm horário de trabalho....hehehehehe

    2017_08_17_horario_vaca.jpg

    - Os passeios em Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento fizemos de carro, já que as meninas foram de avião nos encontrar. As parrillas uruguaias são bem chamativas também....

    2017_08_19_Montevideo_001.jpg

    - A Fonte dos Cadeados....

    2017_08_19_Montevideo_012.jpg

    - Claro, o letreiro não podia faltar. Aliás, em Montevideo me senti como se estivesse em Copacabana.... o paredão de prédios do lado direito e a praia do lado esquerdo....

    2017_08_19_R_Montevideo_002.jpg

    - O Porto de Punta é bem legal. E na rua do porto ficam ótimos restaurantes

    2017_08_20_Punta_del_Este_007.jpg

    - Punta também tem farol

    2017_08_20_R_Punta_del_Este_009.jpg

    - e também tem uma escultura de uma mão na areia, como no Atacama:

    2017_08_20_Punta_del_Este_034.jpg

    - Pertinho de Punta, tem a Ponte Torta de Maldonado... bem diferente e tem que passar acelerando para dar a sensação de montanha-russa.....bem legal!

    2017_08_20_Punta_del_Este_014.jpg

    - Colônia de Sacramento é a única cidade colonizada pelos Portugueses. A arquitetura é muito parecida com as nossas cidades coloniais...

    2017_08_21_Colonia_de_Sacramento_004.jpg2017_08_21_Colonia_de_Sacramento_023.jpg2017_08_21_Colonia_de_Sacramento_031.jpg2017_08_21_R_Colonia_de_Sacramento_031.jpg

    - Voltamos pela ruta 5, entrando de volta no Brasil por Santana do Livramento. Fiquei MUITO impressionado com a quantidade de Fazendas Eólicas no Uruguai – vimos centenas de geradores por lá. No Rio Grande do Sul vimos muitas também, o que nos deixou satisfeitos

    2017_08_22_Uruguai_Planta_Eolica_001.jpg

    - Aqui, um comentário: não curtimos muito as estradas do Uruguai e do Sul do Rio Grande do Sul por causa dos fortíssimos ventos. Eu já estava acostumado com vento forte nas estradas da Argentina, mas não dá muito prazer pilotar com a moto sempre inclinada de lado para compensar o vento, que na maioria do tempo vem enviesado. Daí, ao cruzar com um veículo grande – caminhão ou ônibus, a moto balança toda porque o outro veículo serve de anteparo por alguns segundos. Além disso, quase não dá para apreciar a paisagem, pois com o simples girar da cabeça parece que o vento vai arrancar o capacete da nossa cabeça. Foram os trechos em que a musculatura do pescoço mais sofreu (particularmente os músculos Trapézios). Além disso, o consumo, que andava entre 19 e 21 Km/litro, caiu para 15Km/litro. Aliás, a gasolina no Uruguai está bem cara, sempre acima dos R$ 5,40 depois da conversão.

    - Passamos também em São Miguel das Missões. Simplesmente lindo:

    2017_08_23_Sao_Miguel_das_Missoes_007.jpg2017_08_23_Sao_Miguel_das_Missoes_036.jpg

    - Repare que a cidade resolveu construir os Pontos de Ônibus no mesmo estilo das ruínas. Bem legal....

    2017_08_23_Sao_Miguel_das_Missoes_045.jpg

    - A represa que faz a divisa entre o Paraná e SP

    yyy.jpg

    - E, no último dia, um céu espetacular na subida da serra de Cruzeiro com a Serra da Mantiqueira ao fundo.

    2017_08_26_Serra_Mantiqueira_001.jpg

    Últimos comentários:
    - Tá tudo muito caro no Uruguai. Uma garrafa de água mineral não sai por menos de 4 reais em nenhum lugar – só para dar uma perspectiva.
    - Me pareceu um país com uma desigualdade de classes sociais tão absurda quanto o Brasil. Mas o interior, as cidades pequenas, me pareceram bem mais pobres. A quantidade de carros velhos, literalmente caindo aos pedaços nas estradas, impressiona.
    - Como tem ferro-velho na beira das estradas!
    - As estradas Uruguaias são um tédio, assim como as Argentinas. Reta, reta, reta, reta..... plano, plano, plano.... e de vez em quando você encontra um outro veículo.
    - Olho vivo com o abastecimento. Os postos não são frequentes. Distâncias superiores a 100Km entre um posto de combustível e outro são comuns. Idem em relação a lanchonetes/restaurantes.
    - Antes de viajar, comprei um capacete Shoei modelo GT-Air. Estou muito satisfeito. Muito silencioso, não embaçou NENHUMA vez, mesmo em manhãs com temperatura de 6 graus, graças ao Pin Lock.
    - Foi minha primeira viagem longa depois de instalar uma bolha da Moto Bolhas. Tenho a modelo Dakar e viajei com o defletor colocado. Adorei. Tirou uma parte da pressão aerodinâmica da minha cara, reduzindo a turbulência e poucas vezes tive que limpar a viseira do capacete. Além disso, ajudou muito no controle do vento em cima de mim. E a roupa..... sujou muito menos!
    - Continua dando pena o estado das estradas de Santa Catarina. O entorno de Blumenau é um terror. Todas as estradas são de mão dupla (claro, com exceção da BR101) e com uma quantidade incalculável de caminhões. Foi onde perdemos mais tempo no deslocamento tanto pelo volume de tráfego quanto pela condição do piso. Eu já tinha notado isso em 2015 quando também passei por lá.

    - A 158 no Rio Grande do Sul também está em más condições. Nem me lembro dos visuais por onde passei, pois só fiquei focado no piso e fugindo das crateras. A Boulevard sofreu prá burro...

    - Também passamos em Fraiburgo pra ver alguma coisa alemã.... outra decepção.
    - A economia realmente está fraca.... a quantidade de caminhões rodando vazios pelas estradas me impressionou muito.
    - Estão fazendo uma mega-obra de contenção de encostas na Serra do Espigão próximo a Monte Castelo. A obra é impressionante. Como o trecho em obras é muito longo, o esquema de Pare/Siga está causando uma espera média de UMA HORA em cada sentido. Demos sorte e esperamos “só” 40 minutos....

    - dei uma bobeada.... uns 200 Km antes de Gravataí paramos para abastecer. Algo me tirou a atenção e não chequei se o frentista tinha fechado a tampa do tanque. Saí da bomba e rodei 40 metros até a porta da lanchonete. Só vi a tampa aberta quando voltei – mas já tinha vazado um pouco de gasolina pela inclinada da curva à esquerda. Fiquei preocupado só com a pintura. Tampei o tanque e joguei água para lavar os restos de gasolina da pintura, etc. Saímos e rodamos até Gravataí para dormir. Como eu checo a moto ao final de cada dia, notei uma coloração diferente em alguns elos da corrente... e só do lado esquerdo..... PÁRA TUDO! Fomos analisar/avaliar. (e ainda bem que foram só 200Km)

    corrente.jpg

    - resultado da análise e correção:

     a gasolina que vazou foi suficiente para lavar a graxa em um trecho da corrente. Rodando com menos graxa, ela sofreu. Mas.... por quê só do lado esquerdo naqueles elos?
     Me dei conta que na última revisão, feita em Junho, na CC, o mecânico deixou o ajuste da corrente mais apertado do lado esquerdo – uma diferença de 1mm em relação ao lado direito.
     Ajustei novamente a folga da corrente, igualando os 2 lados
     Re-lubrifiquei a corrente (aliás fiz isto ao final de cada dia)
    Aparentemente não houve sequelas. Rodei o resto todo da viagem e ao voltar, lavei a moto toda, limpei completamente a corrente, avaliei de novo e as marcas haviam sumido. Menos mal.

    - a tomada do GPS me deu trabalho.... como o diâmetro da tomada da BMW é menor, é necessário usar um adaptador. Mas as 2 peças encaixadas ficaram muito altas e vibravam muito em estradas esburacadas, desligando o GPS toda hora. Vou ter que pensar numa maneira diferente de conectar o GPS à tomada que tem no tanque.

    gps.jpg

    - Fiquei bem satisfeito com a média final de consumo: 20,1Km/litro depois de rodar os 6.000Km. Nada mau.

    VAMOS RODAR!!
    Imagens Anexas Imagens Anexas

  2. #2
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Que show Luiz! Me diverti bastante com seu relato! Passei por quase todos os lugares citados em 2015 e me surpreendeu vc. Mencionar que as estradas em SC estavam ruins... sinceramente não me lembro disso!

    Parabéns pela viagem e tenho cada vez mais certeza que o motociclismo é na verdade um elixir da juventude!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

  3. #3
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Valeu trovão,obrigado por postar.Gosto da maneira sincera como voce escreve, pois temos que ter o senso critico sem ofender ninguém.. Já conheço uma parte dos lugares que voce passou,e gostei muito de Punta e Colonia.Achei o Uruguay bastante caro,como voce relatou.Achei o povo é meio grosseiro,sem paciência com Brasileiro, restaurantes sujos,mas voltarei quantas vezes precisar,tem muita coisa a ser contemplada.
    Parabes aos Condorianos pela viagem.Pingo de inveja rs
    Última edição por sal silva; 31-08-2017 às 09:41.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #4
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Que legal esse passeio... Muito bom o seu relato, Parabéns !!
    Por que não liga esse GPS diretamente na bateria da moto ?? Assim você elimina esse problema dele desligar à toda hora no USB...

  5. #5
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Trovão, quando eu instalei os faróis de milha na minha F800GS, eu fiz uma "derivação" nos fios que alimentam essa tomada do tanque, por baixo da capa do tanque.

    Desse modo, ficou invisível e técnicamente é como se eu estivesse ligando os faróis na tomada auxiliar, só que por baixo, ao invés de um plug encima.

    Você podia fazer isso e deixar um plug do tamanho correto do seu GPS saindo debaixo do tanque. Assim não fica esse trambolho encima do tanque.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  6. #6
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Xará,

    muito legal tua trip!!

    Abçs
    Luiz

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de P.ALMEIDA
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Paulo Cesar de Almeida
    Localização
    Santo Andre
    Moto
    BMW GS 1200 ADV LC
    Posts
    699
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Viajar é tudo de bom, parabéns.

    Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    André, Ice, obrigado pelas sugestões. Eu definitivamente vou fazer uma outra tomada diferente, que não sofra com nenhum tipo de vibração. Tenho o costume de usar um conector de 2 vias muito firme para outros tipos de instalação e acho que "puxarei" os 12V da tomada, como vocês sugeriram, e quando conectar o GPS usarei este conector adicional, que soldarei no circuito interno do conector original do GPS (ali dentro da tomada do GPS tem um circuito eletrônico que serve para identificar quando ele está conectado sómente a uma tomada de 12V, ou a um computador - ligado ou desligado). Mas já abri o conector e deu para ver que é molinho soldar os 2 fios adicionais em paralelo.

    20170829_190249.jpg

    Valeu a dica!
    Abraço
    Trovão
    Última edição por luiztrovao; 31-08-2017 às 16:20.

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de mlbonfim
    Data de Ingresso
    Jul 2015
    Nome Real
    Marcu Loreto
    Localização
    campinas-_SP
    Moto
    f800GS
    Posts
    122
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    Trovão, quando eu instalei os faróis de milha na minha F800GS, eu fiz uma "derivação" nos fios que alimentam essa tomada do tanque, por baixo da capa do tanque.

    Desse modo, ficou invisível e técnicamente é como se eu estivesse ligando os faróis na tomada auxiliar, só que por baixo, ao invés de um plug encima.

    Você podia fazer isso e deixar um plug do tamanho correto do seu GPS saindo debaixo do tanque. Assim não fica esse trambolho encima do tanque.
    Ice,
    Poderias mostrar algumas fotos deste plug? Estou com uma R1200FAZ 2012 e a tomada fica embaixo do Banco. Queria uma próximo do Painel

    Sent from my XT1635-02 using Tapatalk

  10. #10
    Piloto Nível 1 Avatar de willrod81
    Data de Ingresso
    Jan 2017
    Nome Real
    Willian Rodrigues
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    BMW R 1200 GS 2017
    Posts
    194
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Show essa viagem, parabéns!!!
    Eu ainda faço uma dessas.
    Abs


    Sent from my iPhone using Tapatalk

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!