Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: É importante iniciar com moto de baixa cilindrada?

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Nome Real
    Felipe Roberto Palopoli
    Localização
    SP
    Moto
    BMW G310R
    Posts
    8
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    É importante iniciar com moto de baixa cilindrada?

    Galera,

    Estou iniciando agora com moto e, pesquisando na internet, vi diversas opiniões sobre a necessidade de iniciar em moto de baixa cilindrada. Gosto muito de Naked, então, minha ideia inicial era a BMW F800R, mas, pela questão da garupa, já estou enveredando para a F700GS.

    O fato é que, como estou começando, vi muita gente dizer que o ideal é passar um tempo com uma moto de baixa cilindrada e, por esse motivo, estou de olho na G310R para essa fase inicial.

    Alguma luz sobre esse assunto? A empolgação mandaria ir direto na moto maior, mas a prudência... Rsrs..

    Valeu!!

  2. #2
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    A ordem quase sempre é começar com uma 125 cc,por motivos óbvios $$$$,mas se voce tem bala na agulha e é prudente pode começar com uma 700 sem problema.O camarada que é sem noção se mata até com uma mobilete .Eu comecei com uma Xl 250 R cc,na época era um motao.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #3
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Discordo do colega Sal, a chance de um iniciante sofrer ou causar um acidente com uma moto de maior cilindrada e potência é bem considerável. Muitos países de primeiro mundo (Inglaterra por exemplo) regulamentam o tempo de habilitação do condutor X a potência da moto. Uma moto até 300cc e um cilindro é uma moto adequada para quem esta começando.

    Se quiser melhor sua habilidade e correr menos riscos ao pilotar, procure um curso de moto, tipo o Motoschool. Após o curso, você anrtecipara o tempo mínimo necessário para uma moto maior..
    .......

    Opinião de um piloto profissional (Durval Careca)sobre a primeira moto


  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Toledo Pr
    Moto
    R1200GS
    Posts
    68
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Isso eh muito subjetivo.. eh uma pergunta recorrente nos grupos q participo.. eu acho sem sentido comecar numa cg por ex se vc tem bala pra uma bm.. so n recomendo esportivas como primeira moto, quer naked quer bike.. vcn esta acostumado com a resposta abrupta.. acho q uma gs700 esta de bom tamanho se tiver altura. O problema eh o impeto e falta de sensibilidade do acelerador no comeco.. no minimo abs


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  5. #5
    Administrador
    Data de Ingresso
    Aug 2014
    Nome Real
    Jose Eduardo Zaia
    Localização
    Franca - SP
    Moto
    R1200 GSA 2009
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Aprendi a andar de moto numa DT 180, mas minha primeira aquisicao foi uma mobilete na epoca da faculdade. Foi importante para o aprendizado de como se comportar no transito urbano e equilibrio. Depois de 10 anos veio uma Bros,qdo ja estava casado, depois uma Twister... todas motos pequenas ... ate que ha dois anos decidi pela big trail. Muitos me disseram pra partir logo para uma 800 ou 1200 que nao tinha diferenća etc. Peguei uma G 650 contrariando meus amigos. Um deles estava vendendo a Varadero e talvez por isso achei meio tendencioso.
    Gostei da experiencia pois as BT no transito urbano se comportam de forma diferente. Sao maiores e mais largas.
    Evitei pelo menos 3 quedas, parado, por ela ser mais leve e conseguir segurar.
    Nao pegava estrada antes com as pequenas, mas ja rodei uns 25mil km com a G e achei que atendeu bem minhas expectativas e foi possivel adquirir uma boa experiencia.
    Nao adianta ser a pessoa mais prudente do mundo dentro de uma carro e achar que sobre duas rodas sera a mesma coisa. As variantes sao outras. Se o cara nunca andou sequer de bicicleta, vai ter dificuldade em aprender andar de moto.
    So agora, depois de dois anos, vendi a G e ate o final do ano pretendo pegar uma 1200. Acho que fiz a coisa certa.



    Enviado de meu GT-I9300I usando Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Minha primeira moto foi uma Yamaha RD350, a famosa "viuva negra"...comecei pegando pesado...

    Graças a Deus não tive problemas sérios, mas a inexperiência e o ímpeto da juventude me deram algumas cicatrizes de lembrança... rsrsrs...

    Acho o ideal uma moto pequena e leve para o iniciante, por pelo menos um prazo de 1 ano, até pegar todas as manhas da pilotagem.
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  7. #7
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Tudo vai depender muito da pessoa(piloto), experiência no transito vai ter que pegar com uma moto pequena ou com uma media.Hoje em dia a eletrônica,Abs,controle de tração ajudam muito no controle de motos mais potentes.Tempos mudaram,motos mudaram,mas a imprudência e a rebeldia dos jovens continuam a mesma,esse é o grande problema.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  8. #8
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Concordo com quem falou para começar com uma moto com motor menor e mais leve. Pois além da destreza necessária que será adquirida somente na prática, muuuiiiitos quilômetros, há ainda o desafio de você descobrir se efetivamente GOSTA de moto. Como sempre digo, moto não é para quem quer, é para quem gosta!

  9. #9
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por André M. Ver Post

    O cara se diz "profissional", grava um vídeo enquanto está dirigindo o carro e quer dar conselhos para outros?!
    Reparem como ele dirige com apenas uma mão (o carro não é automatico) e com a outra segura o celular para gravar o vídeo.

    Me desculpem a franqueza, mas para mim esse cara é um tremendo babaca, além de mau exemplo.

    No mais, até acho que o correto seria começar com uma moto abaixo da faixa das 300cc, principalmente por causa do peso.
    Quando a gente ainda é inexperiente, tende a se colocar em situações de risco com mais frequencia, e uma moto mais leve é mais fácil de controlar e até de levantar após um tombo.
    Sem contar o fator financeiro. Motos maiores costumam ter as peças bem mais caras.

    Pega uma 125, roda uns dois a três meses com ela, pega as manhas básicas, ai parte para uma maior.
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2017
    Nome Real
    Felipe Roberto Palopoli
    Localização
    SP
    Moto
    BMW G310R
    Posts
    8
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Obrigado pela ajuda, galera! Apesar das diferentes opiniões, todas elucidaram pontos importantes pra mim. No meu caso, depois de pensar um pouco no assunto e ouvir a opinião de pessoas mais experientes, vou iniciar na menor mesmo. Provavelmente a BMW G310R, que não é das menores, mas está longe de ser grande.

    De fato, já ví várias pessoas que começaram com motos grandes e nunca tiveram problemas. Tenho um amigo que iniciou com um RR900, esportiva, e nunca teve nenhum incidente. Por outro lado, tenho um amigo que iniciou com uma NX Sahara 350 e caiu praticamente parado em uma valeta! Kkk.. Aí bate com o que os colegas falaram sobre se colocar em situações de risco e a moto menor ser mais fácil de lidar.

    Muito obrigado pela ajuda! Abraços a todos!!

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!