Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 16 de 16

Tópico: Problemas gerais

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Nome Real
    helvécio
    Moto
    bmw g 650 gs sertão 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Boa tarde pessoal, também sou novo no fórum, meu nome é Helvécio,sou de BH/MG, possuo uma BMW g 650 sertão 2012, acompanho o fórum a uns 2 anos ,comprei a moto justamente pelos relatos que li aqui.
    Porém esse final de semana fui dar uma conferida geral na moto e para minha surpresa vi que o óleo do motor está espumando muito,tenho algum conhecimento em mecânica e estou na dúvida se o motivo é o fluído de refrigeração que está passando para o motor(Retentor da bomba d´agua) ou a qualidade do óleo, porque o óleo não está esbranquiçado, mais está com muita espuma,quando esfria volta ao normal. será que alguém aqui poderia me dar uma opinião a respeito?
    Ficaria muito grato.

Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Moto
    BMW F800R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Helvécio Ver Post
    Boa tarde pessoal, também sou novo no fórum, meu nome é Helvécio,sou de BH/MG, possuo uma BMW g 650 sertão 2012, acompanho o fórum a uns 2 anos ,comprei a moto justamente pelos relatos que li aqui.
    Porém esse final de semana fui dar uma conferida geral na moto e para minha surpresa vi que o óleo do motor está espumando muito,tenho algum conhecimento em mecânica e estou na dúvida se o motivo é o fluído de refrigeração que está passando para o motor(Retentor da bomba d´agua) ou a qualidade do óleo, porque o óleo não está esbranquiçado, mais está com muita espuma,quando esfria volta ao normal. será que alguém aqui poderia me dar uma opinião a respeito?
    Ficaria muito grato.
    Bom, eu posso.

Tive esse problema em duas F800R seguidas e estudei bastante para descobrir o que era.

Não tem nada a ver com passagem de água para o óleo. Também pensei nisso e cheguei a comprar todas as juntas de motor possível.

É simples mas tem que cuidar - quando essas motos andam frequentemente em trechos curtos em que o motor nem chega a aquecer direito, o sistema de circulação dos vapores do óleo para o airbox não abre. Com isso os vapores, em conjunto com a umidade que vem do combustivel sempre um pouco batizadinho, permanecem no motor e formam essa 'maionese' (aliás, você pode pesquisar justamente por esse nome em inglês - maionnaise on oil).

A solução é bem simples - dê um pau nessa moto pelo menos uma vez por semana. Uma horinha de estrada resolve.

Mas... Se não cuidar isso acumula, forma uma borra e bloqueia os circuitos internos. Vai perceber que deu isso quando a vareta ficar difícil de retirar com o motor quente. Vai surgir um vazamento nos parafusos da tampa de válvulas também.

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Administrador
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Nome Real
    Pedro Ravelli
    Moto
    BMW F800R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Bom, eu posso.

Tive esse problema em duas F800R seguidas e estudei bastante para descobrir o que era.

Não tem nada a ver com passagem de água para o óleo. Também pensei nisso e cheguei a comprar todas as juntas de motor possível.

É simples mas tem que cuidar - quando essas motos andam frequentemente em trechos curtos em que o motor nem chega a aquecer direito, o sistema de circulação dos vapores do óleo para o airbox não abre. Com isso os vapores, em conjunto com a umidade que vem do combustivel sempre um pouco batizadinho, permanecem no motor e formam essa 'maionese' (aliás, você pode pesquisar justamente por esse nome em inglês - maionnaise on oil).

A solução é bem simples - dê um pau nessa moto pelo menos uma vez por semana. Uma horinha de estrada resolve.

Mas... Se não cuidar isso acumula, forma uma borra e bloqueia os circuitos internos. Vai perceber que deu isso quando a vareta ficar difícil de retirar com o motor quente. Vai surgir um vazamento nos parafusos da tampa de válvulas também.

Como sempre, mais uma aula. Parabéns Rods!

Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Moto
    BMW F800R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por ravelli66 Ver Post
    Como sempre, mais uma aula. Parabéns Rods!
    Essa questão me intrigou por meses. Nem meu professor de mecânica sabia a que se devia aquela gosminha na vareta de óleo. Troquei óleo duas vezes seguidas com só 1000km para testar se era ele. Testei os circuitos do radiador água/óleo para ver se ali tinha passagem. Nada.

Foi só depois de muita pesquisa em fóruns internacionais que descobri o que era. Aí a moto já estava nesse estágio de entupimento e vazamento na tampa de válvulas. Eu estava programado a abrir o motor todo pra dar jeito nisso quando tive um acidente e deu PT na Alemoa. A seguradora levou ela e o problema junto.

A Blackie chegou a apresentar a mesma gosminha. Mas logo depois eu descobri a causa e tratei antes de qualquer entupimento.

Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jun 2019
    Nome Real
    helvécio
    Moto
    bmw g 650 gs sertão 2012
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Bom, eu posso.

Boa noite a todos , obrigado RodpCastro, também me adiantei e troquei os retentores da bomba e do óleo pra já eliminar essa dúvida ,coloquei retentores de viton, troquei óleo ,filtros , militec, porém ainda sim espuma um pouco, troquei fluído de refrigeração, só não troquei as juntas porque não vazaram, mais vou rodar mais com ela agora e ficar de olho no óleo e fluído do radiador, porque não baixa nível de nada, somente o sabão, li que tem muitos donos da g 310 gs que estão tendo essa mesma situação e os mecânicos autorizados dizem que é normal, nada a preocupar.
    obrigado a todos.

Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Moto
    BMW F800R
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Dá-lhe pau nessa moto e para de andar trechos curtos onde o motor nem.aquece. É só o que precisa.

Permissões de Postagem