Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 31

Tópico: Bateria - qual a durabilidade?

  1. #1
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Bateria - qual a durabilidade?

    Senhores a bateria da minha moto está dando sinais de que não irá durar muito mais...

    A partida começou a ficar “pesada” o que é um indicativo de que a hora de trocar se aproxima!

    A moto vai fazer 3 anos e esta é a segunda bateria. A primeira durou um pouco menos de 1,5 anos e morreu repentinamente.

    Achei muito baixa essa durabilidade, mas sem querer descobri que a culpa pode ser minha...

    Acontece que tenho uma mania... sempre paro a moto engatada e tenho a mania de ligar assim mesmo, com a embreagem acionada.

    Hj fui fazer isso é o motor sequer virou. Coloquei no neutro e ela pegou... pesado, mas pegou!

    O que acham a respeito? Essa mania pode mesmo forçar a bateria? Ou a bateria deveria ser mais potente?


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Acabei de trocar a da Frida, foram 2a10m. Porém, por morar muito perto da Universidade +- 1km sei que deveria ter mais atenção e andar mais kms semanais para poder manter a carga da bateria.


    Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Uma dica antes dela morrer de vez, sempre que possível ou a cada 3 meses desmonte os cabos de ligação limpe e lubrifique os bornes e terminais. Monte-os e aperte firme. Para certeza que sua bateria está em condições meça a tensão e se o valor for inferior a 12, 5 V coloque no carregador em carga lenta pelo tempo equivalente a corrente de carga do carregador x tempo em horas até atingir a capacidade nominal da bateria em Amperes hora. Meça com carga completa(deve estar acima dos 13, 5 V no minimo) a tensão max. Atingida se estiver quente da carga aguarde um tempo. Monte na moto e em ponto morto de a partida com multimetro medindo a queda de tensão no momento da partida. Se a leitura for inferior a 10V significa que sua bateria tem tensão mas não tem capacidade de corrente. Provavelmente devido ao aumento da resistência interna ocasionado pela corrosão entre os contatos vasos internos que por deposição de sulfato de cobre. Grande parte das baterias chega a esse ponto precocemente por mal contato e oxidação nos terminais. Se for esse o caso tem como recuperar. Outro jeito de constatar esse defeito pode ser medindo a tensão ao desligar a moto de um percurso de uns 30 minutos e medir a tensão e anotar. No dia seguinte medir antes de dar partida se a leitura for menor que 0, 1 volt por dia parado é um indicativo que a resistência interna ja está acima do normal e haverá declínio cada vez maior da tensão da bateria.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  4. #4
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Não sabía disso Eraldo! Nunca imaginei que bateria tb tivesse manutenção! Kkkk. Com a moto ligada o painel mostra entre 14.1 e 14.3, as mesmas leituras desde quando era nova. Não tenho certeza qual a voltagem com ela desligada, mas acho que está abaixo de 12.5. Vou verificar! Obrigado!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Uma dica antes dela morrer de vez, sempre que possível ou a cada 3 meses desmonte os cabos de ligação limpe e lubrifique os bornes e terminais. Monte-os e aperte firme. Para certeza que sua bateria está em condições meça a tensão e se o valor for inferior a 12, 5 V coloque no carregador em carga lenta pelo tempo equivalente a corrente de carga do carregador x tempo em horas até atingir a capacidade nominal da bateria em Amperes hora. Meça com carga completa(deve estar acima dos 13, 5 V no minimo) a tensão max. Atingida se estiver quente da carga aguarde um tempo. Monte na moto e em ponto morto de a partida com multimetro medindo a queda de tensão no momento da partida. Se a leitura for inferior a 10V significa que sua bateria tem tensão mas não tem capacidade de corrente. Provavelmente devido ao aumento da resistência interna ocasionado pela corrosão entre os contatos vasos internos que por deposição de sulfato de cobre. Grande parte das baterias chega a esse ponto precocemente por mal contato e oxidação nos terminais. Se for esse o caso tem como recuperar. Outro jeito de constatar esse defeito pode ser medindo a tensão ao desligar a moto de um percurso de uns 30 minutos e medir a tensão e anotar. No dia seguinte medir antes de dar partida se a leitura for menor que 0, 1 volt por dia parado é um indicativo que a resistência interna ja está acima do normal e haverá declínio cada vez maior da tensão da bateria.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
    Perfeito Eraldo.Cara, o grande problema destas baterias originais seladas da Heliar é que elas acabam secando rápido demais e não tem o que fazer.Comprei uma Moura(selada),mas ela não é lacrada como a heliar,ela vem com a solução separada para ser ativada no momento da instalação.Achei melhor,pois assim posso tirar a tampa "lacre" e completar com agua.Tenho certeza que vai durar o dobro da outra,mas tem que ficar de olho,como nas baterias antigas.Sem manutenção Heliar é o carvalho,só nos automóveis que elas funcionam.Abrax
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Piloto Nível 3 Avatar de sascencio
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Nome Real
    Sílvio
    Localização
    São José dos Campos-SP
    Moto
    BMW F800 GS Trophy
    Posts
    559
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Nas motos que já tive, a maioria teve durabilidade de 2 anos, independentemente do tipo de uso e da marca da bateria (Yuasa, Moura, etc..)

    Na F800GS, está mantendo essa média. Atualmente estou usando uma bateria da Motobatt há 1 ano. Até agora, beleza...
    *** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********

  7. #7
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Sempre duraram mais de 5 anos as baterias das motos que tive (xt660 2006 comprada em 2010 com bateria original rodei 44. 000 km e vendi em 2013 sem trocar nada só mesmo velas e filtros e uma relação e a bateria firme e ainda tinha alarme da positron)a BMW 1200 2007 tb. Durou 5 anos foi trocado ano passado. A única que derretia uma bateria por ano foi a falcon. Se ficasse 5 minutos com a ignição ligada ja era a bateria ate que coloquei uma bateria selada de alarme de 9 Amperes e passei 2 anos sem pensar em bateria e vendi a moto com ela.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Acabei de trocar a bateria original Moura da minha F 800 gs, durou 3 anos e 11 meses. Rodo com a moto 3 a 4 vezes por semana na cidade, porém distâncias curtas. Optei dessa vez pela bateria Yuasa.

  9. #9
    Piloto Nível 4 Avatar de P.ALMEIDA
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Paulo Cesar de Almeida
    Localização
    Santo Andre
    Moto
    BMW GS 1200 ADV LC
    Posts
    699
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Roma, a minha ADV é 14-15 e a bateria durou uns 3 anos, sempre dei a primeira partida no N e sem acionar a embreagem. Uso a moto 2 vezes por semana apenas. Paguei uns $ 600 na Yusa. Tudo normal agora.

  10. #10
    Piloto Nível 2
    Avatar de luiztrovao
    Data de Ingresso
    Jun 2013
    Nome Real
    Luiz Alves Rodrigues
    Localização
    Sao Paulo / Aiuruoca
    Moto
    F800GS
    Posts
    370
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Troquei a minha agora em julho quando a moto completou 4 anos. So troquei porque fui viajar pra longe e não queria ter uma surpresa desagradável no meio da viagem. Mas ela nunca deu indicação de que estava fraca. Detalhe: como não uso a moto no dia a dia sempre usei o carregador/ mantenedor para não arriscar que a carga estivesse muito baixa. Faço o mesmo com os carros e minhas baterias nunca duram menos de 3 anos.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!