Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 93

Tópico: R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã

  1. #21
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Simplesmente eles querem grana cada vez mais as coisas fabricadas hoje em dia projetam até a vida útil da peça então nao existe mais nada que seja eterno. São feitas para determinada kmtragem e uso. Se vc tem consciência que tudo tem de ter manutenção e o faz acaba estendendo sua vida útil. Um primeiro ex. Disso vi a uns 25 anos atrás logo que comecei a trabalhar com refrigeração. Tinha de ter uma bomba de vácuo para fazer um serviço próximo ao de fábrica. Só que naquela época era um absurdo tal bomba. É fui a um alemão que recondicionava compressores e ele me disse de um compressor rotativo inventado na década de 50 que as geladeiras enferrujavam inteira e o compressor não quebrava de jeito nenhum. Resultado a fábrica faliu pois produtos duravam demais. Tenho um desses compressores rotativos que foi minha primeira bomba de vácuo retirado de uma geladeira no ferro velho. So tive de trocar o relé. Tem uns 50 anos e ainda funciona. Isso deve ser regra no planejamento do produto de qualquer fábrica hoje em dia . Só não fica explícito para os consumidores. Quando compramos uma BMW achamos que junto ao elevado valor que pagamos está implícito uma qualidade excepcional. Só que não cada vez mais os processos industriais reduzem custos e materiais e é exatamente por isso que tudo quebra. O controle de qualidade antigamente era caríssimo. Hoje vem a esfarrapada garantia pós fabricação vc se lasca atrás dos direitos para consertar o que não deveria ter quebrado precocemente e os fabricantes embolsam grana do controle de qualidade e enganam o consumidor fazendo propaganda que seus produtos tem garantia. Se não quebrassem não precisavam ter garantia.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  2. #22
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    E quanto mais antiga for sua BMW se bem cuidada a chance de ter uma quebra e menor em comparação com as novas
    Eraldo

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  3. #23
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8

    R1200GSA 2015 - Revisão dos 70k - Atenção ao Cardã

    Lembro de um documentário sobre saga do desenvolvimento do cvt pela Nissan com conversor de torque se não me engano. Levaram 20 anos, com o mesmo chefe da equipe. Era pane atras de pane. Em uma delas, um disco de aço ou ferro fundido de 1,5 cm de espessura simplesmente quebrava no meio e eles não entendiam o porquê. Daí, com um microscópio, perceberam um unico atomo de algum elemento entrava em contato com o oxigenio, causando oxidação no processo de moldagem da peça em altas temperaturas. Começaram a fazer num sistema a vacuo, e a quebra acabou, pois a peça não entrava mais em contato com o oxigênio.

    Dito isso, fico pensando em lotes de peças fundidas em não conformidades. Quando trabalhei na Gm isso acontecia muito. Alguns clientes nossos, pois vendiamos para todas as montadoras, devolviam o lote todo de peças....outros naum.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  4. #24
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marco Antonio Possenti
    Localização
    Dois Vizinhos-PR
    Moto
    R1200GS ADV LC / AGRALE ELEFANTRE 30.0
    Posts
    179
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Olá pessoal...

    A questão da quebra no cardã ocorre na parte mais vulnerável, a cruzeta...nela temos elementos móveis, que por sí só já apresentam desgaste, somando a oxidação e falta de inspeção, aí temos estes resultados.

    Como a BMW tinha fama de ser uma moto indestrutível, lógico que a turma cai de pau em cima.

    Como já falado pelo outro colega, uma revisão anual está de bom tamanho e resolve o problema. Tem vários vídeos na net de como inspecionar. Qualquer um pode inspecionar. Se apresentar problemas, aí, sim vai pra oficina...

    Saudações

  5. #25
    Piloto Nível 2

    Avatar de AD-1512
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Alessandro Diaferia
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200 GS Adv Triple Black 2012
    Posts
    286
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Revisão dos 70k feita na oficina FS Motos.

    A FS é uma oficina multimarcas que conheço desde a época da Vstrom, mas nunca havia usado os serviços que tem ótimos comentários, além de uma lavagem especial onde a moto é desmontada praticamente inteira e até a sujeira futura é limpa! kkk

    Deixei a moto na segunda feira, dia 5 e peguei agora a pouco. O que foi feito...

    Amortecedor de direção que havia vazado - Foi substituído à base de troca por outro. Problema resolvido!


    Sensor de pressão do pneu traseiro que não funcionava - Trocado a bateria e tudo está funcionando corretamente.


    Cardã - Este foi o ponto assustador... pelos vários relatos que li a respeito, pedi que abrissem e lubrificassem o eixo cardã e hoje vi o vídeo da desmontagem que logo logo estará no youtube... Muito assustador... Minha sugestão aos proprietários de motos com cardã é que peçam para abrir e verificar o sistema pelo menos cada 10/20k. O custo é baixo e evitará um problema bem mais sério. Para vcs. terem uma idéia não tinha nenhuma graxa e estava bem oxidado, além de água no interior e ferrugem. Tudo foi lubrificado e devidamente engraxado. Esta é uma manutenção que farei em todas as revisões.


    Embreagem - com a primeira engatada e a embreagem totalmente acionada, eu sentia um "pulsar" quando acelerava... Com a troca do óleo e lubrificação do sistema, tudo voltou ao normal.


    Pastilhas - As dianteiras havia trocado aos 50k e estavam novas. As traseiras que havia trocado aos 10k foram substituídas. Duraram 60k e ainda rodariam mais um pouco.


    Óleo - Foi colocado o Motul 7100 e tocado o filtro.

    Filtro de Ar - Estava ótimo. Apenas limpou.


    Foi ainda trocado o fluído de freio, de embreagem, óleo do cardã.


    Lavagem - aqui é um capítulo à parte... Fiz a chamada "Lavagem pós expedição" onde a moto é desmontada e até os escapes ficam brilhando. Essa lavagem é bem carinha (R$ 600,00), mas nada me foi cobrado de mão de obra da revisão (que seria R$ 300,00). No fim, acho que foi muito vantajoso.

    A conta final...

    Óleo Motul 700 - 4 litros x R$ 98,00 = 392,00
    Filtro HF - R$ 75,00
    Lavagem + Revisão - R$ 600,00
    Cardã - limpeza/manutenção - R$ 200,00
    Fluídos Freios / Embreagem - R$ 105,00
    Óleo Cardan - R$ 70,00
    Amortecedor de Direção - R$ 1.050,00
    Sensor roda traseira - R$ 120,00
    Pastilha traseira - EBC - R$ 190,00
    Total - 2.802,00!


    Criei este album compartilhado para as imagens, já que estranhamente tudo ficou de ponta cabeça...

    Clique aqui

    E aí, o que acham?
    Muito bom o alerta, Roberto!
    Não sei se há alguma diferença para as GS ar/óleo, mas o princípio geral da manutenção vale pra tudo.
    Agora, me lembro de vários relatos aqui no Fórum sobre problemas na coifa. Será que isso não aconteceu com a sua tb, ainda que em menor extensão? Enfim.
    Sobre a lavagem pós expedição, embora seja uma providência cara, acho que deve ser feita periodicamente. Acho que é investimento, desde que bem feita, com confiança e reapertos medidos no torquímetro, etc.
    Fiz uma na minha em julho do ano passado foi detectada a perda de um parafuso que prende o motor, bem como o desgaste excessivo em outros dois, que estavam sem aperto adequado. Isso só foi constatado pq tiraram o tanque e verificaram. A solução foi fazer um helicoil, uma molinha que serve pro parafuso ter aperto. Sem querer mudar o rumo do tópico, dou esse exemplo concreto da importância de uma lavagem mais detalhada, de vez em quando, a menos que baixe o mesmo santo do Eraldo (rsrs!!! Eu chego lá...) aqui e essas paradas apareçam pra gente resolver ...
    Abs!



    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  6. #26
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Que maravilha de trabalho!

    Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

  7. #27
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Boa noite Cerqueira o problema é que é uma moto e o risco de causar acidente com o eixo girando é grande. Pois gira lateralmente se enrolar em alguma coisa pode derrubar a moto e condutor. Já a corrente gira no sentido do deslocamento da moto e risco e menor. Se a posição do cardan fosse na mesma direção da roda(central) talvez fosse aberto. Nas motos mais antigas era uma haste mais fina e sem o túnel.
    Eraldo



    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
    Legal Eraldo!!

    Até meu Chevette 74 tinha cardã e não enchia tanto o saco.

    Essa coifa deveria ser removível com facilidade.

    Abçs
    Luiz

  8. #28
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Citação Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    Tens razão, mas creio ser por estética e segurança. Porém, o que acho curioso nesta "novela" dos cardãs, é por quê eles tem quebrado?
    É que em função disso, muita gente abre, vê uma oxidação superficial e se assusta. Mas, vamos lá, se oxida é porque entra água ou humidade. O que eu questionaria a Bmw se tivesse uma 1200 é, aquele compartimento é estanque ou não? Se for por quê e onde há falha na estanqueidade?
    Se não for o caso, uma oxidação superficial então é aceitável e certamente não causaria a quebra. Daí novamente a pergunta, por quê quebra? É muito fácil diante de uma peça quebrada ver se quebrou por fadiga (ficou algum tempo no processo de falha) ou quebrou por colapso pontual, travou e rompeu por exemplo. Aí foi uma causa pontual que precisa ser conhecida!
    Enfim, essa paranóia no cardã deve ser rastreada e o modo de falha identificado corretamente! Senão, as vantagens do cardã que são propagadas como maciez na tocada, CONFIABILIDADE, e durabilidade foram para o espaço. Pois vejo colegas falando em lubrificar, desmontar etc,,,, regularmente.
    Bem, espero ter ajudado.
    Valeu Márcio!!

    Em um post mais a frente, um amigo comenta que o maior índice de quebra e na cruzeta, que em geral é uma peça de fácil reconhecimento quando no fim da vída útil, seja por vibração, folga ou barulho.

    Penso que deveria ter uma inspeção mais fácil quanto ao desgaste...ainda que desmontar o "diferencial" traseiro para uma checagem não seja o fim do mundo.

    Abração!!
    Luiz

  9. #29
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    A primeira vez demorou uns 25 minutos. Agorá em 10 minutos desmonta tudo. Demora um pouco para encher com óleo novo o diferencial pra não escorrer nada pra fora. Para remontar tudo depois de limpo e engraxado mais uns 20 minutos para apertar com atenção no torque correto usando o bits certo pra não estragar os parafusos. A cada 10000 km em toda troca de óleo do motor.
    Eraldo.

    Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

  10. #30
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2016
    Nome Real
    DANILO HENRIQUE GUERREIRO
    Localização
    Formosa do Oeste
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    73
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    O tipo de problema que eu vi foi a quebra da cruzeta, lado oposto ao cambio, era uma gs 2012 com 107 mil km. A tocada do piloto é meio forte (off, corre muito e umas empinadas). Só acho que essas cruzetas deveriam ter um bico para engraxar.

    Sobre a oxidação externa eu vejo como normal, quando faço manutenção na minha passo uma mão bem fina de graxa eu toda extensão do cardã, nunca mais tive oxidação. A minha é uma gs 2012 com 97k km.

Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!