Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 23

Tópico: Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Sep 2020
    Nome Real
    Carlos Eduardo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200 GS
    Posts
    2
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Lightbulb Problema com Cardã BMW R1200 GS LC 2013 em Diante

    Boa noite amigos.


    Sou proprietário de uma R1200 GS Premium 2013 LC (Liquid Cooled).


    Meu objetivo com esse post é mostrar para proprietários ou futuros proprietários o problema crônico que tive com o veículo.
    Primeiramente gostaria de dizer que a moto é linda, possui ÓTIMA ciclística, com motor e suspensão "ESA" dando ao piloto 100% de controle sobre o veículo. A impressão é que você está andando sobre um colhão de ar de dão macia que é.



    Em 2018 com apenas 30.000 km a moto me deixou na mão apresentando falha no eixo cardã.

    Para minha surpresa descobri que é comum os modelos à partir de 2013 terem esse tipo de problema. Entra água dentro do braço da balança traseira, e o entalhado do eixo cardã trabalha debaixo d'água.

    Ao levar a moto na concessionária tive um orçamento absurdo de quase R$ 9.000,00 no eixo cardã, sem contar a mão-de-obra.

    Lamentável uma moto que na época custava na casa dos R$ 80.000,00 ter esse tipo de problema com baixa kilometragem.
    A BMW não cria um plano de revisão na peça à cada 5.000 ou 10.000 km à fim de desmontar e engraxar a peça, muito menos um recall para resolver de vez o problema. Oficinas paralelas já fazem esse serviço, eu fui desavisado mesmo.



    Resolvi o problema recuperando o eixo cardã, e fazendo um furo no braço para permitir a água sair lá de dentro. Além de engraxar a peça regularmente.
    Apesar de todo esse inconveniente, me parece que é só esse o ponto fraco dessa moto.
    Se você for um proprietário desavisado já dê uma olhada à fim de evitar danos maiores.



    Quero deixar algumas considerações aqui no fórum:
    1: Não entrei em rio ou enchente com a moto ok? Peguei chuva moderada e forte sim, mas isso não devia ser um problema pra essa moto.
    2: Na mesma época que isso aconteceu meu colega ficou preocupado e resolvemos desmontar a moto dele (R1200 Adventure 2009 com 110.000 km) quee ainda tinha graxa novinha na cor branca dentro do braço.
    3: Tem vários relatos de outros proprietários do modelo LC que tiveram o mesmo problema.



    00.jpeg
    01.jpeg
    02.jpeg
    03.jpeg
    04.jpeg
    05.jpeg
    13.jpeg
    14.jpeg
    16.jpeg
    18.jpeg
    20.jpeg
    21.jpeg
    Última edição por Iceman; 16-09-2020 às 01:40. Razão: correção e add fotos

  2. #2
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Muito bom, parabéns pelo trabalho, infelizmente a BMW peca neste quesito tão importante a revisão d cardã
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  3. #3
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Infelizmente, como já mencionei aqui no fórum, o problema no cardã das R 1200 GS LC a partir de 2013 e R 1200 GSA LC a partir de 2014, são comuns.

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    A água entra pelas coifas do monobraço da balança.
    Lavar a moto com Wap e Kärcher normalmente é a causa da entrada de água, não só ai nas coifas, mas detona com os contatos elétricos da ignição, punhos, etc.

    Fazer um furo para sair água me parece errado. Melhor sanar o problema e sua origem e não causar outro.
    Problemas recorrentes:
    - coifa com borracha ressecada e trincada.
    - coifa mal montada nas sedes e nos encaixes e sem graxa internamente.
    - lavar com jato de alta pressão diretamente sobre as coifas.

    Algumas observações pelo que ví nas fotos e entendo que na fase de montagem:

    - os eixos estriados devem ser lubrificados com graxa a base de cobre Castrol Optimoly TA. Ele evita que o eixo estriado cole. Deve ser usada também nas conexões tipo ponta e bolsa dos escapamentos e também na rosca das sondas Lambda. Vendida em CC BMW, tubo de 100ml e não custa caro. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.

    - coifas devem se revestidas/lambuzadas internamente com graxa Staburags NBU 30 TPM. Essa graxa foi desenvolvida especialmente para a BMW para esta aplicação pela Klüber da Alemanha. Esta informação e especificação consta do Manual de Serviço BMW.
    Você encontra essa graxa no ML, quem a vende em potes pequenos é o Possenti, aqui do nosso fórum, mora em Curitiba.

    - as juntas universais tipo cardã não necessitam ser engraxadas, ela é selada, lambuzar as juntas por fora só faz sujeira ao girar. Essa graxa da Molykote que a foto mostra deve ser utilizada em juntas que possuam bico graxeiro, para lubrificar suas partes internas e seus retentores permitem a saída da graxa velha. As juntas do eixo da BMW não possuem bicos graxeiros, portanto não há o que lubrificar.

    Como já citei algumas vezes aqui, faço parte de dois fórums na Alemanha, dedicados exclusivamente a motos BMW. Não existem relatos ou reclamações recorrentes de problemas com as juntas cardã por lá. Mesmo aqui no Brasil existem relatos esparsos.

    Fazer as manutenções periódicas previstas em manual e inspeções visuais frequentes é muito importante, em qualquer modelo de moto e fabricante.
    Inspecione o posicionamento correto das coifas, o estado do material borracha e não lave com jato de alta pressão.

    Usar graxas e óleos recomendados pela fábrica em manual de serviço eu diria que é obrigatório, a menos de situações de emergência.
    Achismo é técnica perigosa, de boas intenções o inferno está cheio
    Última edição por Gnegraes; 14-09-2020 às 10:36.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bom dia Carlos,
    Bem vindo,
    Esse assunto já foi amplamente discutido no fórum....
    A falha na manutenção pela CC é um fato. E o uso de máquinas de jato de água para lavar tbem é um fato. E no manual consta a orientação para não utilizar jatos de água muito forte para a limpeza, tem toda a orientação.
    Com essa orientacao, mais uma verificação, limpeza e lubrificação anual, vc dificilmente terá problemas com a moto....
    Cardam, punhos, conexões elétricas, iluminação tudo isso suporta as vezes até a um mergulho em água, dificilmente suporta o jato de água com pressão.

    É só cuidar agora....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  6. #6
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Por mais que eu tente entender, não entra na minha cabeça o motivo da BMW não inserir a verificação/lubrificação do carda nas revisões... uma coisa tão besta que sanaria inúmeras reclamações...

    O carda da minha antiga GSA abri pela primeira vez aos 60k kms e parecia um lago internamente...

    Depois disso cada 10k kms sempre abri e lubrifiquei. Vendi a moto com 120k kms sem nenhum problema.

    Outra coisa... as coifas novas tem um arame interno, coisa que a antiga não tinha.

    No mais, a moto é um espetáculo.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Por mais que eu tente entender, não entra na minha cabeça o motivo da BMW não inserir a verificação/lubrificação do carda nas revisões... uma coisa tão besta que sanaria inúmeras reclamações...

    O carda da minha antiga GSA abri pela primeira vez aos 60k kms e parecia um lago internamente...

    Depois disso cada 10k kms sempre abri e lubrifiquei. Vendi a moto com 120k kms sem nenhum problema.

    Outra coisa... as coifas novas tem um arame interno, coisa que a antiga não tinha.

    No mais, a moto é um espetáculo.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Exatamente isso!
    Muito bem colocado.

  8. #8
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Nesse assunto eu não sei para que santo eu rezo.
    Em tese, o cardã não requereria manutenção "preventiva". Se assim não fosse, acredito que a BMW - que é uma marca conceituada - incluiria nos procedimentos de revisão, até para "ganhar mais dinheiro". A Triumph não tem manutenção desse tipo que estamos falando (desmontagem completa), somente a troca do óleo, como é feita também na BMW (ao menos na época em que tive a TEX).
    Como minha moto fez 20 mil km, fui atrás de informações para tomar a decisão.
    Na CC disseram o que relatei acima, mas seu eu quisesse fazer o serviço, ficaria em pouco mais de R$ 2 mil. Perguntei porque tão caro e a resposta foi a troca das duas coifas, que custam cerca de R$ 500 cada. Indaguei sobre o reaproveitamento delas e me informaram que a forma de prendê-la não aconselha o reuso.
    Informaram ainda que em toda revisão é feita a inspeção visual para ver se há algum rompimento que indicaria necessidade de manutenção corretiva.
    Também fui atrás de mecânicos "não oficiais", mas conceituados. Um me pediu R$ 400 pelo serviço. Perguntei de peças, ele disse que não trocaria nenhuma e apenas pediu para pagar à parte a graxa que usaria. Confesso que fiquei desconfiado se não estaria aumentando o risco de ter problemas futuros.
    Acabei não fazendo o serviço em lugar nenhum. Vou acompanhar mais um tempo e pesquisar um pouco mais. Lavo a moto a cada 6 meses ou mais e acompanho a forma como é feito. Talvez isso minimize a possibilidade de eu ter problema.
    Não achei relato desse tipo fora do Brasil.
    Última edição por EvertonM; 14-09-2020 às 19:19.

  9. #9
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Everton ,
    Este fórum é pra troca de experiências, portanto, analise o que já foi postado à respeito e garanto que será feliz.....

    Sds

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  10. #10
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Então, Reiner. Tenho lido tudo que encontro a respeito do assunto, inclusive o que foi postado aqui neste fórum.
    Mas, como disse, ainda assim tenho dúvidas. Sou um tanto "by the book" na manutenção da moto e se os engenheiros concluíram que não precisa do procedimento - desde de que tomados os cuidados já citados - eu não tenho a competência necessária para chegar a conclusão diferente. Daí minha busca por conhecimentos que me auxiliem no discernimento.
    Todavia, uma coisa é certa: se fizer o serviço, precisarei encontrar alguém que me passe confiança - infelizmente aqui no DF tem muito curioso que se acha mecânico.
    Mas, cadum, cadum - pois o importante é ser feliz.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!