Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42?

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Aprubem
    Data de Ingresso
    Jun 2017
    Nome Real
    alex pinto rubem
    Localização
    Petrópolis
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    86
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7

    Kit relação F800GS 17/42 ou 16/42?

    Como fazer essa escolha. Sei que 16 ou 17 significam o número de dentes do pinhão. Mas qual colocar na F800GS? Não encontrei essa especificação no manual.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  2. #2
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final.

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de Aprubem
    Data de Ingresso
    Jun 2017
    Nome Real
    alex pinto rubem
    Localização
    Petrópolis
    Moto
    BMW F800 GS
    Posts
    86
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por André M. Ver Post
    Alex, você pretende alongar a relação final da F 800 gs ? O pinhão 16 é o que vem na moto de fábrica. Na minha ex f 800 gs coloquei coroa 41 e pinhão 16, ficou ótimo para estrada sem perder muito torque em baixo giro para trechos off road. Alguns colegas aqui do fórum usam coroa 42 com pinhão 17, o que alonga ainda mais a relação final.
    Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons?


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  4. #4
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Pessoal,
    Até entenderia alongar a relação de motos trail de baixa cilindrada, mas da 800 eu não consigo ver qual é a vantagem.
    No off road técnico e no trânsito lento nas cidades, bem como em ultrapassagens, penso que seria desvantajoso.
    Abs,
    We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL

  5. #5
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por Aprubem Ver Post
    Coroa e pinhão da marca Sunstar são bons?

    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço.

    Citação Postado originalmente por Henri Ver Post
    Pessoal,
    Até entenderia alongar a relação de motos trail de baixa cilindrada, mas da 800 eu não consigo ver qual é a vantagem.
    No off road técnico e no trânsito lento nas cidades, bem como em ultrapassagens, penso que seria desvantajoso.
    Abs,
    Henri,

    Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve)

    Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem.

    Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra.

    Abraços
    Última edição por André M.; 12-06-2018 às 00:05.

  6. #6
    Piloto Nível 4
    Avatar de Henri
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Henrique
    Localização
    Brasília
    Moto
    F800 GS 3Black
    Posts
    698
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por André M. Ver Post
    Tem que descobrir se a coroa é aço 1045; 1049... acredito que o mesmo fabricante possa ter mais de uma opção de aço.



    Henri,

    Na minha opinião a F 800 gs vem com a relação final muito curta para estrada, já que visa também atender a turma do off road. Como ela tem muito torque em baixa, alongar um pouquinho a relação final privilegiado as estradas, acaba sendo vantajoso ao meu ver. ( lembrando que eu viajo sem garupa, sem bauleto e sou bem leve)

    Eu optei na época em diminuir somente um dente da coroa, para não comprometer subidas de serra e passeios um pouco mais off que possam surgir em uma viagem.

    Na prática a moto ficou um pouco mais econômica, a vibração em velocidade cruzeiro diminuiu um pouco também. Na cidade o toque em baixa da f 800 da conta de sobra.

    Abraços
    Oi Andre,
    Tb acho que cada um deve escolher a melhor opção para si.
    Entretanto, depois de rodar mais de 50 mil km de estradas no Brasil e 5 países da A. Sul com a GS 800, eu temeria ter uma relação mais longa.
    Os ventos de 70 km/h na Patagônia, os passos de 5 mil metros de altitude na cordilheira dos Andes, bem como o ripio solto e grosso da Ruta 40 exigem mais torque e menos giro, e a relação alongada pediria uma marcha mais baixa, prejudicando o rendimento da moto - não apenas o consumo - na estrada.
    Na minha, coloquei a relação de correia (mas com os dentes originais), depois que minha corrente original, com 20 mil km, foi danificada pelo ripio boliviano.
    A correia já tem 30 mil km, e mesmo com 2 mil km de ripio, está como nova. Deve durar 100 mil.
    Abs,

    0133B4AE-EB2E-447F-A81D-3984C0E89EF8.jpeg
    Última edição por Henri; 12-06-2018 às 01:10.
    We must be willing to get rid of the life we’ve planned, so as to have the life that is waiting for us. —JOSEPH CAMPBELL

  7. #7
    Piloto Nível 3 Avatar de André M.
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    André M.
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    R 1200 GS Triple Black
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Henri, concordo com você, tudo depende do roteiro, se eu fosse para o Jalapão por exemplo, poderia optar por colocar uma coroa com um dente a mais do que a original.

    Lembrando que um dente a menos na coroa corresponde mais ou menos a meio dente a mais no pinhão. o que não é uma mudança drástica. A moto não fica pedindo troca de marcha a toda hora (na subida por exemplo.)

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!