Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Dúvida - Substituição lâmpada lanterna / freio por LED

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de ravelli66
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Nome Real
    Pedro Ravelli
    Localização
    Itapevi
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7

    Dúvida - Substituição lâmpada lanterna / freio por LED

    Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

    Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

    Abraços!

  2. #2
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito.
    Citação Postado originalmente por ravelli66 Ver Post
    Bom dia caros amigos, tudo certo? Minha lâmpada de freio queimou novamente, e dessa vez resolvi adquirir uma lâmpada de LED da Osram, de muito boa qualidade por sinal. Porém, ao ser instalada, além de o aviso de LAMP ficar aceso no painel, ela ficou com um comportamento estranho, acendendo a "segunda fase" sozinha, como se de tempos em tempos eu acionasse o freio.

    Li a respeito, e descobri que devido ao LED utilizar menos energia que lâmpadas convencionais, esse comportamento poderia ocorrer, e que uma forma de contornar esse problema, seria instalar um resistor na fiação antes do soquete da lampada. A minha pergunta é: Alguém já fez isso? Vale a pena? Ou compensa conviver com a queima dessas lampadinhas safadas e trocar de tempos em tempos mesmo?

    Abraços!
    De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 1 Avatar de ravelli66
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Nome Real
    Pedro Ravelli
    Localização
    Itapevi
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk


    Baita explicação, mesmo tendo falado grego pra mim... mas me deu um norte com certeza! Vou pesquisar a respeito! Obrigado por enquanto!

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de ravelli66
    Data de Ingresso
    Feb 2018
    Nome Real
    Pedro Ravelli
    Localização
    Itapevi
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    55
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Existe no mercado já pronta para uso lâmpadas led com circuito canceller que produz a mesma corrente como se a lâmpada fosse incandescente. Já vem com o resistir soldado no circuito com o devido dissipador de calor. Pra aproveitar essa que vc já tem tem de fazer uma conta pra calcular a corrente e o valor da resistência que somada a corrente da lâmpada led se aproxime ou iguale a corrente original do circuito da moto. Dívida a potência da lâmpada original em W pela tensão do circuito vc ter a a corrente total. retire dessa corrente a corrente que a lamp. led consome. A corrente que sobra deve passar pelo resistir em paralelo. Com a forma.U=R×I como JÁ TEM A TENSÃO QUE É A DA MOTO e a corrente use a fórmula e obtenha o valor do resistor a ser ligado em paralelo no circuito. De uma encapsulada no resistor e ligue ao circuito da fiação da lâmpada deve funcionar normal.
    Eraldo

    Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk


    Eraldo, boa tarde! Pesquisei a respeito, e encontrei esse vídeo:



    Seria esse o procedimento? Claro, que farei uma instalção mais "limpa", mas a idéia é essa?

    Obrigado novamente meu amigo!

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    O LED gasta menos energia que a lampada incandescente, o resistor funciona porque dissipa energia, igualando o gasto, então o sensor não percebe que você trocou a lampada. Só tome cuidado com onde você vai fixar o resistor, porque ele esquenta bastante. Faça um teste antes, deixe o pisca funcionando um minuto ou mais e veja o quanto aquece, ai você vai ter uma ideia de onde vai colocar.
    Outra solucao é trocar o relé. Ja vi em sites gringos o relé que se adapta a essa trocar de lampadas e envia sempre a informacao correta pra central.
    Exemplo: (tem que procurar o especifico para a sua moto, claro)

    https://www.ebay.com/itm/3-Pin-Elect...AAAOSwTuJYvW6f



    Abraçao




    Sent from my iPad using Tapatalk

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!