Para quem pretende ir ao Uruguai, caso não saibam, seguem informações da viagem que realizei esse mês:
- saída de Limeira para Joinville (650 km pela Régis Bitencourt)
- Joinville > Guaíba (mais 650 km) - escolhi Guaíba porque fica fora de Porto Alegre e você terá que passar por lá no dia seguinte, com isso ganha um bom tempo de estrada.
- Atualmente os pedágios no estado de RS estão com passagem livre para carros e motos, passe pelas cabines.
- Guaíba > Punta del Este via Chuí (720 km) - na fronteira apresentação do RG e mais nada, nem pediram o documento da moto, nem a carta verde que é obrigatório.
- nesse trajeto a velocidade máxima indicada na estrada em solo uruguaio é de 90 km, porém ninguém anda a 90 km, todo mundo vai de 110 a 120 km/h, tranquilamente.
- outra informação é que moto não paga pedágio no Uruguai, deve passar pela direita junto ao acostamento.
- Punta del Este > Montevideo (140 km)
- Montevideo > Guaíba via Jaguarão pela ruta 8 (foram 800 km). Essa estrada é muito bonita pelo interior, bem conservada e bom ritmo de velocidade. Na saída do Uruguai, tem que devolver a papeleta que recebeu na entrada do país para que dêem baixa, ou carimbar o passaporte quem não apresentou o RG.
- Guaíba > Joinville (650 km)
- Joinville > Limeira via Sorocaba (cabeça da anta)(650 km)
Gasolina: no RS é bem mais cara que em SC, e quanto mais perto da fronteira, mais caro chegando a R$ 5,69/l. No Uruguai não adianta procurar posto mais barato que outro, todos trabalham tabelado em UYU 54,95 (pesos uruguaios), o que é bem caro, mas a gasolina mais "simples" que eles tem lá é a de 95 octanas; tem outra de 98 octanas, nem pensei em colocar, pois minha moto não está acostumada kkk
Somando as km de estrada com os passeios totalizei 4400 km.
Recomendo essa trip.
Abraços