Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 40

Tópico: Sobre o eixo cardã

  1. #21
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Acredito que o Guilherme (Gnegraes) conhece alemão, então, por gentileza, talvez pudesse fazer uma resumo para a gente...

    Everton,

    Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.

    Ainda acho esta informação muito absurda:

    "Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

    Só fazer um furo? Por onde sai, entra também... acho que aumenta e muito o problema, já que não mencionam válvula de borracha tipo bico de pato.
    Trocar cardã com 60.000km?????
    O citado ISTA é um software inglês para scanners. Como pode um software fazer um teste em um mecanismo que não possui sensores e não está conectado a nenhum módulo eletrônico da moto????


    Minha opinião pessoal a respeito deste "problema" chamado eixo cardã:

    As motos BMW a partir do momento que instalaram amortecedores traseiros, tiveram de introduzir juntas tipo cardã nas extremidades do eixo de transmissão e dotadas de coifas de borracha, devido ao movimento da suspensão e de sua caixa de redução de engrenagens instalada na roda traseira, na década de 30 do século passado. Isso em 1937, há 85 anos atrás. Antes, como não havia suspensão traseira, o eixo de transmissão permanecia alinhado entre a saída do câmbio e a caixa de redução de engrenagens montada na roda traseira.

    Nunca se relatou no passado problemas com as juntas cardã como ocorre nos últimos recentes anos. Isso depois de terem produzido milhões de motos...

    Mudou a tecnologia mecânica para pior? Caiu a qualidade da BMW? A BMW insiste em um erro por pura teimosia por 8 décadas? Tenho absoluta certeza que não, mas exatamente o contrário, tudo melhorou.

    O que mudou drasticamente é que a geração atual de motociclistas tem outra percepção sobre o que é uma motocicleta.
    Hoje ele sobe na moto, dá a partida e saiu rodando.
    Antigamente todos faziam inspeções frequentes no estado geral da moto e muitos a própria manutenção, seja por gosto sobre mecânica, seja por obrigação, dada a falta de oficinas. Eu pessoalmente me apaixonei por mecânica aos 15 anos de idade quando tive minha primeira moto.
    Hoje os motociclistas mal calibram os pneus, que devem ser verificados semanalmente (variação da temperatura do ar = variação da pressão).

    Sem querer ofender ninguém, por favor (já tirando o pino da granada...), mas hoje é a tal propalada "geração Nutella", que nasceu manuseando botões de controle de alguma coisa, desde a TV, passando por videogames, computadores, até o celular de hoje, num mundo totalmente virtual.
    Motos são um veículo ainda primitivo, onde nos sentamos ou deitamos sobre um motor e que se mantém de pé em movimento pelo efeito giroscópico das suas rodas...
    Queiramos ou não, é um veículo que necessita de cuidados e manuseio totalmente diferentes de um automóvel.
    E isso passa por entender sobre o que é uma moto sobre a qual nos sentamos e pilotamos em alta velocidade.
    Para saber se há algo de errado, é necessário saber como funciona e por que as coisas são assim.
    O brasileiro ainda tem uma característica cultural especial: ignora solenemente todo e qualquer Manual de Produto, desde um liquidificador até um automóvel. Isso explica uma parte dos problemas também.
    Última edição por Gnegraes; 30-06-2022 às 10:20.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #22
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.
    Valeu, Guilherme !

  3. #23
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2021
    Nome Real
    ALBERTO BERNARDES
    Localização
    Piraquara PR
    Moto
    R1200GS e 650GS
    Posts
    22
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Oi Guilherme,
    Veja o video do Piu, para mim o melhor em BMW, ele mostra a circular em alemão.

    https://www.facebook.com/PIUMOTORRAD...06221653813231

    Abraços

  4. #24
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por alberto dy Ver Post
    Oi Guilherme,
    Veja o video do Piu, para mim o melhor em BMW, ele mostra a circular em alemão.

    https://www.facebook.com/PIUMOTORRAD...06221653813231

    Abraços

    Oi Alberto,

    Eu vi o vídeo do Piu, mas não dá para ver nada do documento.
    Pedí a ele que me mande por e-mail, mas até agora nada....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #25
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Everton,

    Já enviei ao Rodrigo meu e-mail para que me envie o texto, estou aguardando.

    Ainda acho esta informação muito absurda:

    "Quando a moto tem ate 2.000 km, somente fazer o furo, mais nada, se a moto tem mais que 60.000 km, trocar o cardan. para as motos que estao entre 2.000 e 60.000 km, efetuar o teste conforme manual 33 73 002. Esta funçao esta disponível no ISTA a partir da versão 4.35.40.

    Só fazer um furo? Por onde sai, entra também... acho que aumenta e muito o problema, já que não mencionam válvula de borracha tipo bico de pato.
    Trocar cardã com 60.000km?????
    O citado ISTA é um software inglês para scanners. Como pode um software fazer um teste em um mecanismo que não possui sensores e não está conectado a nenhum módulo eletrônico da moto????


    Minha opinião pessoal a respeito deste "problema" chamado eixo cardã:

    As motos BMW a partir do momento que instalaram amortecedores traseiros, tiveram de introduzir juntas tipo cardã nas extremidades do eixo de transmissão e dotadas de coifas de borracha, devido ao movimento da suspensão e de sua caixa de redução de engrenagens instalada na roda traseira, na década de 30 do século passado. Isso em 1937, há 85 anos atrás. Antes, como não havia suspensão traseira, o eixo de transmissão permanecia alinhado entre a saída do câmbio e a caixa de redução de engrenagens montada na roda traseira.

    Nunca se relatou no passado problemas com as juntas cardã como ocorre nos últimos recentes anos. Isso depois de terem produzido milhões de motos...

    Mudou a tecnologia mecânica para pior? Caiu a qualidade da BMW? A BMW insiste em um erro por pura teimosia por 8 décadas? Tenho absoluta certeza que não, mas exatamente o contrário, tudo melhorou.

    O que mudou drasticamente é que a geração atual de motociclistas tem outra percepção sobre o que é uma motocicleta.
    Hoje ele sobe na moto, dá a partida e saiu rodando.
    Antigamente todos faziam inspeções frequentes no estado geral da moto e muitos a própria manutenção, seja por gosto sobre mecânica, seja por obrigação, dada a falta de oficinas. Eu pessoalmente me apaixonei por mecânica aos 15 anos de idade quando tive minha primeira moto.
    Hoje os motociclistas mal calibram os pneus, que devem ser verificados semanalmente (variação da temperatura do ar = variação da pressão).

    Sem querer ofender ninguém, por favor (já tirando o pino da granada...), mas hoje é a tal propalada "geração Nutella", que nasceu manuseando botões de controle de alguma coisa, desde a TV, passando por videogames, computadores, até o celular de hoje, num mundo totalmente virtual.
    Motos são um veículo ainda primitivo, onde nos sentamos ou deitamos sobre um motor e que se mantém de pé em movimento pelo efeito giroscópico das suas rodas...
    Queiramos ou não, é um veículo que necessita de cuidados e manuseio totalmente diferentes de um automóvel.
    E isso passa por entender sobre o que é uma moto sobre a qual nos sentamos e pilotamos em alta velocidade.
    Para saber se há algo de errado, é necessário saber como funciona e por que as coisas são assim.
    O brasileiro ainda tem uma característica cultural especial: ignora solenemente todo e qualquer Manual de Produto, desde um liquidificador até um automóvel. Isso explica uma parte dos problemas também.
    Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

    Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

    Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

    A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

    Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

    Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

    Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

    Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  6. #26
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Poisé, Roberto. Penso como você. Teria que haver essa previsão no plano de manutenção.
    Dias atrás a CC de Goiânia estava anunciando a manutenção do cardã por R$ 400. Pedi informações acerca da perda da garantia (por fazer esse serviço na própria concessionária), mas não tive uma resposta satisfatória. Acabei não fazendo - minha moto está com 9.000 kms (GSA 1250, 2021/2022, sem o "furo").
    Estou ansioso para saber o que vão dizer na revisão de 10.000 kms, pois vou solicitar que façam a manutenção do cardã.
    Eita história comprida !!

  7. #27
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

    Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

    Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

    A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

    Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

    Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

    Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

    Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

    Oi Roberto,

    Existem duas falhas na Fábrica de Manaus: as 1200 / 1250 mais recentes tem sido montadas sem graxa nas coifas e sem graxa nos estriados.
    Estas falhas são a meu ver GRAVES, pois "danificam" o sistema de transmissão das motos.

    A falta de graxa nas coifas já foi comunicada a fábrica pela CC MacLarty Maia (ex-Caltabiano) através do Gerente de Pós Venda.
    Mencionei a ele a falta de graxa nos estriados, não sabia desta falha e me disse que iria abrir chamado na fábrica. Não sei se o fez e se surtiu efeito.

    Você está coberto de razão em afirmar que exigir que o usuário deva verificar, é um absurdo. Mas é o que está ocorrendo.

    O ponto que quero chegar é que uma falha no procedimento de montagem na fábrica aliado a falhas nas manutenções preventivas são os culpados pelos problemas, não o sistema mecânico em sí.
    Como disse anteriormente, eixo com juntas cardã e coifas de borracha estão em uso nas BMWs há mais de 8 décadas sem problemas, a não ser mais recentemente.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #28
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Guilherme, nessa não vou concordar contigo…

    Não entendo absolutamente nada de mecânica e a coisa mais complexa que já fiz na moto foi calibrar os pneus… kkkkkkk

    Sempre segui o manual em todos os detalhes e em tese, a moto deveria estar perfeita.

    A primeira vez que abri o carda me assustei com o estado que ele estava. Mesmo na minha ignorância sei que o atrito de metal com metal não costuma dar certo. Desde então mando abrir e lubrificar cada 10 ou no máximo 20k.

    Quando comprei a 1250, abri com 20k e não tinha absolutamente nenhuma graxa… zero…

    Nesta semana mostrei as fotos para o consultor da Gran Brasil e aparentemente ficou abismado com a falta de graxa.

    Na minha opinião, há um erro talvez na montagem e com certeza no plano de manutenção da moto.

    Não acho,razoável exigir que o proprietário verifique.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Excelentes colocações Roberto. Concordo em 100%.
    Nada como sentir na pele para ter a real noção do problema. Meu cardã quebrou comigo rodando dentro da cidade (Dei graças a Deus, pois se tivesse sido numa viagem o stress seria muito maior) e a moto com 100% das revisões em dia. A marca recolheu e fez a troca do conjunto em garantia. Gosto muito da moto mas idolatrar a marca como se fosse perfeita passa longe de minhas pretensões.
    Depois que a moto saiu da garantia fiz todas as revisões em oficina de confiança e sempre solicitando a inspeção do cardã.
    Na próxima revisão a balança do cardã já seria furada por opção minha e agora com essa nova normativa da marca só me resta dar boas risadas .

    Diogo Maia

  9. #29
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

    Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

    A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...

  10. #30
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    O que me intriga é a teimosia em resolver algo extremamente simples... Basta engraxar corretamente na montagem e colocar no plano de manutenção.

    Qdo fiz a manutenção do cardã da minha lá no Val em Rio Claro, o processo inteiro levou pouco mais de 10 minutos... algo muito simples.

    A BMW prefere essa discussão do que colocar no plano de manutenção... Vai entender a lógica...
    Simples, e muito.
    E depois que um cardan com poucos mil km der zica vai dar trabalho para o dono.

    Entendo assim: é uma mudança radical do procedimento até então seguido pela fábrica.

    É como se fosse uma admissão de que o procedimento anterior estava errado.
    Para algumas empresas isto é difícil.

    Luiz Baum

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!