Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234
Resultados 31 a 34 de 34

Tópico: Filtro de combustivel auxiliar.

  1. #31
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    All,

    No site alemão de BMWs do qual faço parte há pouco tempo, consegui a informação que há muito tempo me intrigava: Filtro de Combustível.
    Ele existe sim, mas não está visível e também não é possível trocá-lo. A informação da Alemanha é que ele é life-time, mas nossos colegas de lá são sarcásticos ... yes, it's life-time, but the life is too short....

    Na foto abaixo vocês vêem um bomba fora do tanque:

    Anexo 10172

    O filtro se localiza dentro da cabeça da bomba, a parte preta da peça. Após passar pelo filtro preenchem o reservatório branco de combustível que está abaixo. Do fundo dele sai a mangueira espiralada que se conecta com a sucção da bomba de pressurização de combustível.

    Na foto abaixo vai a foto dessa bomba desmontada: o filtro parece ser confeccionado em lã de rocha, com inúmeras dobras de forma circular para aumentar a área de passagem da gasolina. A gasolina entra pelo lado externo , passa pelo filtro e entra no tubo central:

    Anexo 10173

    Muitos já devem ter tido problemas de falta de combustível no motor, parecendo ser um defeito da bomba, mas se este filtro comatar (entupir), não haverá gasolina nos bicos injetores.

    Mas há uma boa notícia: é possível limpar este filtro sem retirá-lo da carcaça da bomba.
    A limpeza é feita através de retro-lavagem, utilizando-se uma mistura de 75ml de solvente para limpeza de bico injetor, dissolvido em 500ml de gasolina premium.
    Primeiro se deixa o corpo da bomba completa imersa nessa solução por uns 15 minutos, para amolecer a sujeira.
    Depois com o auxílio de uma seringa grande, se faz a retro-lavagem do filtro, repetindo 3 vezes a operação.
    O sentido de injeção da mistura é o oposto do fluxo normal da gasolina. A cada retro-lavagem usar uma nova mistura de solvente e gasolina.

    Aqui vai um pequeno filme mostrando toda a operação: https://www.youtube.com/watch?v=v7w6d6YrWv0

    Acho que deveríamos fazer a limpeza a cada 50k. Não vale a pena esperar comatar o filtro.....

    Acredito que esta operação de limpeza possa ser feita em vários modelos de motores, onde não existe filtro de combustível de linha e descartável.

    Gosto muito da idéia deste filtro da Guglatec. Monta-se no bocal do tanque e a gasolina é filtrada assim que abastecemos. Tem a grande vantagem que podemos inspecionar e trocar caso esteja muito sujo.

    https://guglatech.it/en/
    Guilherme,para as LCs será que sao iguais?Bem bacana .
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  2. #32
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Guilherme,para as LCs será que sao iguais?Bem bacana .
    Sal,

    Eu acredito que sim. Dei uma busca nas bombas das F800 e o conjunto pareceu igual. Para ter certeza, tem de entrar no site ETK1 (Eletronische Teilen Katalog 1) da BMW e com os últimos 7 dígitos do teu VIN, verificar o componente da tua moto.
    A informação que tenho é que nos últimos anos todas as 12XX GSX tem esse modelo, mas precisa verificar no catálogo de peças.
    O video do cara está bem detalhado, com todos os cuidados necessários. Acho que é só seguir o roteiro....
    Última edição por Gnegraes; 11-04-2019 às 16:43.

  3. #33
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Sal,

    Eu acredito que sim. Dei uma busca nas bombas das F800 e o conjunto pareceu igual. Para ter certeza, tem de entrar no site ETK1 (Eletronische Teilen Katalog 1) da BMW e com os últimos 7 dígitos do teu VIN, verificar o componente da tua moto.
    A informação que tenho é que nos últimos anos todas as 12XX GSX tem esse modelo, mas precisa verificar no catálogo de peças.
    O video do cara está bem detalhado, com todos os cuidados necessários. Acho que é só seguir o roteiro....
    Obrigado,vou tomar coragem e ver se consigo limpar isso.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #34
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2016
    Nome Real
    DANILO HENRIQUE GUERREIRO
    Localização
    Formosa do Oeste
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    73
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Tive alguns problemas de afogamentos com a gs1200 (ar), com a moto depois de quente, quando a rotação caia a moto desligava.
    Há algum tempo eu tirei os injetores e pedi para um amigo mecânico que fizesse uma limpeza neles. Melhorou muito, mas ainda tinha algumas oscilações em lenta com motor quente. Pela lógica o problema é relacionado com alguma parte do sistema de admissão de combustível.

    Esse post me motivou a desmontar tudo e fazer a limpeza do filtro, a moto esta com 95 mil km podia ser que o filtro que obstruiria a passagem de combustível.

    Nas primeiras fotos foi a sujeira que saiu do primeiro ciclo de retro lavagem. Usando gasolina e aqueles aditivos para limpeza de bicos injetores, que são vendidos em posto de combustível.

    Aproveitando tirei o tanque fiz a limpeza interna dele para tirar a sujeira de fundo. O fundo de tanque coloquei numa garrafa pet e deixei decantar, com um imã era possível manipular a sujeira dentro da garrafa, da mesma forma que era possível mexer a sujeira que saiu do filtro retro lavado.

    A terceira foto é o pré-filtro da bomba, que por atrito com o próprio tanque corroeu a malha e fiz a troca. Tem um modelo de filtro de carro que da certo, da Chevrolet Blazer Pick Up / S10 anos 95 A 98, é o mesmo encaixe, mesmo formato, a diferença é o comprimento 16mm maior e custa em torno de 14 reais.

    Ao todo demorei 3 dias para fazer toda a limpeza, pois enquanto não parou de sair sujeira não parei de repetir os ciclos. Sempre deixando o sistema com a solução de limpeza dentro por algum tempo, inclusive deixava de um dia para o outro com o liquido dentro para ir soltando a sujeira.

    Todo o procedimento teve custo de 48 reais.

    Ainda não tive tempo de rodar para ver se parou de afogar, quando souber responder posto aqui.



    20190416_153313.jpg20190416_153304.jpg20190417_123115.jpg

Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!