Página 17 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 71516171819 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 161 a 170 de 196

Tópico: F850 GS - Potencia

  1. #161
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Márcio,
    Sinceramente não sei se as peças são tão mais caras que as da BMW.....
    O problema é que o nosso poder aquisitivo está deteriorado, o que o europeu e, geral paga, enfiando a mão no bolso sem doer, para nós é difícil.
    Comer na Alemanha em restaurantes por exemplo, é muito mais barato que aqui, na Espanha e Portugal então nem se fala, é de graça...
    Vc tem razão em tudo que falou, e adiciono os altos impostos daqui e da pequena escala da ktm aqui. Isso faz os preços explodirem


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  2. #162
    Piloto Nível 1 Avatar de JuniorNM
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Nivaldo Junior
    Localização
    Campinas
    Moto
    BMW F800gs
    Posts
    78
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Aqui vai o meu relato:

    Fui proprietário de uma F800GS 2013 por 4 anos, gostava muito da moto. Quando saiu a F850GS na Europa fiquei aguado para comprar uma, Acabei adquirindo uma ainda na pré venda, e admito que quando saíram as notícias de que a moto teve sua potência reduzida, quase desfiz o negócio.

    Fui procurar alternativas como a Tiger 800 XCa, Explorer 1200 e a própria GS 1200, fiz o teste drive em todas e também na F850GS quando ficou disponível.

    Na minha opinião, a R1200GS é imbatível, mas um pouco cara para o meu bolso, a Tiger 800 não nega a sua origem mais esportiva com o ronco “fininho” e o torque aparecendo só em altas rotações, a Explorer foi a que menos gostei, “anda” menos que a Tiger 800 de saída, mas tem mais final, não vale a diferença de preço para a 800.

    Mantive minha decisão na 850GS por varias razões: rodas raiadas sem câmara, suspensão dinamic ESA, painel TFT, design, etc. Bia parte da eletrônica embarcada na 1200GS está presente na 850GS.

    Posso dizer que não me arrependo nem um pouco, apesar da potência reduzida, a F850GS surpreende pelo torque em baixas rotações, a moto é fantástica, não sou o tipo de piloto que quer andar a 200 km/h em uma Big trail, sendo assim a “falta” de potência, não me atrapalha em nada, pelo contrário, a nova GS parece muito mais forte que a anterior, arranca mais, é mais manobrável, e é um pouquinho mais baixa (acredito que 20 mm) o que me passa mais segurança que a anterior devido a minha altura de 1,78.

    Enfim estou com a moto a apenas duas semanas e ainda não destravei os modos PRO de pilotagem.

    Espero ter ajudado os indecisos com o meu relato.

    Abraços,


    Sent from my iPhone using Tapatalk

  3. #163
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    JuniorNM, grato pelo seu relato e parabéns pela moto nova.
    Não sou igualmente piloto para andar a 200km, mas tenho algumas dúvidas sobre essa moto.
    15 cv a menos em uma moto de 215 kg não dá para dizer que não farão falta. Ela está arrancando mais porque colocaram uma coroa enorme, o que exigiu a retirada do cavalete central para a corrente não dar interferência nele. Outra coisa, fico pensando nestes 15 cv e portanto 5cv a menos que a f 800 quando estou viajando com garupa e bagagens em ultrapassagens, em aclives e agora ainda temos 1 litro a menos de gasolina porque dizem que ela (as europeias com 95 cv) ficaram mais econômicas.
    Continue por favor nos passando suas impressões, assim vamos conhecendo essa moto de uma maneira correta, com o aval de um proprietário!
    Abraço

  4. #164
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    JuniorNM, grato pelo seu relato e parabéns pela moto nova.
    Não sou igualmente piloto para andar a 200km, mas tenho algumas dúvidas sobre essa moto.
    15 cv a menos em uma moto de 215 kg não dá para dizer que não farão falta. Ela está arrancando mais porque colocaram uma coroa enorme, o que exigiu a retirada do cavalete central para a corrente não dar interferência nele. Outra coisa, fico pensando nestes 15 cv e portanto 5cv a menos que a f 800 quando estou viajando com garupa e bagagens em ultrapassagens, em aclives e agora ainda temos 1 litro a menos de gasolina porque dizem que ela (as europeias com 95 cv) ficaram mais econômicas.
    Continue por favor nos passando suas impressões, assim vamos conhecendo essa moto de uma maneira correta, com o aval de um proprietário!
    Abraço
    All,

    Existe sempre uma grande confusão entre duas "entidades" presentes em motores à explosão de combustão interna: torque e potência.
    Vou tentar ser o menos técnico possível na linguagem, visto a maioria aqui não ter formação em engenharia.

    Normalmente na utilização de nossos veículos, sejam motos ou automóveis, o que se utiliza em 95% do tempo de condução é o torque.
    O torque é o responsável por vencer os atritos internos do motor, do câmbio, do sistema de acionamento da roda de tração (engrenagens + corrente de rolos, polias e correia dentada ou eixo cardã), o atrito interno dos pneus devido à deformação deste (como curiosidade, quando se calcula as perdas de um veículo em movimento, a parcela de perda dos pneus é calculada como se os pneus estivessem eternamente subindo um pequeno degrau de altura exatamente igual à deformação do pneu em contato com o solo...), o arrasto aerodinâmico do veículo e as rampas ascendentes que o veículo precisa se movimentar (vulgarmente conhecido como morro acima...). Quanto maior o torque disponibilizado pelo motor e as reduções do câmbio, mais facilidade o veículo terá em vencer todos esses ditos "obstáculos" e manter o veículo andando. Isso é fácil de entender pelo funcionamento do câmbio (manual ou automático). Quando o veículo precisa de mais força para vencer um obstáculo, uma subida p/ex., reduzimos para uma marcha mais "baixa" e com isso disponibilizamos mais torque na(s) roda(s). O câmbio é um sistema mecânico que permite dosarmos o torque requerido pelo veículo. Trocando em miúdos, Torque = Força.

    Potência interessa quando se necessita acelerar o veículo, seja retirando-o da imobilidade, seja para aumentar sua velocidade.
    Carros e motos esportivas tem alta potência por motivos muito claros: aceleração e que seja a maior possível.

    Tratores, caminhões, etc, usam normalmente motores de ciclo Diesel pelo fato que estes motores disponibilizam taxas elevadas de torque, para uma mesma potência de comparação com um motor de ciclo Otto (gasolina, álcool, etc). Além de serem motores mais robustos, com menos invencionices, gadgets e sisteminhas para dar pau na hora errada. Por este motivo tenho carros a diesel há muitos e muitos anos. Precisam fazer Força para movimentar toneladas de peso...

    O relato que muitos de vocês tem feito aqui de test rides da nova F850, mostram que o desempenho da moto é muito satisfatório, já li que alguns dizem ter desempenho melhor que o modelo anterior, o que não duvido.

    Não podemos esquecer que temos Bigtrails. Se nosso desejo fosse velocidade final e aceleração, compramos a moto errada, deveria ser uma BMW S1000 RR ou uma Ducati Panigale Testaestretta...

    Mesmo assim nossas Bigtrails tem um desempenho primoroso e de fazer inveja a muitas motos por aí. A minha é uma R1200GS a Ar, "só" tem 104 HP e mesmo assim faz e 0-100km/h em 3,8 segundos... preciso mais que isso? Sinceramente digo que não.

    Aprendam a usar o torque da forma correta e vão ser muito felizes. Tem coisa mais gostosa do que se topar com uma subida e basta dar uma pequena enroladinha no cabo e ela dispara morro acima, sem precisar cambiar??? Eu adoro essa sensação de força que as BMWs disponibilizam, gosto muito mais que as acelerações absurdas que muitas motos tem (sei o que isso significa, fui um Ducatisti..)
    Última edição por Gnegraes; 12-03-2019 às 16:50.

  5. #165
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Blz de explicação, acrescento apenas a importância das curvas mostrando quando e como cada uma ( potência e torque) é entregue.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  6. #166
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    Blz de explicação, acrescento apenas a importância das curvas mostrando quando e como cada uma ( potência e torque) é entregue.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Já que você tocou nesse assunto, veja abaixo a curva de Potência / torque vs rotação do Motor Boxer 1150cc.

    É muito claro que o torque ideal se situa entre 3200rpm e 5700rpm. Conhecendo essa curva, caso a rotação caia abaixo de 3500rpm, está na hora de reduzir a marcha...

    Torque vs Rotação Motor Boxer 1150.jpg



    >>>> O site é alemão e dedicado a motores boxer da BMW, um primor de informações técnica. Para os versados na língua pátria da BMW, o alemão, vejam que belo site com informações técnicas sobre motores BMW.
    Clique na figura que ela abre ampliada. Bom divertimento....

    https://www.powerboxer.de/

    Aqui o link para diferentes temas do motor:

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...ahl-drehmoment

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...-und-zeitpunkt

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...rch-mehr-sprit

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...g-ganz-einfach

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...t-ansaugrohren

    https://www.powerboxer.de/theorie-te...-in-der-praxis
    Última edição por Gnegraes; 12-03-2019 às 20:48.

  7. #167
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Pessoal,

    Já que estamos falando em torque, vamos analisar a curva do motor BMW boxer 1150 a ar

    Torque vs Rotação Motor Boxer 1150.jpg

    A curva do torque em função da rotação do motor é a linha azul.
    Notem que característica fantástica o motor boxer BMW tem: o torque varia muito pouco entre uma rotação baixa e a máxima do motor, entre o mínimo de 80Nm e o máximo de 98Nm, sendo que o máximo torque obtido a meia rotação de 5500rpm. O importante é que a variação do torque ao longo do regime de rotações é quase constante. Perfeito !!!!
    Isso é excelente e confortável ao se pilotar, pois vence qualquer obstáculo quase sem necessidade de se reduzir muito as marchas.
    É o que chamamos de uma curva de torque quase "plana".
    Última edição por Gnegraes; 13-03-2019 às 18:43.

  8. #168
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    F850 GS - Potencia

    Seria legal comparar as curvas da f800 com a f850!
    Talvez as curvas da f800 tenham comportamento "do tipo " da g1150, e as da f850 sejam mais próximas entre seus pontos de inflexão.....
    Se for isso, haverá aderência a minha suposição anterior.
    Última edição por MarcioT; 12-03-2019 às 23:32. Razão: err

  9. #169
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por MarcioT Ver Post
    Seria legal comparar as curvas da f800 com a f850!
    Talvez as curvas da f800 tenham comportamento "do tipo " da g1150, e as da f850 sejam mais próximas entre seus pontos de inflexão.....
    Se for isso, haverá aderência a minha suposição anterior.
    Márcio,
    Neste caso qualquer análise de curvas de torque seria improdutivo, visto que aqui no Brasil o remapeamento do chip leva o motor a um funcionamento diferente dos outros, não dá para comparar os dois motores da F800 e F850.
    Com certeza o torque também se reduziu, havendo por isso a compensação na relação coroa x pinhão mais reduzida.
    A meu ver o único prejuízo fica por conta da retirada do cavalete central.

  10. #170
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    F850 GS - Potencia

    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Márcio,
    Neste caso qualquer análise de curvas de torque seria improdutivo, visto que aqui no Brasil o remapeamento do chip leva o motor a um funcionamento diferente dos outros, não dá para comparar os dois motores da F800 e F850.
    Com certeza o torque também se reduziu, havendo por isso a compensação na relação coroa x pinhão mais reduzida.
    A meu ver o único prejuízo fica por conta da retirada do cavalete central.
    Aparentemente há uma diferença em torno de 0,6 kgfm para a F850gs a 6500 rpm, mesmo regime para máxima potência. Na versão original, encontra-se a máxima potência a 8250 rpm.
    A F800gs encontra máximo torque a 5750 rpm e potência máxima a 7500 rpm.
    Enfim a F850gs se não me engano é mais pesada, tem apenas 0,6 kgfm a mais de torque, 5 cv a menos de potência. Portanto no conjunto da obra, fora a eletrônica de demais gadgets ficou praticamente a mesma moto aqui no Brasil. O que não é ruim, pois a F800gs é uma boa moto. Mas com 1litro a menos de gasolina. A moto na versão original é efetivamente outra moto.
    Enfim, minha premissa inicial não estava errada.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Última edição por MarcioT; 13-03-2019 às 13:00.

Página 17 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 71516171819 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!