Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 16 de 16

Tópico: Calibragem dos Pneus e combustível indicado.

  1. #11
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Penso que a gasolina é como nosso alimento.

    Os médicos falam para evitarmos gorduras, açúcares e carboidratos. Falam que não podemos beber e temos que comer com moderação. Essa é a recomendação, mas a prática é bem diferente...

    Nas motos a situação é a mesma. A indicação é a Podium, mas na prática vai qualquer coisa... Kkkk

    Pensando que nossas motos foram feitas para cruzar o mundo, não acho viável a orientação quanto ao abastecimento especial, já que em muitos locais simplesmente não há escolha... É abastecer ou ficar à pé.

    Normalmente abasteço com gasolina comum e nas poucas vezes que utilizei Podium, não vi nenhuma diferença, exceto pelo preço.

    Não tenho nenhum conhecimento técnico mas na minha leiga opinião os 25 (ou27) % de etanol são muito mais prejudiciais do que qualquer aditivo.

    Concordam?

  2. #12
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Penso que a gasolina é como nosso alimento.

    Os médicos falam para evitarmos gorduras, açúcares e carboidratos. Falam que não podemos beber e temos que comer com moderação. Essa é a recomendação, mas a prática é bem diferente...

    Nas motos a situação é a mesma. A indicação é a Podium, mas na prática vai qualquer coisa... Kkkk

    Pensando que nossas motos foram feitas para cruzar o mundo, não acho viável a orientação quanto ao abastecimento especial, já que em muitos locais simplesmente não há escolha... É abastecer ou ficar à pé.

    Normalmente abasteço com gasolina comum e nas poucas vezes que utilizei Podium, não vi nenhuma diferença, exceto pelo preço.

    Não tenho nenhum conhecimento técnico mas na minha leiga opinião os 25 (ou27) % de etanol são muito mais prejudiciais do que qualquer aditivo.

    Concordam?
    Concordo, comparo a BMW GS a um Italiano que vem fazer turismo no Brasil,ele tem o paladar refinado, sabe escolher os alimentos orgânicos e de muita qualidade. Ai senta em um restaurante e pede um bife a Parmegiana, que vem com carne de cavalo, regado a um molho de tomate enlatado e um queijo mussarela do mais vagabundo.
    As BMW são feitas para rodar o mundo, exceto no Brasilkkkk.Lamentável.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Nome Real
    Vincenzo Corrado
    Localização
    Bento Gonçalves
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    37
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Já passai a experiencia do bife alla parmigiana e posso confirmar que é exactamente assim 
    Mas a experiencia mas triste foi com a pizza. A primeira vez que pedi uma piza perguntai de fazer "alla romana" que tem tomate, mozzarella e 2-3 anchovas. O cara coloco uma camada de 2 cm de anchovas de péssima qualidade, tão salgadas que não consegui comer, depois ficai chocado quando vi a pizza com chocolate e outras coisas assim, depois pagai um 40 R$ pra uma pizza media que achai um absurdo, mas agora, depois tempo que moro aqui passai o trauma e agora estou bem.
    Voltando sobre o assunto da gasolina posso dizer que não precisa muito conhecimento técnico pra entender o seguinte: a característica mas importante de um combustível é o poder calorífico, o seja quanto calor gera queimando. Esse calor è transformado em energia mecânica então em potência no motor. A gasolina pura tem poder calorífico de 10.370 Kcal/kg e peso específico de 770 Kg/m3, então um litro de gasolina, o seja 770 gramas é capaz de gerar 7.985 Kcal. O etanol (combustível de origem vegetal) tem poder calórico de 5.950 Kcal/Kg e peso específico de 811 Kg/m3, então um litro de etanol pode gerar 4.825 Kcal.
    È` claro que se misturamos gasolina e etanol podemos calcular o poder calórico que depende da percentagem de etanol na mistura, então com 0% de etanol (gasolina pura) temos 7.985 Kcal/litro, com 10% de etanol o poder calórico fica 7.669 Kcal/litro e com 27% fica 7132 Kcal/litro (o seja uma redução de 10% respeito a gasolina pura. Se a fabrica mede a potencia utilizando gasolina pura (como acho que faz, visto que a potencia declarada na Europa e 85 CV, como aquela declarada no Brasil) já pra isso temos uma dedução da potencia real de 8,5 CV.
    Sem contar que o etanol puro não existe, o etanol comercial tem 90% de etanol e 10 % de água. E isso naturalmente comporta uma ulterior redução de poder calorífico, sem contar que a água, pra vaporizar precisa de muita energia (542 Kcal/kg), então a redução de potência e ainda maior.
    Falai só do efeito de etanol sobre a potência, não entro no assunto do efeito do etanol sobre a durabilidade pra não assustar a gente.
    Posso dizer o seguinte (também se não vii de pessoa), quando a gasolina è carregada no tanque da carreta e toda a mesma (o seja uma gasolina comum padrão, já misturada com etanol), antes de sair do posto de abastecimento um cara pergunta ao motorista quanta gasolina carregou e que tipo de gasolina quer (comum, aditivada, premium) e joga no tanque um certo numero de baldes de aditivos se o cara quer aditivada o premium (repito um amigo me contou isso mas não vi de pessoa e não tenho evidencias).
    No final, assim como precisamos aceitar que comemos coisas adulteradas e cheias de agro-tóxicos, precisamos aceitar que a nossa amada motinha funciona com esta pseudo-gasolina, abastecer com comum, aditivada o premuim tam faz, funciona mesmo (assim como nos não vamos morrer na hora depois comer agro-tóxicos). Pessoalmente colocai sempre comum e ainda hoje nunca passai problemas.
    Só gostaria pagar gasolina e comprar gasolina e não etanol, se a gente quer consumir etanol compra um carrinho FLEX e anda com ele.
    Salutos e até mas.

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Daniel Wesley VB Rocha
    Localização
    Curitiba
    Moto
    BMW F 850 GS Adventure
    Posts
    10
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Show de bola!

  5. #15
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jul 2021
    Nome Real
    KARLUF RONDON BORRALHO
    Localização
    Cuiabá - MT
    Moto
    F800 GS Adeventure
    Posts
    8
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Junior#21 Ver Post
    Pessoal, como comentei no tópico de apresentações, peguei minha Trophy hoje e gostaria de saber quantas libras devo usar nos pneus, tendo em vista que peso 75kg e nunca ando com garupa, somente com o Topcase com uns 3kg.

    Outro detalhe, o antigo dono me disse que era pra usar somente gasolina Pódium, mas logo na vinda de SP já não deu certo, tive que abastecer com a V-Power da Shel se não iria ficar sem gas.
    O que me dizem, gasolina comum ou aditivada só comprometeria o desempenho ou outras coisas também?
    Referente a calibragem dos pneus, estão debaixo do banco, basta retirar e observar na etiqueta próximo ao local de inserir a chave, ou consulte o manual.
    Quanto o combustível, por falta de "PADRONIZAÇÂO" da quantidade, tipo, etc..., dos aditivos, que variam de acordo com cada "MARCA", sugiro uso de gasolina comum, preferencialmente de rede/postos de confiança.

  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Karluf Ver Post
    Referente a calibragem dos pneus, estão debaixo do banco, basta retirar e observar na etiqueta próximo ao local de inserir a chave, ou consulte o manual.
    Quanto o combustível, por falta de "PADRONIZAÇÂO" da quantidade, tipo, etc..., dos aditivos, que variam de acordo com cada "MARCA", sugiro uso de gasolina comum, preferencialmente de rede/postos de confiança.
    Karluf,

    Meu amigo, você está redondamente enganado.
    Todo, mas TODO motor de combustão interna tem seu funcionamento melhorado quanto maior for a octanagem da gasolina.

    A octanagem pode ser traduzida como a qualidade que este combustível tem de não entrar em combustão pelo aumento de pressão e altas temperaturas da câmara de combustão, em outras palavras: antidetonação.

    Quanto maior for a octanagem mais a mistura ar-combustível entrará em combustão no momento exato para obtenção do maior rendimento termodinâmico.
    Além disso uma gasolina de alta octanagem permite uma combustão com velocidade extremamente rápida, o que melhora muito a reação de oxidação exotérmica deste combustível.

    Um combustível de baixa octanagem propicia o efeito de detonação - a famosa "batida de pino" - que nada mais é que a onda de choque da expansão dos gases contra a cabeça do pistão e que ocorre quando o pistão ainda está subindo para o ponto morto superior (PMS). Esse fenômeno pode a médio e curto prazo danificar os mancais do virabrequim, casquilhos da biela e do pino no pistão, cabeça do pistão, além de iniciar o processo rápido de carbonização e incrustação da cabeça do pistão, cabeçote, sede de válvulas, etc., devido a baixa qualidade e combustão incompleta da mistura.

    O índice de octanas do combustível é indicado pelo fabricante baseado no projeto do motor, no compromisso de desempenho em potência (aceleração), seu torque e pela taxa de compressão do motor. Quanto maior for a esta taxa, maior deve ser a octanagem do combustível. Daí a BMW recomendar uma octanagem de combustível ideal e aceita o uso de uma octanagem menor, todas elas indicadas no manual do proprietário. Deixa claro que com octanagem menor, o motor tem queda na performance e aumento no consumo de combustível.

    Nunca confunda e/ou misture o conceito de octanagem com a ação de aditivos presentes em TODOS os combustíveis.
    Eles são no geral estabilizantes, anti-espumantes, detergentes, etc.

    Use a gasolina com a maior octanagem que encontrar. teu motor vai agradecer com excelente desempenho, limpeza nas câmaras e vida mais longa para o motor.

    A gasolina brasileira já há algum tempo é de excelente qualidade, nada desejando às encontradas na Europa, onde há o maior número de automóveis de alta performance no mundo.
    E lá também usam álcool etílico na gasolina, na Alemanha por exemplo o teor é de 10%.

    Há padronização de combustíveis sim e ela é bem séria e técnica. Não confunda a má qualidade de gasolina que se encontra nos postos pelo país afora, por desonestidade de donos de postos, com falta de padronização.
    Não se esqueça que estamos no Brasil, o paraíso dos desonestos, dos pilantras e dos mal caráteres.
    Última edição por Gnegraes; 28-09-2021 às 21:58.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!