Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: vela alternativa para R1200 LC

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2016
    Nome Real
    Marco Polo de Araújo
    Localização
    Recife - PE
    Moto
    R1200GS Rallye
    Posts
    24
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Lightbulb vela alternativa para R1200 LC

    alguém pode me informar se existe outra vela que posssa ser usada nas 1200LC? alguém de fato usa? qual a referência? houve mudanças no comportamento da moto? existe algum risco?

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por marco polo Ver Post
    alguém pode me informar se existe outra vela que posssa ser usada nas 1200LC? alguém de fato usa? qual a referência? houve mudanças no comportamento da moto? existe algum risco?
    Marco,

    A vela correta é a indicada pelo fabricante do motor. Existe uma série de características em uma vela, como grau térmico, materiais, etc.
    no link abaixo há um pequeno resumo do que é uma vela, suas características e diferenças entre elas.

    https://www.canaldapeca.com.br/guia-...las-de-ignicao

    Procure não alterar a especificação da vela, que pode ser de diferentes fabricantes. A única alteração que é de certa forma livre de ser feita, é o uso de velas de Iridium, material do eletrodo central. Ela é uma vela muito mais cara e tem durabilidade maior que as demais. Jamais altere o grau térmico da vela, já ví casos de furar cabeça de pistão.

    Na dúvida, siga sempre o manual do fabricante. Ele é a palavra final e definitiva.

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Pessoal, uma informação por gentileza.
    Minha moto é uma R1200 GS 2018. Fiz revisão de 20 mil km e a CC não tinha as velas para troca.
    Vou adquirir no mercado e fazer a troca. No manual informa NGK LMAR8D-J.
    São 2 velas - uma em cada cilindro ?
    Vale a pena colocar Iridium ? Nesse caso, qual seria o modelo ?
    Grato

    PS: fiz várias buscas na internet para comprar a NGK LMAR8D-J e parece que está em falta no mercado.
    Última edição por EvertonM; 08-08-2020 às 00:12.

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Pessoal, uma informação por gentileza.
    Minha moto é uma R1200 GS 2018. Fiz revisão de 20 mil km e a CC não tinha as velas para troca.
    Vou adquirir no mercado e fazer a troca. No manual informa NGK LMAR8D-J.
    São 2 velas - uma em cada cilindro ?
    Vale a pena colocar Iridium ? Nesse caso, qual seria o modelo ?
    Grato

    PS: fiz várias buscas na internet para comprar a NGK LMAR8D-J e parece que está em falta no mercado.

    Everton,

    Normalmente CC quando não tem em seu estoque, recorre ao estoque central da BMW que disponibiliza a peça normalmente em 3 dias.
    São 4 velas na moto, 2 por cilindro.

    Recomendo não alterar a vela e especificação. AS velas de iridium tem desempenho superior.
    No link abaixo vai o catálogo da NGK, as velas para BMW estão na página 5

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhptv...FNgZg?e=hcFUJl
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Guilherme e Everton,

    São 2 velas, uma em cada cilindro. É diferente da 1200 AC.
    Se não me engano a NGK não tem vela de iridio nessa especificação....

    Sds...

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme e Everton,

    São 2 velas, uma em cada cilindro. É diferente da 1200 AC.
    Se não me engano a NGK não tem vela de iridio nessa especificação....

    Sds...

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Estou surpreso!!! Pensei que as LC também tivessem 2 velas por cilindro. Gostaria de entender o motivo disso.
    Anyway, o catálogo informa o que há disponível para cada modelo de motor.

    Outro "retrocesso" em minha opinião foi abandonar carcaça do câmbio independente do bloco motor, óleos distintos com especificação para cada uso: óleo de motor (altas temperaturas, aditivos antioxidação, antiespumante, etc., etc.) e óleo para engrenagens (resistência a altas pressões), cada macaco no seu galho...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Guilherme e Reiner,
    agradeço a atenção e a ajuda.
    De fato são 2 velas na LC, uma em cada cilindro, e não há vela específica de Iridium para a R1200 GS - 2012 a 2018, conforme se verifica no catálogo 2020 da NGK, o qual também indica a mesma especificação constante do manual da moto (LMAR8D-J).
    A Iridium teria maior durabilidade e talvez até achasse algo "alternativo", mas prefiro manter a recomendação da fábrica.
    Vou ver com a CC e fazer novas buscas na internet. Deve ser falta temporária no Brasil - até achei no Ebay, mas com frete inviável.

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de diogomail
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Nome Real
    Diogo Emanuel Maia
    Localização
    Aracaju - SE
    Moto
    R1200GS Premium+
    Posts
    193
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Também estou para fazer a revisão de 20 mil e a procura de velas para uma r1200gs 2017. Assim que conseguir encontrar peço a gentileza de nos informar a site. Abs

    Diogo Emanuel Maia

  9. #9
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Diogo, o que identifiquei até agora:
    - a 2017 e a 2018 (ano da minha moto) usam a mesma vela NGK LMAR8D-J.
    - não há similar de Iridium para a NGK LMAR8D-J (código BMW 12128532942). Algumas lojas oferecem a MAR8AI-8 (Iridium) como substituta (código BMW 12127728657), mas nas pesquisas que fiz, essa vela é específica para a K1600 (talvez até sirva na R1200 GS, mas não é a indicada).

    Quanto à NGK LMAR8D-J:
    - encontrei essa vela em duas lojas virtuais, por um preço muito atrativo, mas pesquisando dados desses fornecedores, não me pareceram confiáveis (BH Motoparts e Speedparts).
    - no ML tem anúncio do FIUZA MARINESHOP, R$ 147,32, com frete negociado depois da compra. Apesar da loja ter boa reputação, não entrei em contato.
    - a Moto Racer informou que terá a partir da semana que vem.
    - na CC está em falta, mas orçaram por R$ 173,51. Disseram que estão aguardando a entrega para breve.
    Quando tiver mais informações, repasso.
    *IMPORTANTE: Correios está prevendo greve a partir de 17/08, então sugiro atentar para isso se for fazer compras virtuais.
    Última edição por EvertonM; 10-08-2020 às 13:20.

  10. #10
    Piloto Nível 4 Avatar de P.ALMEIDA
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Paulo Cesar de Almeida
    Localização
    Santo Andre
    Moto
    BMW GS 1200 ADV LC
    Posts
    699
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Diogo, o que identifiquei até agora:
    - a 2017 e a 2018 (ano da minha moto) usam a mesma vela NGK LMAR8D-J.
    - não há similar de Iridium para a NGK LMAR8D-J (código BMW 12128532942). Algumas lojas oferecem a MAR8AI-8 (Iridium) como substituta (código BMW 12127728657), mas nas pesquisas que fiz, essa vela é específica para a K1600 (talvez até sirva na R1200 GS, mas não é a indicada).

    Quanto à NGK LMAR8D-J:
    - encontrei essa vela em duas lojas virtuais, por um preço muito atrativo, mas pesquisando dados desses fornecedores, não me pareceram confiáveis (BH Motoparts e Speedparts).
    - no ML tem anúncio do FIUZA MARINESHOP, R$ 147,32, com frete negociado depois da compra. Apesar da loja ter boa reputação, não entrei em contato.
    - a Moto Racer informou que terá a partir da semana que vem.
    - na CC está em falta, mas orçaram por R$ 173,51. Disseram que estão aguardando a entrega para breve.
    Quando tiver mais informações, repasso.
    *IMPORTANTE: Correios está prevendo greve a partir de 17/08, então sugiro atentar para isso se for fazer compras virtuais.
    Aqui em SP eu costumava comprar velas pra minha DL 1000 na Velauto tel. 11 36721615 - https://www.velauto.com.br/

    Liguei agora lá mas não tem essa citada acima no estoque e por isso não tem como informar preço. Me disse que vendem pela internet. Alegaram que a NGK não conseguiu repor estoques por conta da parada dessa pandemia.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!