Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 28

Tópico: Óleos - Informações Gerais

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    May 2018
    Nome Real
    Lauro Becker
    Localização
    Indaiatuba-SP
    Moto
    R 1200 GS Sport LC 2013
    Posts
    50
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6

    Óleos - Informações Gerais

    Gosto muito de pesquisar sobre óleos, que são o "sangue" das poderosas. Mas além de muita informação na web tem também muito "achismo" e opiniões pessoas sem muita comprovação, ou seja,consegue-se mais dúvidas do que certezas.
    Mas colhi algumas informações importantes que gostaria de compartilhar. Não as tenho como verdades absolutas, mas me pareceram verossímeis. "Si non é vero, é bene trovato"

    1 - No link abaixo, tem uma informação no mínimo curiosa (e importante, se verdadeira). Segundo o autor. a própria BMW Motorrad recomendaria o uso de óleos minerais nos primeiros 10.000km em vez de óleos sintéticos. A explicação é que óleos sintéticos são tão eficientes na lubrificação de retardariam o "assentamento" das peças, que é fundamental para uma maior vida do motor.

    http://www.motorcycleinfo.co.uk/inde...&pageId=753225
    What Grade Oil To Use?
    Engine oils of API classification SF or better.
    Engine oils of ACEA classification A2 or better.
    BMW Motorrad recommends not using synthetic oils for the first 10,000 km. Please do not hesitate to contact your authorised BMW Motorrad dealer if you have any questions relating the choice of a suitable engine oil for your motorcycle.

    2 - Novas Classificações API:
    A cada evolução em aditivos e melhorias nas características dos óleos lubrificantes é criada uma nova classificação, indicando melhorias na qualidade. Assim, um óleo SG é melhor que um SF, um SL é melhor que um SJ e por aí vai.
    Toda a melhoria em óleos deve-se, é claro, em função do mercado americano, o maior do mundo. Pois lá já e comum a classificação SM e aqui praticamente nem chegou ainda. Pois lá nos EUA e na Europa os veículos Flex usam um combustível denominado E85 que é composto de 85% de Etanol e 15% de gasolina pois coo o clima é mais frio um pouco de gasolina ajuda na partida e desempenho.
    Pensando nisso foi criada uma nova classificação API para atender a questão do uso de alcool. Essa nova classificação é a API SN.
    Levando em conta que nossa gasolina tem +- 25% de alcool, é de se pensar que talvez óleos de motor com essa classificação pudessem ser interessantes de ser usados em nossas motos. É minha opinião apenas, claro.

    Finalizando, deixo claro que são apenas informações, passíveis de erro ou de interpretações diversas à minha.
    Importante não esquecer que a viscosidade do óleo deve ser sempre igual ou muito próxima a sugerida pelo fabricante, e SEMPRE atender à norma JASO MA2 no caso de motos com embreagem banhadas em óleo, motivo pelo qual não se deve usar óleos próprios para automóveis.

  2. #2
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Trm vários óleos de classificação SN entre os sintéticos. Segue um quadro comparativo dos 15W-50 que fiz hoje, enquanto pesquisava mais a fundo sobre lubrificantes.

    Para minha moto, que é uma F800R 2015 (tá, eu sei que estou na sala errada), o óleo recomendado no manual pela BMW seria SAE 15W-50, API SJ, JASO MA2.

    Nessa classificação que o manual exige não achei óleos minerais no mercado. Só semissintéticos e sintéticos.

    Interessante que minha F800R 2010 anterior exigia outra classificação - 10W-40. Nesta classificação há óleos minerais disponíveis. Não sei porque mudou, mas a mudança veio lá por 2011ou 12. Que eu saiba não houve mudança no motor nesses anos.

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  3. #3
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por bybecker Ver Post
    Gosto muito de pesquisar sobre óleos, que são o "sangue" das poderosas. Mas além de muita informação na web tem também muito "achismo" e opiniões pessoas sem muita comprovação, ou seja,consegue-se mais dúvidas do que certezas.
    Mas colhi algumas informações importantes que gostaria de compartilhar. Não as tenho como verdades absolutas, mas me pareceram verossÃ*meis. "Si non é vero, é bene trovato"

    1 - No link abaixo, tem uma informação no mÃ*nimo curiosa (e importante, se verdadeira). Segundo o autor. a própria BMW Motorrad recomendaria o uso de óleos minerais nos primeiros 10.000km em vez de óleos sintéticos. A explicação é que óleos sintéticos são tão eficientes na lubrificação de retardariam o "assentamento" das peças, que é fundamental para uma maior vida do motor.

    http://www.motorcycleinfo.co.uk/inde...&pageId=753225
    What Grade Oil To Use?
    Engine oils of API classification SF or better.
    Engine oils of ACEA classification A2 or better.
    BMW Motorrad recommends not using synthetic oils for the first 10,000 km. Please do not hesitate to contact your authorised BMW Motorrad dealer if you have any questions relating the choice of a suitable engine oil for your motorcycle.

    2 - Novas Classificações API:
    A cada evolução em aditivos e melhorias nas caracterÃ*sticas dos óleos lubrificantes é criada uma nova classificação, indicando melhorias na qualidade. Assim, um óleo SG é melhor que um SF, um SL é melhor que um SJ e por aÃ* vai.
    Toda a melhoria em óleos deve-se, é claro, em função do mercado americano, o maior do mundo. Pois lá já e comum a classificação SM e aqui praticamente nem chegou ainda. Pois lá nos EUA e na Europa os veÃ*culos Flex usam um combustÃ*vel denominado E85 que é composto de 85% de Etanol e 15% de gasolina pois coo o clima é mais frio um pouco de gasolina ajuda na partida e desempenho.
    Pensando nisso foi criada uma nova classificação API para atender a questão do uso de alcool. Essa nova classificação é a API SN.
    Levando em conta que nossa gasolina tem +- 25% de alcool, é de se pensar que talvez óleos de motor com essa classificação pudessem ser interessantes de ser usados em nossas motos. É minha opinião apenas, claro.

    Finalizando, deixo claro que são apenas informações, passÃ*veis de erro ou de interpretações diversas Ã* minha.
    Importante não esquecer que a viscosidade do óleo deve ser sempre igual ou muito próxima a sugerida pelo fabricante, e SEMPRE atender Ã* norma JASO MA2 no caso de motos com embreagem banhadas em óleo, motivo pelo qual não se deve usar óleos próprios para automóveis.
    Becker,

    Uma das informações que estou colhendo no site alemão é essa que você mencionou.
    Mas não é só a BMW que recomenda óleos semi-sintéticos ou até minerais para o período de amaciamemto. Qualquer motor necessita passar por esta fase.
    Existem uma série de fatores para um fabricante especificar um óleo para aquele projeto de motor. E é muito importante ressaltar que apesar de surgirem novos óleos, eles eventualmente podem ser prejudiciais aos motores mais antigos.

    Quanto a óleos grau API SN, eles existem faz bastante tempo por aqui, inicialmente com a Mobil em 2011. Ele é um óleo para gasolina, álcool e GNV e que previne a formação de depósitos e incrustrações nas cabeças de pistões em elevadas temperaturas. Não é um óleo específico para álcool como combustível.
    Última edição por Gnegraes; 21-03-2019 às 20:26.

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Becker,

    Uma das informações que estou colhendo no site alemão é essa que você mencionou.
    Mas não é só a BMW que recomenda óleos semi-sintéticos ou até minerais para o período de amaciamemto. Qualquer motor necessita passar por esta fase.
    Existem uma série de fatores para um fabricante especificar um óleo para aquele projeto de motor. E é muito importante ressaltar que apesar de surgirem novos óleos, eles eventualmente podem ser prejudiciais aos motores mais antigos.

    Quanto a óleos grau API SN, eles existem faz bastante tempo por aqui, inicialmente com a Mobil em 2011. Ele é um óleo para gasolina, álcool e GNV e que previne a formação de depósitos e incrustrações nas cabeças de pistões em elevadas temperaturas. Não é um óleo específico para álcool como combustível.
    Complementando, resolvi visitar o site da API para ver exatamente do que se trata.
    Este óleo previne depósitos e incrustrações nas cabeças dos pistões em altas temperaturas, previne a auto-ignição em rotações baixas em motores turbo, é menos agressivo a determinados materiais de selos, reduz consumo, etc.
    Em nenhum momento mencionam que se trata de óleo para motores a àlcool.

    Apropo, a API (American Petroleum Institut) tem as seguintes categorias de óleos:
    - ILSAC (para automóveis de passageiros),
    - Gasolina,
    - Categorias de Diesel C
    - Categorias de Diesel F.

    Álcool é tratado como se fosse gasolina. ILSAC é a equivalente da API para as montadoras da Asia, assim como a ACEA o é para a Europa

  5. #5
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Pergunto aos colegas se estes oleos sintéticos para R1200GS LC,sao fabricados aqui ou importados?Ex Motul,BMW,Castrol.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  6. #6
    Moderador

    Avatar de Iceman
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Thomas
    Localização
    ABC - SP
    Moto
    R1200GS LC 14
    Posts
    6.312
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    De antemão peço desculpas ao colega que publicou isso originalmente aqui no fórum, pois não me lembro mais quem foi, mas já adianto que não fui eu.
    É que achei o artigo tão interessante e esclarecedor, que o copiei e guardei em um arquivo TXT no meu LapTop.
    Fico à disposição para pagamento dos direitos autorais

    De qualquer modo, segue o artigo:

    Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:


    Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
    Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
    Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.²


    Observação: a letra "W" vem do inglês "winter", que significa inverno, os óleos de verão e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.


    Um óleo do tipo monograu só pode ser classificado em um tipo escala. Já um óleo com um índice de viscosidade maior pode ser enquadrado nas duas faixas de temperatura, por apresentar menor variação de viscosidade em virtude da alteração da temperatura.¹


    Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.


    Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.


    Os óleos lubrificantes para motores a gasolina e álcool e GNV (Gás natural veicular) de 4 tempos atualmente no mercado são apresentados na tabela abaixo. O óleo SJ é superior ao SH, isto é, o SJ passa em todos os testes que o óleo SH passa, e em outros que o SH não passa. O Óleo SH por sua vez é superior ao SG, assim sucessivamente. Atualmente (2013), a última classificação dos lubrificantes estabelecidas pela API, está na sigla "SN", para lubrificantes direcionados a veículos à álcool, gasolina e flex


    Os motul também tem certificação jaso-ma2 e API SM. OU SEJA SUPERIOR A TODOS AI E IGUAL AO IPIRANGA mencionado.
    O motul 7100, já tem a ultima certificação API - SN. e é o único óleo que além de ser sintético tem base única ESTER.
    ---------------------------------
    1) O que importa no seu manual não é a tradução, e sim a viscosidade indicada, que é o 10w40 - neste caso, todos 10w40 são de base minerais.


    2) Vc não deve alterar a viscosidade recomendada pelo fabricante, porque no projeto (desenvolvimento) deste motor, foi calculado as folgas internas, bem como a fluidez e bombeabilidade deste óleo pelos canais de lubrificação de forma manter uma película lubrificante que ofereça uma proteção contra desgastes no motor.


    OBS. Realmente o óleo sintético oferece benefícios, como aumento do desempenho, uma vez que o mesmo faz com que o motor trabalhe um pouco mais frio, e quando temos aquecimento temos perda de energia, isso implica em aumento no consumo de combustível, pois se vc perde energia, vc perde força, e se perde força necessita acelerar mais, entende!! Mas essa troca do óleo mineral para sintético só é possível desde que NÃO se altere as viscosidades.


    Já a vida útil do motor não tem nada haver com o fato de estar mais redondo ou não, é porque, geralmente um óleo sintético mantém uma película lubrificante mais uniforme, isso reduz o desgaste natural pelo atrito entre metais, principalmente nas partidas a frio. Só para vc ter uma ideia, cada partida de sua moto, equivale a muitos Km rodados, é por isso que grandes frotas de veículos não desligam seus motores quando estão parados em filas, em trocas de motoristas, etc... É melhor gastar um pouco a mais de combustível, do que desgastar o motor...


    3) Com certeza, uma vez que vc trocar o óleo, jamais poderá retornar para o mineral, pois as bases são diferentes, incompatíveis, só poderia, se vc fizesse um flush no motor, aplicando um produto para dissolver o óleo semi ou sintético, pois a mistura dos dois forma uma borra mesmo, como uma gelatina, isso entope os canais de lubrificação podendo provocar o travamento deste motor!


    4) A troca deste óleo ORIGINAL 10w40, realmente representa desperdício de dinheiro, ou pior: riscos de falhas, de acordo com o que comentei acima, sobre as folgas projetadas para o esse determinado motor!!


    5) Finalizando: O fato de vc trocar o óleo a cada 5.000km é excelente, pois nossa gasolina é a pior do mundo, e provoca a formação e incrustações de cristais de carbono no motor. Por isso a cada troca, seu óleo sai escuro e não claro como o novo. Mas não se preocupe, pois quanto sai escuro após os 5.000km rodados esta ótimo, sinal que o óleo está cumprindo totalmente seu papel, que além de lubrificar e trocar calor, ele possui detergentes para fazer a limpeza destes cristais de carbono (chamado tbm de carbonização)
    CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Pergunto aos colegas se estes oleos sintéticos para R1200GS LC,sao fabricados aqui ou importados?Ex Motul,BMW,Castrol.
    Sal,

    O Motul é importado da França. Castrol também é importado da UK.

    Óleos BMW aqui no Brasil até o ano passado eram da Castrol, hoje são da Shell, em detrimento da fábrica usar Castrol.
    No mínimo devem ter obtido preços mais baixos para fornecimento no atacado. Não estou querendo dizer que óleos Shell não sejam bons, mas há diferenças entre os fabricantes e o fabricante do motor sabe o porque de ter escolhido determinado produto. Na(s) dúvida(s), sempre, mas SEMPRE, sigo a recomendação do fabricante. Ninguém entende mais do produto que projetou, testou e fabrica do que ele.

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Iceman Ver Post
    De antemão peço desculpas ao colega que publicou isso originalmente aqui no fórum, pois não me lembro mais quem foi, mas já adianto que não fui eu.
    É que achei o artigo tão interessante e esclarecedor, que o copiei e guardei em um arquivo TXT no meu LapTop.
    Fico Ã* disposição para pagamento dos direitos autorais

    De qualquer modo, segue o artigo:
    Algumas observações:

    "....é por isso que grandes frotas de veículos não desligam seus motores quando estão parados em filas, em trocas de motoristas, etc... É melhor gastar um pouco a mais de combustível, do que desgastar o motor..."

    Falso!!! Frotistas de ônibus e caminhões fazem este procedimento para reduzir desgaste prematuro nos motores de arranque e prolongar a vida de baterias. Não se deve esquecer que todos tem motores Diesel, partidas que consomem muita energia devido à taxa de compressão ser elevada.

    "...uma vez que vc trocar o óleo, jamais poderá retornar para o mineral, pois as bases são diferentes, incompatíveis, só poderia, se vc fizesse um flush no motor, aplicando um produto para dissolver o óleo semi ou sintético, pois a mistura dos dois forma uma borra mesmo, como uma gelatina, isso entope os canais de lubrificação podendo provocar o travamento deste motor!..."

    Falso!!! Os resquícios de óleo anterior aderidos nas paredes e canais do motor são mínimos em volume, não são suficientes para causar um desastre como foi dito. Os aditivos podem ser diferentes entre os tipos, mas não são agressivos quimicamente entre sí. Lembrando ainda que óleo semi-sintético tem no mínimo 70% de base mineral e o restante de base sintética, agregando algumas características do sintético ao tradicional óleo mineral.
    Última edição por Gnegraes; 22-03-2019 às 14:23.

  9. #9
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Pablo Tiago Oliveira Nepomuceno
    Localização
    Minas Gerais
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    100
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Apenas a titulo de informação, os óleos da Castrol estão sendo fabricados no Brasil, visto que a numeração inicial do código de Barras é 789.

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por PabloTiago Ver Post
    Apenas a titulo de informação, os óleos da Castrol estão sendo fabricados no Brasil, visto que a numeração inicial do código de Barras é 789.
    Correto, alguns produtos são fabricados aqu, como a linha Magnatec.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!