Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 41

Tópico: Um caso de amor

  1. #21
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    CARLOS ROBERTO BERTA
    Localização
    Araraquara
    Moto
    BMW R1200 GS Adv
    Posts
    71
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Adorei sua declaração de amor pela "Azulona" kkk
    E também acho muito legal sua decisão segura de cair fora de concessionárias. Eu ainda não consegui me libertar dessa ideia equivocada de que o carimbo da concessionária no manual valoriza a motocicleta e enquanto isso vou rasgando dinheiro, mas um dia hei de acordar.
    Parabéns pela declaração poética e também pela belíssima máquina (a minha é igual kkk).

  2. #22
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    CARLOS ROBERTO BERTA
    Localização
    Araraquara
    Moto
    BMW R1200 GS Adv
    Posts
    71
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    posta endereço e telefone da oficina de Monte Alto

  3. #23
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Passados os 100.000 kms era hora da revisão...

    Dessa vez levei no Piu em Monte Alto. O Piu para quem não conhece é aqui do Portal, apaixonado por motos e trabalha sozinho em uma pequena oficina que atende só com hora marcada e ainda somente BMW e Triumph.

    Sai de SP as 6 hrs. E cheguei pontualmente às 9.30... ele estava a minha espera e imediatamente começou a mexer na moto...

    Tive a impressão que estava na casa de um amigo e não em uma oficina, tal a forma descontraída do trabalho.

    Revisão básica... óleo, filtros de ar e óleo, troca do fluido de freio, limpeza e graxa no cardã além de uma verificação geral. Além do normal a troca do retentor do diferencial.

    Velas estavam boas, pastilhas de freio ótimas e ele achou desnecessário regular válvulas nessa revisão. Até os rolamentos da balança que no telefone havia aconselhado trocar, não foi necessário. Custo total R$ 1.270,00, valor que achei justo.

    Sobre o retentor do diferencial (trocado na FS Motos aos 60k), descobri um fato bem desagradável...

    Colocaram um retentor genérico e como ele não era igual ao original, preencheram com silicone... uma m... de serviço que por pouco não gerou um prejuízo sem igual (o diferencial custa 15.000,00). Não consigo entender a lógica... a oficina faz um serviço porco com peças sem qualidade nenhuma a troco de que? Economizar R$ 100,00? Simplesmente lamentável!

    Fico chateado em fazer uma crítica aberta à FS Motos, mas foi uma mancada e tanto que fizeram! Vida que segue!

    No fim, um churrasquinho de almoço! Kkkkk

    Gostei muito do serviço e o fato de acompanhar tudo o que foi feito dá uma bela segurança!

    Descobriu ainda que um dos raios está sem a trava interna o que o deixa um pouco solto e que um dos pontos de fixação do suporte da bolha está quebrado... já deixou anotado para pedir as peças para a próxima revisão. Serviço nota 10!

    Na última revisão o Beto (da Beto Motos) havia sugerido colocar o óleo 10w50 e não o 5w40 especificado que segundo ele deixaria a moto mais macia... O Piu desaconselhou fortemente fazer isso, afirmando que com a viscosidade 5 o óleo lubrifica o motor inteiro muito mais rápido nas partidas a frio do que com a viscosidade 10, exatamente o momento em que o motor mais precisa de lubrificação. Achei plausível é até lógico... mantive a viscosidade indicada e usei o óleo BMW mesmo.

    Que venham mais 100.000 km!

    Anexo 24525


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro
    Roberto,

    Alguns comentários importantes sobre a revisão da tua moto.

    - Já disse aqui que muitos "mecânicos de confiança" na verdade não o são. O relato do uso de retentor errado no teu diferencial é um absurdo. Total falta de conhecimento técnico e profissionalismo. Se você é leigo em mecânica, busque saber da vida "pregressa" do teu mecânico, fale com gente experiente e que possa opinar sobre qualidade dos serviços.

    - regulagem de vàlvulas. Talvez você não tenha entendido direito o que o Piu te falou, mas os nossos motores não possuem sistema em que se possa regular a folga das válvulas. O que se faz rotineiramente é medir a folga com calibre de lâminas. Quando se chega um limite de 1,1mm na folga, troca-se uma pequena pastilha semi-esférica (em verde) e a folga volta ao seu mínimo. Veja o desenho abaixo, mostra esquematicamente a medição da folga com o calibre de lâminas:

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMakF9wauuWgE7_xQ

    - viscosidade de óleo: o sistema de nomenclatura de óleos SAE indica algumas informações. O W significa Winter. Na tabela abaixo, apesar do texto estar em alemão, mostra a relação da faixa de atuação de determinado óleo em função das temperaturas min e máx ambientes da região onde você roda.

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMbjTly--BAPvammw

    O primeiro dígito está relacionado com as temperaturas mínimas de inverno, ou seja, quanto menor o 1o. número, mais abaixa é a temperatura ambiente. O segundo número depois do W significa a zona de temperatura ambiente mais alta, de verão. Muita atenção para o fato que tanto o primeiro como o segundo número não são temperaturas, mas códigos.

    Um primeiro número "baixo" significa que este óleo não irá aumentar significativamente a sua viscosidade (ou "engrossar") devido à baixa temperatura ambiente. O mesmo para o segundo número, que indica que não irá reduzir sua viscosidade significativamente ("afinar") em função de temperatura do ar ambiente alta.

    Os fabricantes de óleo disponibilizam tabelas para que se possa determinar o óleo mais adequado ao local onde roda. Por exemplo em países frios deve-se usar um óleo 10W30, num país quente tropical um óleo 20W50.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #24
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por cberta Ver Post
    Adorei sua declaração de amor pela "Azulona" kkk
    E também acho muito legal sua decisão segura de cair fora de concessionárias. Eu ainda não consegui me libertar dessa ideia equivocada de que o carimbo da concessionária no manual valoriza a motocicleta e enquanto isso vou rasgando dinheiro, mas um dia hei de acordar.
    Parabéns pela declaração poética e também pela belíssima máquina (a minha é igual kkk).
    Hahahahah.

    Como falei uma tarde chuvosa e o ócio imperando fazem coisas ótimas! Kkkkk

    Quebrar as amarras da CC foi a melhor coisa que fiz... chega de ser escravo de péssimo serviço!

    Sobre a oficina seguem os Contatos...

    IMG_0404.jpg


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  5. #25
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Roberto,

    Alguns comentários importantes sobre a revisão da tua moto.

    - Já disse aqui que muitos "mecânicos de confiança" na verdade não o são. O relato do uso de retentor errado no teu diferencial é um absurdo. Total falta de conhecimento técnico e profissionalismo. Se você é leigo em mecânica, busque saber da vida "pregressa" do teu mecânico, fale com gente experiente e que possa opinar sobre qualidade dos serviços.

    - regulagem de vàlvulas. Talvez você não tenha entendido direito o que o Piu te falou, mas os nossos motores não possuem sistema em que se possa regular a folga das válvulas. O que se faz rotineiramente é medir a folga com calibre de lâminas. Quando se chega um limite de 1,1mm na folga, troca-se uma pequena pastilha semi-esférica (em verde) e a folga volta ao seu mínimo. Veja o desenho abaixo, mostra esquematicamente a medição da folga com o calibre de lâminas:

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMakF9wauuWgE7_xQ

    - viscosidade de óleo: o sistema de nomenclatura de óleos SAE indica algumas informações. O W significa Winter. Na tabela abaixo, apesar do texto estar em alemão, mostra a relação da faixa de atuação de determinado óleo em função das temperaturas min e máx ambientes da região onde você roda.

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMbjTly--BAPvammw

    O primeiro dígito está relacionado com as temperaturas mínimas de inverno, ou seja, quanto menor o 1o. número, mais abaixa é a temperatura ambiente. O segundo número depois do W significa a zona de temperatura ambiente mais alta, de verão. Muita atenção para o fato que tanto o primeiro como o segundo número não são temperaturas, mas códigos.

    Um primeiro número "baixo" significa que este óleo não irá aumentar significativamente a sua viscosidade (ou "engrossar") devido à baixa temperatura ambiente. O mesmo para o segundo número, que indica que não irá reduzir sua viscosidade significativamente ("afinar") em função de temperatura do ar ambiente alta.

    Os fabricantes de óleo disponibilizam tabelas para que se possa determinar o óleo mais adequado ao local onde roda. Por exemplo em países frios deve-se usar um óleo 10W30, num país quente tropical um óleo 20W50.
    Como diria jack, vamos por partes... kkkk

    Sobre o retentor errado fiquei p. Da vida, serviço porco, beirando a irresponsabilidade.
    Pior é que a FS Motos é uma referência para as Vstrom... aliás foi com ela que eu os conheci. Com a BMW pisaram na bola feio e por óbvio não levo mais lá!

    Sobre as válvulas, foi exatamente isso que o Piu falou... ainda disse que costuma medir cada 30k e como eu não tinha certeza de quando foi feita a última medição e considerando que o motor aparentemente está redondo, sugeriu medie na próxima revisão.

    Quanto ao óleo na sua opinião é melhor usar o 5w40 como manda o manual e como fez o Piu ou o 10w50 como sugeriu o Beto? Pelo que entendi a diferença entre ambos não é grande e com nosso clima ambos cumpririam seu papel, certo?

    Obrigado pelas informações!


    Só um comentário paralelo... seu post saiu triplicado e ainda pendente de aprovação... eu o aprovei e exclui as outras duas versões!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  6. #26
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Como diria jack, vamos por partes... kkkk

    Sobre o retentor errado fiquei p. Da vida, serviço porco, beirando a irresponsabilidade.
    Pior é que a FS Motos é uma referência para as Vstrom... aliás foi com ela que eu os conheci. Com a BMW pisaram na bola feio e por óbvio não levo mais lá!

    Sobre as válvulas, foi exatamente isso que o Piu falou... ainda disse que costuma medir cada 30k e como eu não tinha certeza de quando foi feita a última medição e considerando que o motor aparentemente está redondo, sugeriu medie na próxima revisão.

    Quanto ao óleo na sua opinião é melhor usar o 5w40 como manda o manual e como fez o Piu ou o 10w50 como sugeriu o Beto? Pelo que entendi a diferença entre ambos não é grande e com nosso clima ambos cumpririam seu papel, certo?

    Obrigado pelas informações!


    Só um comentário paralelo... seu post saiu triplicado e ainda pendente de aprovação... eu o aprovei e exclui as outras duas versões!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Roberto,

    Perfeito!! è que tive algumas dificuldades com um texto tão longo e toda hora pedia a formatação.

    Bem, consegui fazer um resumo de um dos mais de 500 tópicos técnicos do site alemão, aquele que trata de Viscosidade de Óleos. Traduzi para o português e vou publicar na seção de textos gerais, já que é realmente de interesse geral. Ficou mais fácil pegar o exto pronto e traduzir, do que eu escrever e buscar referências para montar um texto esclarecedor a todos.
    Acho que a grande maioria vai ficar espantada com a desinformação que existe sobre nomenclatura de óleos e o que realmente significam os códigos.
    Caso tenha alguma dificuldade em algum ponto, é só gritar por ajuda.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #27
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Roberto,

    O texto estava longo e toda hora perdia a formatação, acho que acabei por ter enviado 3 vezes....obrigado por consertar a cag%ad*...

    Ainda sobre as válvulas, a BMW recomenda verificar a folga a cada 10k e não a cada 30k.

    Bem, como havia prometido, traduzi do alemão um dos mais de 500 tópicos técnicos e esse versa sobre Viscosidade de Óleos.
    Achei mais prático traduzir um texto simples para leigos, do que eu montar um novo texto. Esse texto vai explicar bem resumidamente o que é viscosidade e como se deve interpretar a designação de um óleo pela SAE.
    Acho que muitos vão se espantar em como há conceitos errados na cabeça de muitos e na praça a respeito de óleos automotivos.
    Como é de interesse geral, vou publicar na seção Discussão Geral.
    Última edição por Gnegraes; 25-04-2019 às 18:56.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #28
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Como diria jack, vamos por partes... kkkk

    Sobre o retentor errado fiquei p. Da vida, serviço porco, beirando a irresponsabilidade.
    Pior é que a FS Motos é uma referência para as Vstrom... aliás foi com ela que eu os conheci. Com a BMW pisaram na bola feio e por óbvio não levo mais lá!

    Sobre as válvulas, foi exatamente isso que o Piu falou... ainda disse que costuma medir cada 30k e como eu não tinha certeza de quando foi feita a última medição e considerando que o motor aparentemente está redondo, sugeriu medie na próxima revisão.

    Quanto ao óleo na sua opinião é melhor usar o 5w40 como manda o manual e como fez o Piu ou o 10w50 como sugeriu o Beto? Pelo que entendi a diferença entre ambos não é grande e com nosso clima ambos cumpririam seu papel, certo?

    Obrigado pelas informações!


    Só um comentário paralelo... seu post saiu triplicado e ainda pendente de aprovação... eu o aprovei e exclui as outras duas versões!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Roberto,

    A BMW precisa ter em seu manual uma indicação de óleo que cubra um continente chamado Brasil, que tem temperaturas abaixo de zero em Sta. Catarina e o frescor do verão de Teresina PI.
    Em minha opinião o mais crítico é a partida a frio e rodar com ar a temperaturas baixas, por isso o óleo 5W40 (quando ler o texto que publiquei vai ficar mais claro...). Para o pessoal do Sul é importante.
    Aqui em Sampa acho que um 15W50 perfeito. Na Europa muitos usam 20W60...
    Voltando a tua pergunta, sim, ambos cumprem o seu papel. A viscosidade é a mesma entre eles, mas as variações de viscosidade se comportam de modo diferente dependendo da temperatura ambiente.
    Última edição por Gnegraes; 25-04-2019 às 20:11.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #29
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Boa Guilherme! Ótima explanação! Como sempre, para alguém absolutamente leigo como eu, seguir o manual é a melhor coisa! Obrigado!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  10. #30
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Como diria jack, vamos por partes... kkkk

    Sobre o retentor errado fiquei p. Da vida, serviço porco, beirando a irresponsabilidade.
    Pior é que a FS Motos é uma referência para as Vstrom... aliás foi com ela que eu os conheci. Com a BMW pisaram na bola feio e por óbvio não levo mais lá!

    Sobre as válvulas, foi exatamente isso que o Piu falou... ainda disse que costuma medir cada 30k e como eu não tinha certeza de quando foi feita a última medição e considerando que o motor aparentemente está redondo, sugeriu medie na próxima revisão.

    Quanto ao óleo na sua opinião é melhor usar o 5w40 como manda o manual e como fez o Piu ou o 10w50 como sugeriu o Beto? Pelo que entendi a diferença entre ambos não é grande e com nosso clima ambos cumpririam seu papel, certo?

    Obrigado pelas informações!


    Só um comentário paralelo... seu post saiu triplicado e ainda pendente de aprovação... eu o aprovei e exclui as outras duas versões!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
    Roberto,
    O Brasil é continental, temos o frio de São Joaquim em SC abaixo de zero e temos o verão fresquinho de Teresina no Piauí.
    A recomendação de óleo da BMW tem de atender toda uma gama de temperaturas ambientes e a mais crítica é com o frio, devido à partida do motor e rodar com ar gelado.
    No nosso caso aqui, acho que o óleo que o Beto usa (e eu também) o 15W50 está adequado ao nosso clima de São paulo. Em Sta. Catarina não teria dúvidas em usar 5W40.
    Ambos os óleos tem a mesma viscosidade, mas se comportam ligeiramente diferentes de acordo com a temperatura do ar.
    Temos de usar um óleo com gradação de acordo com o clima da região onde você roda. Por este motivo os fabricantes de óleos tem diferentes especificações, uma para cada fim e clima.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!