Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 345
Resultados 41 a 49 de 49

Tópico: Achei esse video sobre o cardã legal.

  1. #41
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    881
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...

  2. #42
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.428
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...
    Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Última edição por Reiner; 30-05-2022 às 07:04.

  3. #43
    Sisti
    Guest
    Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

  4. #44
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.321
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Na última visita que fiz no CC MacLarty Maia (ex- Caltabianao, trocou de nome...) o gerente de Pós Venda me informou que eles já haviam detectado a falta de graxa nas coifas , falha da fábrica em Manaus e que já haviam comunicado a BMW Motorrad Brasil.
    Mencionei a falta de graxa com cobre (Opmoly TA da Castrol) e ele desconhecia, iria verificar e comunicar à BMW.

    Reiner, o material marrom que se vê nas estrias é oxidação.
    Se houvesse a graxa correta, não estaria oxidado e seria de facílima desmontagem e montagem.

    O curioso é que esta graxa Optimoly TA não é específica para os eixos estriados, mas deve ser usada em vários pontos das motos, basta visitar o manual RSD. Até no chassis da moto há partes onde deve ser usada, graxa corriqueira em oficina BMW....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #45
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.321
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Tem diversos vídeos no YT, de proprietários fazendo revisão com pouca Kmetragem e a juntas estão igualmente secas. Ou seja sem graxa. Alguns montam as coifas sem a graxa de proteção. Isto na Europa.

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Gente sem noção do que faz também há por lá.....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #46
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.321
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
    Motos muito rodadas, mais de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

    Tirem suas conclusões....
    Última edição por Gnegraes; 30-05-2022 às 11:16.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #47
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2021
    Nome Real
    Dilamar
    Localização
    Criciúma
    Moto
    BMW R 1250 GS
    Posts
    144
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    3
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
    Motos muito rodadas, mas de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

    Tirem suas conclusões....
    Guilherme, exatamente. De minha parte, não tenho dúvida quanto à necessidade de manutenção. A dúvida é "quando começar". Estou seguro que se eu, fora da concessionária, abrir o cardã para fazer a manutenção (ainda que justificada pelas circunstâncias), estarei sujeito à perda de garantia (é tudo que a concessionária quer para não realizar eventual serviço de reparação na garantia). Posso até reverter a situação judicialmente, explicando a sucessão de fatos que me levaria a essa atitude, mas...

    Agora, essa pequena válvula de escoamento (acionada manualmente) não é o melhor dos mundos. Poderiam ter substituído-a pela abertura do sistema para a devida manutenção.

  8. #48
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.321
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Sisti Ver Post
    Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.
    Adriano,

    Os eixos estriados só devem ser engraxados quando forem desmontados.
    Raramente há necessidade de remover o eixo da saída do câmbio e da caixa de redução traseira.
    A graxa dentro da união estriada macho/fêmea não sai de lá.

    O importante é verificar periodicamente se as coifas estão íntegras e se montadas na sua correta posição. Isso é a garantia do sistema.
    O Piu tem até um vídeo dando dicas de como inspecionar as coifas...
    Coifas íntegras, bem engraxadas e corretamente montadas no seu alojamento = ZERO problemas...

    O dinheiro rápido e bom em qualquer oficina é aquele de manutenção preventiva, rápido e sem complicações.
    O giro do caixa é maior e a lucratividade boa.
    Problemas grandes e complicados não são bons nem para o proprietário e nem para a oficina.

    As boas oficinas estão sempre lotadas e você sempre estará sujeito a alguma espera, é inevitável.
    O bom planejamento garante giro rápido de motos nas vagas, bom para o cliente, bom para a oficina.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #49
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Sisti Ver Post
    Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.
    Sim, notei. Mas considerando que o Piu goza de boa reputação e ele ainda destacou o fato, me faz crer que seja verdade…

    Acredito que melhore muito mesmo, mas tb acredito que algum resto de água fique por lá…


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 345

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!