Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 35

Tópico: Atacama - Abril 2019 - Relato

  1. #1
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Nome Real
    FELIPE CRUZ
    Localização
    SÃO PAULO
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    316
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10

    Atacama - Abril 2019 - Relato

    Amigos,

    Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

    Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

    Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

    Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

    Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

    Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

    Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

    Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

    Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

    Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

    Grande abraço!

  2. #2
    Piloto Nível 5
    Avatar de MarcioT
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Marcio
    Localização
    Curitiba
    Moto
    Bmw F800GS
    Posts
    1.160
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Felipe
    Lendo seu relato, voltei a viajar durante a leitura. Viajar de moto é isso aí! Que seja uma de muitas!
    Abraço!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

    Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

    Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

    Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

    Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

    Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

    Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

    Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

    Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

    Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

    Grande abraço!
    Muito, muito, muito bacana. Parabens.

    Quero fazer essa viagem. Mas solo, eu ainda nao estou preparado.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

  4. #4
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Sempre falo isso... todos deveriam fazer uma viagem solo uma vez na vida... a pessoa volta diferente... seus valores mudam e o mundo parece muito diferente... quanto mais longe e mais isolado, melhor!

    Parabéns pela viagem e obrigado pelo relato!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por FCRUZ17 Ver Post
    Amigos,

    Faço abaixo um breve relato da viagem que fiz ao Atacama nas últimas 03 semanas.

    Dia 30/03, parti solo de São Paulo com destino a San Pedro do Atacama, via Uruguai, Argentina e Chile, acompanhando o Pacífico. Foram 20 dias muito intensos como há tempos eu não vivia. Viajar solo por lugares desconhecidos e muitas vezes sem ninguém por perto é uma experiência incrível que todo ser humano deveria experimentar ao menos uma vez na vida.

    Essa foi minha primeira viagem longa. Foram 8.300kms, rodando uma média de 500 a 600kms por dia, já considerando os dias sem rodagem. Notei que rodar mais do que isso por dia é complicado. Houve um dia que cheguei a rodar 845kms. Inviável!

    Rotina. Acordar cedo e rodar logo pelas primeiras horas do dia é essencial. A rodagem pela manhã rende demais. No primeiro trecho do dia sempre fazia em torno de 200 ou 250kms sem problemas. De tarde, principalmente após às 15h o cansaço vem forte. Em dias quentes o desconforto térmico judiava demais.

    Combustível. Como é triste viver no Brasil e pagar caro nessa porcaria que eles chamam de “gasolina”. Usei gasolina de verdade na Argentina e Chile. Minha GS 1200 (2011) em alguns trechos teve a autonomia inacreditável de 23km/L. Aqui no Brasil não passava dos 16/17km/L.

    Estadas. A maior parte do tempo rodando em pista simples, pouco movimento e asfalto em excelente qualidade. Achei mais seguro rodar fora do Brasil, principalmente no quesito imprudência de terceiros. Sobre o Chaco argentino, espero nunca mais rodar por ali.... que pé no saco!

    Moto. A GS é uma moto fantástica. Como é gostoso viajar com ela. Sobra motor para ultrapassagens, sobra conforto e o tanque da versão adventure torna praticamente desnecessária a utilização de galão reserva.

    Viajar solo é uma barra! Vc passa horas sozinho com os próprios pensamentos. É uma senhora terapia. Voltei pra casa renovado. Essas viagens nos transformam.

    Que experiência sensacional! Se tivesse mais dinheiro e tempo, viveria disso.

    Se alguém precisar de alguma informação atualizada sobre o roteiro ou fronteiras, estou à disposição.

    Grande abraço!
    Que gasolina você sempre usou aqui? A Comum? Por que nunca usou a Podium Petrobrás (a melhor do Brasil e idêntica à da Alemanha de alta octanagem) ou a Vpower da Shell?
    Se usou sempre usou gasolina comum aqui, você comparou banana nanica com cereja suiça.
    Minha 1200GS (2009) rodando aqui na cidade de SP, com todo esse transito, semáforos, lombadas, etc, está fazendo 13km/l. Só uso gasolina Podium
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    422
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Alfalto do Chaco Argentino como está?

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Re.Bardi
    Data de Ingresso
    Nov 2017
    Nome Real
    Renato Bardi Cabral
    Localização
    São Bernardo do Campo
    Moto
    BMW GS 1200 LC Premium
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Que gasolina você sempre usou aqui? A Comum? Por que nunca usou a Podium Petrobrás (a melhor do Brasil e idêntica à da Alemanha de alta octanagem) ou a Vpower da Shell?
    Se usou sempre usou gasolina comum aqui, você comparou banana nanica com cereja suiça.
    Minha 1200GS (2009) rodando aqui na cidade de SP, com todo esse transito, semáforos, lombadas, etc, está fazendo 13km/l. Só uso gasolina Podium
    Eu já testei gasolina de tudo quanto é tipo nos meus 9 mil km com a GS2017 e para mim a gasolina comum de boa marca é suficiente. O fato do consumo se da pela % de álcool na gasolina e podium não fez diferença alguma salvo meu bolso.

    Quanto a viagem! Show! Parabéns... meta!


    Sent from my iPhone using Tapatalk
    ___________________
    Renato Bardi

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Re.Bardi Ver Post
    Eu já testei gasolina de tudo quanto é tipo nos meus 9 mil km com a GS2017 e para mim a gasolina comum de boa marca é suficiente. O fato do consumo se da pela % de álcool na gasolina e podium não fez diferença alguma salvo meu bolso.

    Quanto a viagem! Show! Parabéns... meta!


    Sent from my iPhone using Tapatalk
    Desculpe, mas não é verdade. Fico curioso em saber quem inventa essas coisas para vocês.
    Gasolina Podium da Petrobrás ou VPower da Shell também tem álcool, como em todas as outras à venda no Brasil.

    O Manual de Proprietário da BMW pede uma gasolina com octanagem 95RON e aceita o uso de uma gasolina com 91RON e deixa claro que ela compromete a potência (para menos obviamente) e o consumo (para maior, obviamente).

    Gasolina ou qualquer outro combustível para motor de ciclo Otto, quanto maior a octanagem, melhor o desemprenho deste motor.
    A queima se dá no ponto correto, a combustão quimicamente falando é mais eficiente e portanto além de gerar mais calor (= mais potência), possui uma queima mais limpa, deixando menos incrustações e depósitos na cabeça dos pistões, sede de válvulas, nas válvulas e nos dutos de escape.

    Quem determina a octanagem de um combustível é a taxa de compressão do motor, que está intimamente ligada ao projeto global deste. Motores de desempenho superior tem via regra taxas de compressão elevadas. Nosso motores boxer a ar em taxa 12,0:1, os atuais LC tem taxa 12,5:1.

    Por esta razão todo motor flex no Brasil funciona "meia boca" e é fácil de entender. Gasolina e álcool pedem taxas de compressão bem diferentes, álcool necessita no mínimo 12,5:1 e a gasolina comum algo como 9,0:1. A solução encontrada foi colocar a taxa de compressão no meio da faixa. Não funciona nem bem só com gasolina, nem bem só com álcool. Portanto encher o tanque só com álcool ou só com gasolina, na verdade é uma merda. O melhor ponto é uma mistura de 50% de álcool e 50% de gasolina, não esquecendo que a gasolina já tem 25% de álcool. Na bomba deve-se colocar mais gasolina que álcool puro, de modo que a mistura final seja 50-50.
    Última edição por Gnegraes; 23-04-2019 às 10:03.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de Re.Bardi
    Data de Ingresso
    Nov 2017
    Nome Real
    Renato Bardi Cabral
    Localização
    São Bernardo do Campo
    Moto
    BMW GS 1200 LC Premium
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Sim cara! Você comhece do assunto, mas não vi realmente diferença a não ser no bolso


    Sent from my iPhone using Tapatalk
    ___________________
    Renato Bardi

  10. #10
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Re.Bardi Ver Post
    Sim cara! Você comhece do assunto, mas não vi realmente diferença a não ser no bolso


    Sent from my iPhone using Tapatalk
    Você está andando numa moto que vale bastante dinheiro. É um veículo bem econômico comparado a um carro. Não acredito sinceramente se a diferença no custo por km vai balançar tua vida financeira, creio que não. Mas faz uma baita diferença no desempenho geral e na vida do motor
    Leia o Manual e siga o que a BMW diz, ninguém conhece mais destes motores que eles, pode acreditar.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!