Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Viscosidade de Óleos

  1. #1
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    Viscosidade de Óleos

    All,

    Abaixo vai o link para um texto que traduzi do alemão de um site que estou associado.
    É um dos mais de 500 tópicos técnicos que estão à disposição e esse versa sobre Viscosidade de Óleos.
    Apresenta resumidamente o que é viscosidade e como se estrutura e deve ser interpretado um código SAE para um óleo automotivo.
    Caso fique alguma dúvida, basta gritar por socorro...

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMcQnsMNFoqYIF04A
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #2
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    All,

    Abaixo vai o link para um texto que traduzi do alemão de um site que estou associado.
    É um dos mais de 500 tópicos técnicos que estão à disposição e esse versa sobre Viscosidade de Óleos.
    Apresenta resumidamente o que é viscosidade e como se estrutura e deve ser interpretado um código SAE para um óleo automotivo.
    Caso fique alguma dúvida, basta gritar por socorro...

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfMcQnsMNFoqYIF04A
    Interessante. Esse é um assunto coalhado de mitos dos mais variados tipos, então é sempre bom ler materiais mais técnicos.

    Entretanto, eu já li um texto que contradizia algumas afirmações deste (e eu realmente não sei quem está certo).

    Por exemplo, o seu texto afirma que eu posso substituir um 20w40 por um 10w40 sem qualquer prejuízo ao motor. Essa afirmativa embute a premissa de que, quando frio, quanto mais fino melhor.

    O outro texto (que eu infelizmente não guardei qualquer referência) diz que não é bem assim. Supostamente sendo muito fino, ou mais fino que o requerido, poderia romper o filme de óleo sobre as peças e deixar partes não protegidas.

    Também na outra ponta da equação não seria tão simples. Onde pede um 40 poderia ser colocado um 50 sem problemas? Na temperatura de operação os canais e sistemas de bombeamento teriam que trabalhar com um óleo mais viscoso que o projetado. Sem problemas?

    Agora, ainda que haja verdade nesses questionamentos (o que eu não sei), tenho também dúvidas sobre o delta necessário para provocar problemas. Por exemplo, a F800R 2012 especificava 10w40, e da 2013 adiante passou para 15w50. Será que tão pouca alteração faz muita diferença? Por que será que a fábrica mudou sua recomendação sem alteração nos motores? Foi por critérios técnicos ou mercadológicos? Deveriam os donos das antigas passar a usar o 15w50 também, ignorando o que recomenda o manual de sua moto?

    O óleo 15w50 é ligeiramente mais viscoso em baixa temperatura e 10 pontos mais viscoso em alta. A bomba e todos os canais de circulação de óleo dentro do motor tem que suportar isso, ou em melhor hipótese, se beneficiar disso. Ajuda ou prejudica? Ou tanto faz, está dentro de um range suportado?

    O Alexandre Piu, em vídeo recente em sua página em redes sociais culpou essa mudança de especificação do óleo das F800 por uma maior quantidade de quebras desses motores. Será?

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    Última edição por rodpcastro; 25-04-2019 às 20:54.
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  3. #3
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Tb tenho essas dúvidas levantadas pelo Rods. Vejo que existe muito achismo e conclusões baseadas em situações não conclusivas tendo em vista o número de variáveis.

    Com os carros aconteceu algo semelhante na honda, no sentido de mudança. Os hondas tinham oleos 10w30 até 2014 e 2015 e todos eles passaram a ser especificados para 0w20. Uma verdadeira agua no motor.

    Conversando com o chefe de oficina de uma concessionária, ele falou que a honda convocou funcionários de todas as concessionários para atualizar sobre esse fato e deu um curso específico. Ele falou que o pessoal ficou com medo mas que deveria ser usado o 0w20 em carros a partir do ano tal.....acho que 2011 ou 2012..não lembro. E ele comentou que não houve problemas passados 2 ou 3 anos.

    Eu reparei que meu carro ao entrar na garagem parece ter um som mais metalizado sendo que voltei a usar o antigo para confirmar. De qq maneira não tive problema com o óleo mais fino.




    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Interessante. Esse é um assunto coalhado de mitos dos mais variados tipos, então é sempre bom ler materiais mais técnicos.

    Entretanto, eu já li um texto que contradizia algumas afirmações deste (e eu realmente não sei quem está certo).

    Por exemplo, o seu texto afirma que eu posso substituir um 20w40 por um 10w40 sem qualquer prejuízo ao motor. Essa afirmativa embute a premissa de que, quando frio, quanto mais fino melhor.

    O outro texto (que eu infelizmente não guardei qualquer referência) diz que não é bem assim. Supostamente sendo muito fino, ou mais fino que o requerido, poderia romper o filme de óleo sobre as peças e deixar partes não protegidas.

    Também na outra ponta da equação não seria tão simples. Onde pede um 40 poderia ser colocado um 50 sem problemas? Na temperatura de operação os canais e sistemas de bombeamento teriam que trabalhar com um óleo mais viscoso que o projetado. Sem problemas?

    Agora, ainda que haja verdade nesses questionamentos (o que eu não sei), tenho também dúvidas sobre o delta necessário para provocar problemas. Por exemplo, a F800R 2012 especificava 10w40, e da 2013 adiante passou para 15w50. Será que tão pouca alteração faz muita diferença? Por que será que a fábrica mudou sua recomendação sem alteração nos motores? Foi por critérios técnicos ou mercadológicos? Deveriam os donos das antigas passar a usar o 15w50 também, ignorando o que recomenda o manual de sua moto?

    O óleo 15w50 é ligeiramente mais viscoso em baixa temperatura e 10 pontos mais viscoso em alta. A bomba e todos os canais de circulação de óleo dentro do motor tem que suportar isso, ou em melhor hipótese, se beneficiar disso. Ajuda ou prejudica? Ou tanto faz, está dentro de um range suportado?

    O Alexandre Piu, em vídeo recente em sua página em redes sociais culpou essa mudança de especificação do óleo das F800 por uma maior quantidade de quebras desses motores. Será?

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    Rods,

    Eu sabia que haveria uma penca de perguntas. Leia com atenção o texto e reflita sobre os conceitos que estão no resumo que mandei.

    O código SAE indica uma faixa de uso de acordo com a temperatura ambiente onde você trafega. Os números contidos no código NÃO são a viscosidade do óleo. Você diz que a viscosidade é 10 pontos superior... 10 o que? Centistokes? 10 não é viscosidade. Um óleo 10W40 tem a mesma viscosidade média de um 20W40, só que o 10W40 em temperaturas ambientes mais baixas ele mantém a viscosidade mais próxima da sua média, sem aumentar a viscosidade em excesso, que é ruim na partida a frio e também rodando com ar muito frio. Usar um 10W40 no Nordeste é bobagem (o 10), com certeza um 20W50 é o indicado, já que vai cuidar de manter a viscosidade estável com altas temperaturas ambientes (o 50...).

    Se você estiver rodando com temperatura ambiente de 25 graus C, tanto faz se o óleo é 10W40 ou 20W40. Mas se estiver frio, quero ter um 10W40 no motor.

    A designação 90W p/ex., indica que é um óleo para caixa de engrenagens (câmbios, diferenciais..), com polímeros e aditivos para aumentar sua resistência à alta pressão exercida por dentes de engrenagens, resistência ao calôr (degradação por oxidação entre outras coisas) não é um requisito prioritário neste óleo. O código "90" não tem nada a ver com "viscosidade mais grossa", apenas designa a família de óleos para caixas de engrenagens...

    Quem decide uma viscosidade para o óleo do motor, são os engenheiros de projeto, de acordo com as características de operação daquele motor, o código SAE vai depender de onde o veículo irá trafegar e as temperaturas extremas miníma e máxima a qual o veículo será submetido.

    Quer confirmar o que escrevi na tradução? Entre no site do SAE e veja essas definições e classificações.

    Após o relato do Roberto e seu fatídico retentor enjambrado com silicone pela FS Motos , seria melhor não usá-lo como referencia técnica. Assim como em um vídeo no Youtube ele usa graxa errada nas coifas da balança mono-braço de uma 1200GS. Posso afirmar que ele é um péssimo mecânico de BMWs...
    Última edição por Gnegraes; 27-04-2019 às 19:15.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Interessante. Esse é um assunto coalhado de mitos dos mais variados tipos, então é sempre bom ler materiais mais técnicos.

    Entretanto, eu já li um texto que contradizia algumas afirmações deste (e eu realmente não sei quem está certo).

    Por exemplo, o seu texto afirma que eu posso substituir um 20w40 por um 10w40 sem qualquer prejuízo ao motor. Essa afirmativa embute a premissa de que, quando frio, quanto mais fino melhor.

    O outro texto (que eu infelizmente não guardei qualquer referência) diz que não é bem assim. Supostamente sendo muito fino, ou mais fino que o requerido, poderia romper o filme de óleo sobre as peças e deixar partes não protegidas.

    Também na outra ponta da equação não seria tão simples. Onde pede um 40 poderia ser colocado um 50 sem problemas? Na temperatura de operação os canais e sistemas de bombeamento teriam que trabalhar com um óleo mais viscoso que o projetado. Sem problemas?

    Agora, ainda que haja verdade nesses questionamentos (o que eu não sei), tenho também dúvidas sobre o delta necessário para provocar problemas. Por exemplo, a F800R 2012 especificava 10w40, e da 2013 adiante passou para 15w50. Será que tão pouca alteração faz muita diferença? Por que será que a fábrica mudou sua recomendação sem alteração nos motores? Foi por critérios técnicos ou mercadológicos? Deveriam os donos das antigas passar a usar o 15w50 também, ignorando o que recomenda o manual de sua moto?

    O óleo 15w50 é ligeiramente mais viscoso em baixa temperatura e 10 pontos mais viscoso em alta. A bomba e todos os canais de circulação de óleo dentro do motor tem que suportar isso, ou em melhor hipótese, se beneficiar disso. Ajuda ou prejudica? Ou tanto faz, está dentro de um range suportado?

    O Alexandre Piu, em vídeo recente em sua página em redes sociais culpou essa mudança de especificação do óleo das F800 por uma maior quantidade de quebras desses motores. Será?

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    Rods,

    Fluidos quando são resfriados, tem a tendência de se tornarem mais viscosos.
    Um óleo 10W40 indica que em baixas temperaturas ambientes, este óleo não terá sua viscosidade aumentada, permanecendo estável na sua viscosidade média.
    Isso é importantíssimo na partida a frio de um motor, pois com um óleo mais viscoso, ele demorará mais a subir por todas a galerias e chegar ao cabeçote, etc, devido à perda de carga ao fluxo pelo aumento da sua viscosidade.
    No frio não se deseja ter um óleo "mais fino" como você diz, mas que ele não "engrosse" e dificulte a lubrificação enquanto permanecer frio. os polímeros e aditivos no óleo fazem esse papel.

    O mesmo raciocínio vale ao inverso, no extremo calor, onde o óleo deve manter sua viscosidade média, "sem afinar" como você diz. Reduzir a viscosidade no calôr pode ser fatal para o motor.
    Última edição por Gnegraes; 25-04-2019 às 22:45.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post

    Após o relato do Roberto e seu fatídico retentor enjambrado com silicone pelo Sr. Piu, seria melhor não usá-lo como referencia técnica. Assim como em um vídeo no Youtube ele usa graxa errada nas coifas da balança mono-braço de uma 1200GS. Posso afirmar que ele é um péssimo mecânico de BMWs...

    Só uma correção... quem fez a cagada no meu retentor colocando peça errada e meleca do de silicone foi a FS Motos!

    O Piu trocou e colocou o original BMW. Desculpe se me expressei mal.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

  7. #7
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Guilherme, o Alexandre Piu, embora eu não o conheça pessoalmente, sempre me foi muito recomendado e bem avaliado por parceiros daqui do fórum e do grupo F800GS do Facebook. Entende muito de BMW. Tenho grande respeito pelo conhecimento e experiência dele com essas motos. Não quer dizer que eu vá concordar 100% com qualquer coisa que ele diga, mas considero que sempre vale a pena ouvi-lo com atenção.

    Como falei na minha primeira mensagem, não estou refutando o que o artigo que você traduziu, até porque não tenho conhecimento técnico tão aprofundado nesse assunto. Mas há gente boa com opiniões tecnicas diferentes, e eu não tenho clareza de quem está certo.

    Na dúvida eu sigo o manual... Mas manuais não são oráculos. Por 2 ou 3 anos o manual da Triumph 675 recomendava 1 litro a menos de óleo. Depois mudaram silenciosamente, e deve ter muita gente ainda andando aí com pouco óleo. Ou seja, manuais também erram.

    A mudança de 10w40 para 15w50, sem mudança no motor, ainda é, para mim, inexplicada.

    ---------------------------------------------

    Videozinhos de manutenção de moto:
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  8. #8
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Pablo Tiago Oliveira Nepomuceno
    Localização
    Minas Gerais
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    100
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Bom dia Pessoal,
    Quando a BMW optou por usar o óleo 15w50, tive a mesma duvida, e conversando com alguns amigos que são engenheiros da indústria automotiva foi levantada a seguinte suposição.
    Talvez a BMW quisesse unificar um tipo só de óleo para a maioria das suas motos, visto que as F800GS usavam um tipo de óleo até 2012 e a partir de 2013 a especificação do óleo foi alterada para a 15W50 sem alterações no motor. As 1200 até 2011/2012 vinham com uma gama bem grande de opções de óleos, variando de acordo com a temperatura. Já as 2012/2012 vinham com a recomendação do óleo 15W50 sem alteração nenhuma na motorização.
    Talvez a intenção seria melhorar a questão de logÃ*stica e estoque de óleos nas autorizadas.
    Sobre o senhor Piu, acho um pouco precipitado julgar o serviço ou o conhecimento de alguém com base em duas referências (uma delas equivocada como reportou o amigo Romagnani).
    Sobre a graxa da coifa, até pouco tempo nem a CC sabia o que deveria ser usado nessa coifa.
    Nesse caso o amigo Gnegraes poderia nos dizer qual a graxa correta para ser utilizada na referida coifa. Seria de grande utilidade para todos nós do fórum.

  9. #9
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    39
    Citação Postado originalmente por PabloTiago Ver Post
    Bom dia Pessoal,
    Quando a BMW optou por usar o óleo 15w50, tive a mesma duvida, e conversando com alguns amigos que são engenheiros da indústria automotiva foi levantada a seguinte suposição.
    Talvez a BMW quisesse unificar um tipo só de óleo para a maioria das suas motos, visto que as F800GS usavam um tipo de óleo até 2012 e a partir de 2013 a especificação do óleo foi alterada para a 15W50 sem alterações no motor. As 1200 até 2011/2012 vinham com uma gama bem grande de opções de óleos, variando de acordo com a temperatura. Já as 2012/2012 vinham com a recomendação do óleo 15W50 sem alteração nenhuma na motorização.
    Talvez a intenção seria melhorar a questão de logÃ*stica e estoque de óleos nas autorizadas.
    Sobre o senhor Piu, acho um pouco precipitado julgar o serviço ou o conhecimento de alguém com base em duas referências (uma delas equivocada como reportou o amigo Romagnani).
    Sobre a graxa da coifa, até pouco tempo nem a CC sabia o que deveria ser usado nessa coifa.
    Nesse caso o amigo Gnegraes poderia nos dizer qual a graxa correta para ser utilizada na referida coifa. Seria de grande utilidade para todos nós do fórum.
    Graxa vendida pelo nosso colega aqui do forum Possenti,a mesma que o Piu usa.
    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  10. #10
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Pablo Tiago Oliveira Nepomuceno
    Localização
    Minas Gerais
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    100
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Citação Postado originalmente por sal silva Ver Post
    Graxa vendida pelo nosso colega aqui do forum Possenti,a mesma que o Piu usa.
    https://produto.mercadolivre.com.br/..._JM?quantity=1
    A duvida é justamente essa Sal, o amigo disse que o Piu usa a graxa errada. Gostaria que ele nos dissesse qual é a graxa correta.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!