Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 25

Tópico: Como trocar o fluido de freio da GS 1200 LC em casa

  1. #11
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Só precisa usar o GS-911 se deixar entrar ar no sistema. Se fizer a troca do fluido direito não é necessário.

    Quando comprei o GS-911 foi exatamente para essa tarefa em especial. Havia feito a troca do fluido sem tanto cuidado (drenei o reservatório completamente para limpá-lo) e entrou ar, que ficou alojado na bomba do ABS. Aí o freio dianteiro passou a trepidar como se tivesse o disco empenado. Levei um bom tempo pesquisando, na época, até descobrir qual era o defeito e qual a solução.

    Hoje troquei fluido de freio das 3 motos que estão na garagem - F800R, Z300 e CB300R. Tarefa fácil, 5 minutos em cada e tá feito. 500 ml de fluido Varga DOT 4 resolveu a parada em todas elas e sobrou um pouquinho (não se deve guardar a sobra).

    Fiz uns videos faz tempo já dessa troca na F800R. Não varia quase nada de uma moto a outra.

    https://youtu.be/cJQSR8soFt0
    https://youtu.be/G7GTgVBPvVk


    ---------------------------------------------

    Inscreva-se no meu canal!
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Só precisa usar o GS-911 se deixar entrar ar no sistema. Se fizer a troca do fluido direito não é necessário.

    Quando comprei o GS-911 foi exatamente para essa tarefa em especial. Havia feito a troca do fluido sem tanto cuidado (drenei o reservatório completamente para limpá-lo) e entrou ar, que ficou alojado na bomba do ABS. Aí o freio dianteiro passou a trepidar como se tivesse o disco empenado. Levei um bom tempo pesquisando, na época, até descobrir qual era o defeito e qual a solução.

    Hoje troquei fluido de freio das 3 motos que estão na garagem - F800R, Z300 e CB300R. Tarefa fácil, 5 minutos em cada e tá feito. 500 ml de fluido Varga DOT 4 resolveu a parada em todas elas e sobrou um pouquinho (não se deve guardar a sobra).

    Fiz uns videos faz tempo já dessa troca na F800R. Não varia quase nada de uma moto a outra.

    https://youtu.be/cJQSR8soFt0
    https://youtu.be/G7GTgVBPvVk


    ---------------------------------------------

    Inscreva-se no meu canal!
    https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
    Oi Rods,

    Mas se você não atuar a bomba do ABS, o óleo velho no circuito do sistema do ABS fica retido e não é renovado.
    Só há duas maneiras de fazer a bomba funcionar e circular o óleo: freiando em movimento ou com o uso do scanner.
    O objetivo do processo com o scanner é também purgar o óleo do sistema, permitindo a entrada de novo óleo.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de QuinnBr
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Ricardo Fasanello
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS Adventure LC
    Posts
    53
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Fabiano,
    Tem 6,25Gb e 77.723 arquivos. Precisa de banda larga para fazer download
    Segue o link do OneDrive:

    https://1drv.ms/f/s!AtiZ5VhZnVBGgZBMMhJS5kb7kAwZGA

    Depois de baixar tudo, o executável é o rsd.exe. Na página de entrada vc configura a língua, etc.
    Depois é só colocar os 7 últimos dígitos do VIN da tua moto e buscar os temas.
    Caro Guilherme, tentei varias vezes mas nao funcionou, deu erro de servidor desconectado. Seria pedir demais eu mandar um pendrive para vc gravar para mim? Depois mandaria um portador recolher. Obrigado

  4. #14
    Piloto Nível 1 Avatar de QuinnBr
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Ricardo Fasanello
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    BMW R 1200 GS Adventure LC
    Posts
    53
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Guilherme, nao sei o que eu fiz mas funcionou, desculpe o transtorno. Entendo muito de Mac mas PC nao eh comigo...kkkk. Obrigado por dividir com a gente. Abracos

  5. #15
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu sempre troquei sem bombas e sem deixar entrar ar,,

    1 - Basta vc soltar o parafuso da pinça de freio onde sangra ao oleo,
    2 - Vá ate o reservatório de fluido e abra a tampa
    3 - Com a mão aperte o frio traseiro para baixo e note que vai começar a sair o fluido la na pinça (NÃO DEIXE O FLUIDO ACABAR NO RESERVATÓRIO, DEIXE UNS 0,5 cm de FLUIDO PORQUE SE ESVAZIAR TUDO VAI ENTRAR AR NO SISTEMA!)
    4 - Complete o reservatório com fluido novo ate encher
    5 - Com a mão aperte o frio traseiro para baixo e note que vai começar a sair o fluido la na pinça (NÃO DEIXE O FLUIDO ACABAR NO RESERVATÓRIO, DEIXE UNS 0,5 cm de FLUIDO PORQUE SE ESVAZIAR TUDO VAI ENTRAR AR NO SISTEMA!)
    6 - Complete o reservatório com fluido novo ate encher
    7 - Quando perceber que esta sangrando fluido novo la na pinça é que todo o fluido do reservatório foi trocado.

    Faça isso e é sucesso!
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Eu sempre troquei sem bombas e sem deixar entrar ar,,

    1 - Basta vc soltar o parafuso da pinça de freio onde sangra ao oleo,
    2 - Vá ate o reservatório de fluido e abra a tampa
    3 - Com a mão aperte o frio traseiro para baixo e note que vai começar a sair o fluido la na pinça (NÃO DEIXE O FLUIDO ACABAR NO RESERVATÓRIO, DEIXE UNS 0,5 cm de FLUIDO PORQUE SE ESVAZIAR TUDO VAI ENTRAR AR NO SISTEMA!)
    4 - Complete o reservatório com fluido novo ate encher
    5 - Com a mão aperte o frio traseiro para baixo e note que vai começar a sair o fluido la na pinça (NÃO DEIXE O FLUIDO ACABAR NO RESERVATÓRIO, DEIXE UNS 0,5 cm de FLUIDO PORQUE SE ESVAZIAR TUDO VAI ENTRAR AR NO SISTEMA!)
    6 - Complete o reservatório com fluido novo ate encher
    7 - Quando perceber que esta sangrando fluido novo la na pinça é que todo o fluido do reservatório foi trocado.

    Faça isso e é sucesso!
    Marcel,

    E como você extrai o fluido de freio velho de dentro do circuito ABS?
    Sem scanner não dá, ele tem o aplicativo para isso.... tem de acionar a bomba interna do módulo alternadamente por no mínimo 3 vezes, para expulsar o fluido velho e com isso admitir o novo no circuito.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #17
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcel,

    E como você extrai o fluido de freio velho de dentro do circuito ABS?
    Sem scanner não dá, ele tem o aplicativo para isso.... tem de acionar a bomba interna do módulo alternadamente por no mínimo 3 vezes, para expulsar o fluido velho e com isso admitir o novo no circuito.
    Troca do fluido com sangria do ABS usando scanner GS-911.

    https://youtu.be/cmo-qqSIpWc

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  8. #18
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Troca do fluido com sangria do ABS usando scanner GS-911.

    https://youtu.be/cmo-qqSIpWc

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

    Quando não se tem scanner à mão, dá muito mais trabalho.... vejam os dois videos (legendas em polonês e em inglês):

    https://www.youtube.com/watch?v=YLM25NYvlas

    nesta segunda parte a troca de pastilhas

    https://www.youtube.com/watch?v=a1ktxY_bgQY

    P.S.: o cara é caprichoso, trilha sonora com música bem calma para ajudar na tarefa longa e trabalhosa...
    Última edição por Gnegraes; 29-09-2020 às 15:14.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #19
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.530
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Marcel,

    E como você extrai o fluido de freio velho de dentro do circuito ABS?
    Sem scanner não dá, ele tem o aplicativo para isso.... tem de acionar a bomba interna do módulo alternadamente por no mínimo 3 vezes, para expulsar o fluido velho e com isso admitir o novo no circuito.
    Bom hoje minha moto veio para BMW Star New Curitiba para revisão de 20mil km que inclui troca de fluido!

    E para minha surpresa a troca foi feita como eu disse acima, mangueira conectada nas pinças do disco com a válvula aberta.. mecânico colocando óleo novo no reservatório e apertando o freio deixando sangrar !!

    Não teve nada de software de scanner foi feito no modo tradicional, simples e eficiente como sempre vi mecânicos fazer e também faço em casa !!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



  10. #20
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por shw Ver Post
    Bom hoje minha moto veio para BMW Star New Curitiba para revisão de 20mil km que inclui troca de fluido!

    E para minha surpresa a troca foi feita como eu disse acima, mangueira conectada nas pinças do disco com a válvula aberta.. mecânico colocando óleo novo no reservatório e apertando o freio deixando sangrar !!

    Não teve nada de software de scanner foi feito no modo tradicional, simples e eficiente como sempre vi mecânicos fazer e também faço em casa !!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Acho que eu falo isso no vídeo. Se fizer direito no metodo tradicional e não deixar entrar ar, não tem problema.

    Mas se entrar, só com scanner para retirar

    Na 1a vez que troquei fluido da minha 1a F800R, inventei de limpar todo o reservatório. Drenei completamente, passei papel absorvente e tal. Resultado, entrou ar por ali e esse ar encontrou um lugar gostosinho para ficar - a bomba do ABS. Foi esse incidente que me fez comprar o GS-911.

    Mas depois dessa vez, já fiz várias trocas de fluido sem problemas e sem usar o scanner. Basta não drenar todo o reservatório e cuidar que não entre ar por cima no circuito.

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!