Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 21

Tópico: Câmbio GS 1200 2018

  1. #11
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Nome Real
    CARLOS ROBERTO BERTA
    Localização
    Araraquara
    Moto
    BMW R1200 GS Adv
    Posts
    71
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por cberta Ver Post
    Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a título de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saídas de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.
    A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidais.

    O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens a este eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos antigos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no início era para iluminação...)

    Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.
    Última edição por Gnegraes; 04-11-2019 às 10:33.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por cberta Ver Post
    Mudei recentemente para a 2018. A diferença nos engates para a anterior (2015) salta aos olhos. Na 2015 a entrada da primeira marcha gerava uma pancada bem razoável. Esse efeito está minimizado na 2018. Em relação ao uso do quick shifter, ainda estou pegando o jeito, mas já percebi que, tanto subindo quanto descendo as marchas, dando um "toquinho" no acelerador, o câmbio "chupa" a marcha. Se estiver devagar consigo colocar no neutro e em primeira sem acionar a embreagem. Tudo a tÃ*tulo de teste, é claro, porque também compartilho da opinião de que a embreagem está ali para ser usada. Na pista, retomando velocidade nas saÃ*das de pedágio, o quick shifter permite engates mais rápidos e com menos trancos, o que evita as batidas de capacete do piloto e garupatroa.
    A primeira coisa a se entender é que todos os pares de engrenagens de cada marcha no câmbio estão acoplados/engrenados. E não poderia ser diferente, pois são engrenagens de dentes helicoidas.

    O chamado "engrenamento" de determinada marcha se dá através de um acoplador que ao se movimentar axialmente ao longo do eixo, acopla o par de engrenagens ao eixo, permitindo que a rotação seja transmitida através dele. O termo "engrenar marcha" vem lá do passado quando as engrenagens eram de dentes retos e se fazia o deslizamento da engrenagem sobre o eixo e se acoplava uma engrenagem a outra. Hábitos como: "caiu a linha" do telefone (antigamente se rompia o cabo telefônico) ou acabou a "luz" (eletricidade nas casas no inÃ*cio era para iluminação...)

    Há diferenças de rotação entre o eixo e o par de engrenagens. Ao se acelerar suavemente há aumento da rotação do eixo em relação ao par de engrenagens e que em determinado momento estas rotações estão muito próximas, facilitando que o acoplamento se realize.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  4. #14
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    No link abaixo está o desenho tridimensional do sistema de engate (trambulador) do câmbio.
    Ao se movimentar o tambor seletor, os garfos se movimentam e os discos acopladores também, pois estão vinculados nos sulcos guia do tambor, são os chamados seguidores tipo cames.

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9H...KY2uQ?e=pePcaL

    No link abaixo verão o desenho de um eixo, as engrenagens e o disco acoplador. O disco se movimenta ao longo do eixo conforme a posição do tambor seletor e o garfo, que ao ao ser acionado posiciona-o junto à engrenagem e acopla esta engrenagem ao eixo. Um outro modo de entender esse disco acoplador seria enxergá-lo como sendo uma "chaveta" móvel, que liga a engrenagem ao eixo e daí transmite rotação e torque.

    https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhf9I...sfRCg?e=lk4ZRy
    Última edição por Gnegraes; 04-11-2019 às 20:17.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #15
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bom dia!

    A minha moto é uma gs1200r Premium 2015. O câmbio faz barulho em todas as marchas. Desde nova. Hoje está com 22kkm.
    Entendo como característica do modelo.
    Sds


    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  6. #16
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

    Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

  7. #17
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

    Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
    E a diferença entre eles é gritante!

    Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

  8. #18
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    E a diferença entre eles é gritante!

    Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk
    A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
    Também não tenho dificuldades em colocar em neutro.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  9. #19
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    A minha é 2009, a 1a. marcha faz algum ruído, mas não é sempre. O restante tem engates precisos e sem ruídos.
    Também não tenho dificuldades em colocar em neutro.
    As LC tem o câmbio em duro... estranhei bastante quando comprei!

    Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

  10. #20
    Piloto Nível 1 Avatar de Cladocera
    Data de Ingresso
    Nov 2019
    Nome Real
    Elton Izuno
    Localização
    São Paulo, SP
    Moto
    R1250GS
    Posts
    145
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    5
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Houve atualização do cambio a partir de 04/2017. Eles ficaram macios, embora a primeira marcha quando está fria também dá aquele tranco.

    Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
    Curioso, na r1250 percebo que com o motor frio, logo após ligar pela primeira vez no dia, a primeira marcha entra macia sem solavancos.
    Depois durante o uso a primeira dá um pequeno tranco ao ser engatada. Nada que incomode. A minha g650 anterior pulava mais rss.
    Abs


    Enviado de meu SM-G925I usando o Tapatalk

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!