Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Troquei bateria - Moto não liga mais

  1. #1
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7

    Troquei bateria - Moto não liga mais

    Caros companheiros motociclistas.

    Ha uns meses a minha bateria vinha dando indícios de fim de vida, a mesma ja tinha mais de 2 anos e uns 35 mil kms rodados na minha R1200 GSA.

    Ocorre que hoje fui ligar a moto e a mesma ja não fava sinal de vida. No maximo ligava o painel da moto, qdo então concluí q seria por causa da bateria.

    Assim sendo fui numa loja aqui perto e comprei uma Moura ( a antiga era uma Heliar) cim as mesmas especificações.

    Qdo coloquei na moto, ela ligou sem problemas e até com uma disposição anormal. Como funciounou fui deixa-la montada no seu devido lugar e recolocar as pecas de acabamento da moto. Uma vez concluído o serviço religo a moto, onde a mesma ascende o painel e em seguida da um pequeno estalo e tudo deliga sem deata vez religar.

    Reabri o compartimento da bateria na esperança q alguma conexão tivesse soltado qdo encaixei ela, mas estava tudo certo.

    De sorte então q estou sem daber o que aconteceu?

    Considero a possibilidade de que algum fusível tenha queimado. Mas penso tbm se não poderia der uma central eletrônica... Muitas dúvidas. Muito embora nenhum delas faça muito sentido pq foi apenas uma troca de bateria.

    Algum dos amigos poderia me dar alguma luz a cerca desse problema?

    Desde ja muito grato por qualquer ajuda.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Quando fiz troca de bateria numa moto anterior, retirei o "fusível geral", para não ter risco de curto.
    Importante ter certeza que os cabos foram conectados nos polos corretos e estão adequadamente presos.
    Acredito que a melhor forma de encontrar o defeito é refazer a instalação (eu tentaria recolocar a bateria antiga e ver o que acontece). Depois ir verificando/substituindo os componentes - dos mais simples e mais baratos para os mais complexos e caros.
    Por suposição - pura achologia:
    - a bateria nova estava carregada ? Quando fiz a troca, tive que dar carga de 24 hrs (usei um battery tender)
    - esse "pequeno estalo" poderia ser um curto. Não há cabos encostando em algo que propiciaria o curto ?
    - o "fusível geral" pode ter queimado no momento do estalo.
    Mantenha-nos informados da solução.
    Boa sorte e bons ventos

  3. #3
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Eraldo C . C. Telles
    Localização
    Campinas
    Moto
    Bmw Gs 1200 Adventure triple black 2012
    Posts
    593
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por alexandrej Ver Post
    Caros companheiros motociclistas.

    Ha uns meses a minha bateria vinha dando indícios de fim de vida, a mesma ja tinha mais de 2 anos e uns 35 mil kms rodados na minha R1200 GSA.

    Ocorre que hoje fui ligar a moto e a mesma ja não fava sinal de vida. No maximo ligava o painel da moto, qdo então concluí q seria por causa da bateria.

    Assim sendo fui numa loja aqui perto e comprei uma Moura ( a antiga era uma Heliar) cim as mesmas especificações.

    Qdo coloquei na moto, ela ligou sem problemas e até com uma disposição anormal. Como funciounou fui deixa-la montada no seu devido lugar e recolocar as pecas de acabamento da moto. Uma vez concluído o serviço religo a moto, onde a mesma ascende o painel e em seguida da um pequeno estalo e tudo deliga sem deata vez religar.

    Reabri o compartimento da bateria na esperança q alguma conexão tivesse soltado qdo encaixei ela, mas estava tudo certo.

    De sorte então q estou sem daber o que aconteceu?

    Considero a possibilidade de que algum fusível tenha queimado. Mas penso tbm se não poderia der uma central eletrônica... Muitas dúvidas. Muito embora nenhum delas faça muito sentido pq foi apenas uma troca de bateria.

    Algum dos amigos poderia me dar alguma luz a cerca desse problema?

    Desde ja muito grato por qualquer ajuda.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk
    Tive um problema que de inicio parecia ser a bateria na antiga gs 1200 2007, que apos desmontar a moto inteira achei o defeito, que era o rele de 30 Amperes que fecha o solenoide do motor de arranque para dar partida, procurei em vários lugares e até comprei um parecido de mesma capacidade para adaptar e fazer a moto ligar, como abri a cx do rele e fechando o contato com a mão ele dava partida, antes de trocar pelo genérico fui observar o que ocorria e não deixava finalizar a partida, como a bateria estava sulfatando, sua corrente de partida e tensão eram menores e isso aqueceu o rele a ponto de dilatar o eixo da armadura que fechava o contato de partida, ai tinha mal contato e a ecu cortava o funcionamento por corrente acima do normal, ajustei novamente o eixo e simulei o serviço usando uma fonte que tinha de 12V ficou ok o contato, montei o rele original arrumado e tive de comprar outra bateria pois de tanto insistir começou a ferver a bateria. comprei o rele original no ebay, chegou depois de um mês, troquei e deixei o arrumado na sacola de ferramentas. aproveitando a moto desmontada troquei velas, correia do alternador, regulei as válvulas, troquei a bateria do sensor de pressão dos pneus, ficou zerada....
    Eraldo

  4. #4
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por Eraldo Tel Ver Post
    Tive um problema que de inicio parecia ser a bateria na antiga gs 1200 2007, que apos desmontar a moto inteira achei o defeito, que era o rele de 30 Amperes que fecha o solenoide do motor de arranque para dar partida, procurei em vários lugares e até comprei um parecido de mesma capacidade para adaptar e fazer a moto ligar, como abri a cx do rele e fechando o contato com a mão ele dava partida, antes de trocar pelo genérico fui observar o que ocorria e não deixava finalizar a partida, como a bateria estava sulfatando, sua corrente de partida e tensão eram menores e isso aqueceu o rele a ponto de dilatar o eixo da armadura que fechava o contato de partida, ai tinha mal contato e a ecu cortava o funcionamento por corrente acima do normal, ajustei novamente o eixo e simulei o serviço usando uma fonte que tinha de 12V ficou ok o contato, montei o rele original arrumado e tive de comprar outra bateria pois de tanto insistir começou a ferver a bateria. comprei o rele original no ebay, chegou depois de um mês, troquei e deixei o arrumado na sacola de ferramentas. aproveitando a moto desmontada troquei velas, correia do alternador, regulei as válvulas, troquei a bateria do sensor de pressão dos pneus, ficou zerada....
    Eraldo
    Queria chegar nesse nivel de eu mesmo s er o mecanico de minha moto. Mas ainda trnho muito o que evoluir neste aspecto. Quem sabe um dia.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

  5. #5
    Piloto Nível 2 Avatar de alexandrej
    Data de Ingresso
    May 2017
    Nome Real
    Alexandre José Almeida da Silva
    Localização
    salvador
    Moto
    r 1200 gs adventure
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Citação Postado originalmente por EvertonM Ver Post
    Quando fiz troca de bateria numa moto anterior, retirei o "fusível geral", para não ter risco de curto.
    Importante ter certeza que os cabos foram conectados nos polos corretos e estão adequadamente presos.
    Acredito que a melhor forma de encontrar o defeito é refazer a instalação (eu tentaria recolocar a bateria antiga e ver o que acontece). Depois ir verificando/substituindo os componentes - dos mais simples e mais baratos para os mais complexos e caros.
    Por suposição - pura achologia:
    - a bateria nova estava carregada ? Quando fiz a troca, tive que dar carga de 24 hrs (usei um battery tender)
    - esse "pequeno estalo" poderia ser um curto. Não há cabos encostando em algo que propiciaria o curto ?
    - o "fusível geral" pode ter queimado no momento do estalo.
    Mantenha-nos informados da solução.
    Boa sorte e bons ventos
    Acabei levando a moto pra cc.

    Segundo o consultor durante a troca de bateria algum surto eletrico travou o modulo eletrônico.

    Ligaram a moto no computador, resetaram o modulo por meio do bmw service, e a moto voltou a funcionar normalmente sem precisar trocar peças.

    280 r$ de mao de obra.

    Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

  6. #6
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Bem menos mal! Pelo menos o prejuízo foi pequeno!

    Enviado de meu SM-A205G usando o Tapatalk

  7. #7
    Piloto Nível 2
    Avatar de Nicolau
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    José Nicolau Fares Franco
    Localização
    São Paulo
    Moto
    Tiger 900 GT
    Posts
    252
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Qual a ordem certa para desconectar a bateria, negativo --- positivo ou o contrário ,
    Última edição por Nicolau; 25-11-2019 às 09:05.

  8. #8
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    https://pt.wikihow.com/Desconectar-a...ia-de-um-Carro
    Ou moto....
    Este link ensina como fazer de modo correto para desligar uma bateria de carro ou moto....

    Sds

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  9. #9
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Ufa!!!! Saiu barato, agora é ver a diferença é gastá-la em combustível. Kkkkk

    Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!