Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: 1250 com gasolina "pura"

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8

    1250 com gasolina "pura"

    Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)...
    Na contra-capa do manual tem as especificações da gasolina recomendada, octanagem e quantidade "mínima de etanol 15% e máxima 30%". Queria confirmar: a gasolina da Argentina é "pura", certo? 0% de etanol... é isso mesmo? Vamos ignorar, então, a recomendação do manual quando formos rodar por lá?

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Boa noite, meus caros. Estou com uma dúvida desde que li em algum lugar que a BMW teria feito ajustes no motor da 1250 para que ela ficasse menos exigente com a gasolina, afinal, é moto projetada para rodar pelo mundo e precisa funcionar bem com gasolinas de má qualidade (sic)...
    Na contra-capa do manual tem as especificações da gasolina recomendada, octanagem e quantidade "mínima de etanol 15% e máxima 30%". Queria confirmar: a gasolina da Argentina é "pura", certo? 0% de etanol... é isso mesmo? Vamos ignorar, então, a recomendação do manual quando formos rodar por lá?
    Rondon,

    Nossas gasolinas muito pouco diferem das gasolinas na Alemanha e Europa. USA não sei.
    A octanagem ideal e mínima encontrada nos manuais de proprietário aqui no Brasil é a mesma dos manuais na Alemanha.
    Já se foi o tempo que nossa gasolina era um lixo, lá se vão mais de 20, 30 anos...

    O motor 1250 é o mesmo vendido na Alemanha, Europa, etc...

    Álcool é usado como aditivo aqui para fazer a correção da octanagem, fomos um dos primeiros países do mundo a abandonar a tetraetila de chumbo no início dos anos 90, produto poluente e cancerígeno. Alemanha abandonou muito tempo depois que nós. Gasolina na Alemanha contém álcool, se não me falha a memória são 10%.
    Última edição por Gnegraes; 21-01-2020 às 20:29.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2016
    Nome Real
    Rondon de Castro
    Localização
    Goiânia
    Moto
    R1250 GS HP
    Posts
    191
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor...

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Olive Ver Post
    Guilherme, concordo que nossa gasolina seja boa, sim. Eu nunca tive problemas com a gasolina brasileira em minha moto. Rodei 75 mil km na 1200 abastecendo em vários postos diferentes e jamais senti qualquer falha no motor ou aumento exagerado no consumo. Abastecia com comum, aditivada, qualquer uma. Aliás, mesmo em meus carros, desde que abandonei o carburador (em 1989 com um Gol GT alguma coisa... faz tempo! rsrs)) não me lembro de ter tido qualquer problema.A questão aqui é entender se esses 15% de etanol, de certa forma exigidos, serão essenciais para o bom funcionamento do motor...
    Não sei sobre o que se basearam, já que aqui no Brasil a porcentagem de álcool na gasolina não é um valor arbitrário, mas definido em Lei.
    A não ser que tenham colocado uma faixa de teores de álcool para atender diferentes locais no mundo, já que o Manual de Proprietário é o mesmo em diversos países, devido ao motor ser o mesmo.
    Última edição por Gnegraes; 22-01-2020 às 08:45.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto?
    esta determinação é a ideal?
    tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco....
    Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior?
    Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo.
    O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor.
    A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei....

    penso eu....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Eu entendo que o valor é definido por lei. Isto para atender a oferta de álcool em determinada epoca em que a lei foi feita. Pergunto?
    esta determinação é a ideal?
    tenho um carro que se alimenta com gasolina hehehe....a cada mexida da lei o consumo aumenta um pouco....
    Nao seria este o nosso "problema" ..que nos diferencia do exterior?
    Com a gasolina 90 x 10, o consumo é muito menor que a gasolina 73 x 27. Nao cito potência e torque do motor....só consumo.
    O mesmo motor com uma gasolina 90x10 no Chile vai rodar mais km, talvez com menos potência, que no Brasil com a gasolina 73x27....teórica, pois pode ser batizada com a adição de mais alcool para aumentar o lucro do revendedor.
    A qualidade da nossa gasolina é otima, a TDM rodou 13 anos sem nunca fazer revisao na injecao. E sem alteracoes de funcionamento. Apenas o consumo cresceu na medida que aumentavam a % de alcool por forca de lei....

    penso eu....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Reiner,
    Que me lembre, o teor de álcool está no mesmo valor há bastante tempo. Quem decide o teor é a ANP.
    Na Alemanha, o último dado que me passaram era de 10%. Para eles tudo é importado, já aqui há interesse em termos teor maior de álcool e assim diminuir a importação de petróleo.
    Os valores tanto da gasolina pura quanto do álcool, dependem de condições de mercado: barril de petróleo em US$, produção de cana (chuva muita ou pouca), preço do açúcar ( se está bom, produzem menos álcool..), contratos de exportação, etc...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L.....

    sds

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  8. #8
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Guilherme, enfim, o que queria destacar, é que, a gasolina com menos alcool no mesmo motor rende mais....dá mais KM por L.....

    sds

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
    Acabei esquecendo de mencionar: visitei o site da ANP e lá a informação é que o teor de álcool deve ser de 25% +/- 1%
    Concordo com você que o menor teor de álcool melhora o consumo.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!