Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Noroeste Argentino + Atacama

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2019
    Nome Real
    Barão
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Question Noroeste Argentino + Atacama

    Boa tarde galera, tudo bem?

    Vou pro noroeste argentino e parte do deserto do atacama daqui 2 meses. Vi que lá tem muitas estradas de terra e algumas de cascalho. Alguém que já foi pra lá ou pegou terreno parecido, poderia me dizer mais ou menos qual a velocidade média que se faz nesse terreno? Sei que depende bastante mas só pra mim ter uma idéia dos horários pra mim montar meu roteiro.

    Desde já valeu.

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Estarei indo em 2 semanas e o foco são estradas de terra/ripio. A velocidade varia muito pelo piloto, confiança, habilidade, moto e pneus. Eu ando devagar e com cautela pois não pode haver erros. Geralmente onde passa carros o chão costuma ser mais compacto e dá pra andar com mais velocidade mas a natureza as xs nos surpreende. Um colega que voltou pelo passo sao Francisco ha pouco tempo falou que alguns pedaços ele passava de 100km/h e outros pequenos pedaços ia arrastando os pés bem devagar. As variáveis são muitas. Onde não passa muito carro, o ripio tem pedaços mais fundos e eu ando em torno de 30-60 km/h.
    Na dúvida, saio cedo para o destino, assim tenho tempo para resolver algum imprevisto até a noite cair.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2019
    Nome Real
    Barão
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Marcelo DC Ver Post
    Estarei indo em 2 semanas e o foco são estradas de terra/ripio. A velocidade varia muito pelo piloto, confiança, habilidade, moto e pneus. Eu ando devagar e com cautela pois não pode haver erros. Geralmente onde passa carros o chão costuma ser mais compacto e dá pra andar com mais velocidade mas a natureza as xs nos surpreende. Um colega que voltou pelo passo sao Francisco ha pouco tempo falou que alguns pedaços ele passava de 100km/h e outros pequenos pedaços ia arrastando os pés bem devagar. As variáveis são muitas. Onde não passa muito carro, o ripio tem pedaços mais fundos e eu ando em torno de 30-60 km/h.
    Na dúvida, saio cedo para o destino, assim tenho tempo para resolver algum imprevisto até a noite cair.


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Maravilha Marcelo!

    Vou com um pneu legal até. Vou de 50/50. Vou usar essa estimativa que passou. Muito obrigado pelas dicas!

  4. #4
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2019
    Nome Real
    Barão
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pessoal mais uma dúvida... mais ou menos quantos % aumenta o consumo? Tipo, no asfalto andando de normal pra um pouquito chutado eu faço 20 km/l. No cascalho/areia isso fica em quanto mais ou menos?

    Pelo que vcs viram eu to tentando descobrir minha autonomia, por que a região que vou da Argentina tem poucos postos de gasolina. Já vou levar um galão de 5l a dúvida é se preciso levar outro de 5 ou outro de 10. O tanque da minha moto é pequano (15 l).

  5. #5
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Prezado,

    como a tocada é mais suave em pisos de menor aderência, a tendência é melhorar o rendimento em uns 20%, ainda que não em sexta marcha.

    Considere também que em caso de altitude elevada, a diminuição de oxigênio também ajusta o consumo em mais uns 20%...provávelmente tua moto fará entre 25 e 30 km/l.

    Com qual moto você pretende fazer o roteiro??...a F850 leva mais de 15L, não?? Pouquíssimos lugares na Argentina tem trechos com mais de 300 kms sem abastecimento, de modo que um de 5L já deve te atender bem.

    Abçs e ótima viagem!!
    Luiz

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2019
    Nome Real
    Barão
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por cerqueira Ver Post
    Prezado,

    como a tocada é mais suave em pisos de menor aderência, a tendência é melhorar o rendimento em uns 20%, ainda que não em sexta marcha.

    Considere também que em caso de altitude elevada, a diminuição de oxigênio também ajusta o consumo em mais uns 20%...provávelmente tua moto fará entre 25 e 30 km/l.

    Com qual moto você pretende fazer o roteiro??...a F850 leva mais de 15L, não?? Pouquíssimos lugares na Argentina tem trechos com mais de 300 kms sem abastecimento, de modo que um de 5L já deve te atender bem.

    Abçs e ótima viagem!!
    Luiz
    Oi Luiz Claudio, obrigado por responder. É na região da Puna Atacamenha. À extremo-oeste de Salta, perto de Tolar Grande, El Peñon, aquelas bandas. To vendo que pode ser que eu ande um trecho de 450km sem posto.

    A F850 GS minha não é a ADV. O tanque dela é de 15 litros.
    Última edição por barao1; 03-02-2020 às 13:02.

  7. #7
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Citação Postado originalmente por barao1 Ver Post
    Oi Luiz Claudio, obrigado por responder. É na região da Puna Atacamenha. À extremo-oeste de Salta, perto de Tolar Grande, El Peñon, aquelas bandas. To vendo que pode ser que eu ande um trecho de 450km sem posto.

    A F850 GS minha não é a ADV. O tanque dela é de 15 litros.
    Barão....recentemente a holandesa Norally entrou por esses caminhos. Acessou através Hualfin sentido El Penon e se não me engano abasteceu em Antofagasta de la Sierra e foi sentido Tollar Grande e depois San Antonio de Los Cobres. No canal do youtube dela vc tem uma noção boa do ripio da região que por sinal é lin dissima. O canal dela cham Itchy Boots.

    Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

  8. #8
    Piloto Nível 4 Avatar de Marcelo DC
    Data de Ingresso
    May 2016
    Nome Real
    Marcelo DC
    Localização
    Pirassununga
    Moto
    R1200GS 2017
    Posts
    637
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Em março....por sinal....passarei aí do lado....queria muito fazer o passo de Socoma, mas seria bom uma moto menor....

    Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

  9. #9
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Dec 2019
    Nome Real
    Barão
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 850 GS
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Opa, valeu. Vou assistir o vídeo quando chegar em casa. Eu vi um vídeo no YT por acaso desse Paso que disse, mas os kras foram com moto 100% off, acho que Suzuki DR ou algo assim. Não sei que época foram também, mas pegaram muita chuva e lama. Vou no meio de abril justamente para evitar as chuvas.

    Marcelo depois dê uma olhada nesse lugar, é um dos POI da minha viagem. É uma cidade fantasma, quase na fronteira com o Chile.

    https://www.google.com/maps/place/Mi...!4d-68.2168579

    A idéia é sair e abastecer em El Peñon ou Antofagasta de la Sierra (só tem gasolina as vezes), ir para a Mina Casualidad, acampar lá e depois ir pra Tolar Grande, passando pelo Cono de Arita e cruzando o Salar de Arizaro. O destino final é San Antonio de los Cobres. Em Tolar Grande só tem posto de gasolina clandestino, rs.

  10. #10
    Piloto Nível 5


    Data de Ingresso
    Jul 2014
    Nome Real
    Luiz Claudio Cerqueira da Silva
    Localização
    são bernardo do campo - SP
    Moto
    gs 1200 R
    Posts
    1.476
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    16
    Citação Postado originalmente por barao1 Ver Post
    Oi Luiz Claudio, obrigado por responder. É na região da Puna Atacamenha. À extremo-oeste de Salta, perto de Tolar Grande, El Peñon, aquelas bandas. To vendo que pode ser que eu ande um trecho de 450km sem posto.

    A F850 GS minha não é a ADV. O tanque dela é de 15 litros.
    Legal...tanque de 15 litros é pouco, pensava que era maior.

    Pouco combustível...2,3 L, certamente arrumará com locais, pricipalmente se pernoitar em alguma das cidades...vai ter tempo se se informar com calma.

    Abraço!
    Luiz

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!