Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 19 de 19

Tópico: Relê de partida da G 650 GS

  1. #11
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2023
    Nome Real
    Luiz Antonio Pereira
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    G-650GS
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Luiz,

    Experimente o da XT225, da magnetron. Conforme recomendação anterior.
    O problema do produto comprado na aliexpress tem muito
    a ver com a qualidade construtiva.
    Rele de partida é muito básico no caso de uso em motos, e se o fixação é igual, compensa testar.
    Mas, convém testar antes todo o circuito de acionamento se está perfeito. Pode ser que o defeito não seja só o relé. Veja aí....

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
    Também pensei na possibilidade do relé que recebi estar com defeito. Xingling e tal... Ele permanece armando e desarmando, mas eu voltei com o anterior também porque desconheço as especificações. Acabei de comprar o da XT225. Só que queria saber se ele não deixou alguém aqui na mão, ou seja, se não seria mais uma substituição "no escuro". Se acontece na rua o que aconteceu comigo na garagem, enquanto testava, é pra sentar e chorar, além do risco elétrico.

    Valeu pela resposta.

    Abraços.

  2. #12
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Consultei Fóruns na Alemanha e obtive um dado importante para o motor de partida: potência de 900W.
    Se quer usar relés de partida de outras motos, busque um que seja para um motor de partida de potência igual ou maior.
    Esse componente assim como outros nos elementos elétricos básicos de motores, são padronizados pelos grandes fabricantes como Bosch e Valeo por exemplo. Que eu saiba, BMW usa Bosch.
    Última edição por Gnegraes; 19-01-2023 às 11:57.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2023
    Nome Real
    Luiz Antonio Pereira
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    G-650GS
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Prezados, bom dia.

    Troquei o relé pelo Magnetron da XT225, como recomendado. O problema do relé "xing ling" se repetiu, ou seja, lá pela quarta partida (a moto já montada), o relé "colou" e o motor de partida ficou ligado. Tive de abrir tudo rapidinho e desligar a bateria. Eu tinha esse medo e tenho a impressão de que tinha postado esse problema aqui.

    "Colou" por quê? Excesso de corrente (motor de partida com problema)? Relé também fora da especificação?

    Vou continuar a minha busca. Alguma dica?

    Obrigado antecipadamente.

  4. #14
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2023
    Nome Real
    Luiz Antonio Pereira
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    G-650GS
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Obrigado pela informação, Guilherme. Infelizmente a informação da carga comutável (corrente, potencia) dos relés não está disponível nos sites de venda, no site da Magnetron e sequer na embalagem do relé :-(.

    A luta continua.

  5. #15
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.441
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Luiba Ver Post
    Prezados, bom dia.

    Troquei o relé pelo Magnetron da XT225, como recomendado. O problema do relé "xing ling" se repetiu, ou seja, lá pela quarta partida (a moto já montada), o relé "colou" e o motor de partida ficou ligado. Tive de abrir tudo rapidinho e desligar a bateria. Eu tinha esse medo e tenho a impressão de que tinha postado esse problema aqui.

    "Colou" por quê? Excesso de corrente (motor de partida com problema)? Relé também fora da especificação?

    Vou continuar a minha busca. Alguma dica?

    Obrigado antecipadamente.
    Luiz, vc nao mencionou exatamente, mas se o rele descolou ao desligar a bateria, o defeito não está no rele . Verifica o circuito de comando, principalmente o botão de partida. Acho que vc economizará tempo e dinheiro consultando um bom eletricista automotivo.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

  6. #16
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Reiner Ver Post
    Luiz, vc nao mencionou exatamente, mas se o rele descolou ao desligar a bateria, o defeito não está no rele . Verifica o circuito de comando, principalmente o botão de partida. Acho que vc economizará tempo e dinheiro consultando um bom eletricista automotivo.

    Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

    Luiz e Reiner.

    Se o motor de partida fica acionado, a causa não é o relé, mas a bobina solenóide que movimenta o conjunto para se acoplar ao volante de inércia do motor, sistema esse que ficou marcado pelo nome do fabricante e que todo "mecânico" usa: o Bendix.

    O vídeo abaixo tem o objetivo de mostrar como o sistema se movimenta. Não é um diagnóstico...

    https://www.youtube.com/watch?v=s5aU4CFHX2o (esse Mecânico" usa Bendix...)

    Este outro vídeo da Mahle é interessante também:

    https://www.youtube.com/watch?v=_0S_fYYlefM

    Os motores de partida nas motos são bem expostos do conjunto e fáceis de desmontar.
    Via de regra são conjuntos modulares nos fabricantes, que fornecem alguns modelos para dezenas de motores diferentes.
    Levar a um bom auto-elétrico, talvez seja a solução e a mais barata.
    Última edição por Gnegraes; 22-01-2023 às 11:14.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #17
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2023
    Nome Real
    Luiz Antonio Pereira
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    G-650GS
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Oi, Marcos, obrigado pela resposta. Sim, o relé desarmou qdo eu desliguei a bateria. Retornei o relé antigo e, por enquanto, funcionamento normal.

    Penso mesmo na possibilidade do problema ser do motor de partida, mas pq o relé antigo operaria normal, fora o tec-tec em algumas partidas?

    Não creio que seja problema no botão de partida porque a chave desligada o desabilita.

    Um relé poderia se manter armado pelo simples excesso de corrente entre os bornes de comutação da carga? Estou verificando isso. Isso evidenciaria a inadequação dos relés que comprei. Por isso perguntei lá no princípio se a solução com o relé da XT ainda funcionava.

    Não vou prosseguir, até pq o teste definitivo seria com um relé original, que está $$$.

    Vou mesmo consultar um eletricista.

    Quando eu tiver uma solução eu posto aqui.

    Obrigado pelas dicas e pela paciência de vcs.

    Abraços.

  8. #18
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Jan 2023
    Nome Real
    Luiz Antonio Pereira
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    G-650GS
    Posts
    7
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Luiz e Reiner.

    Se o motor de partida fica acionado, a causa não é o relé, mas a bobina solenóide que movimenta o conjunto para se acoplar ao volante de inércia do motor, sistema esse que ficou marcado pelo nome do fabricante e que todo "mecânico" usa: o Bendix.

    O vídeo abaixo tem o objetivo de mostrar como o sistema se movimenta. Não é um diagnóstico...

    https://www.youtube.com/watch?v=s5aU4CFHX2o (esse Mecânico" usa Bendix...)

    Este outro vídeo da Mahle é interessante também:

    https://www.youtube.com/watch?v=_0S_fYYlefM

    Os motores de partida nas motos são bem expostos do conjunto e fáceis de desmontar.
    Via de regra são conjuntos modulares nos fabricantes, que fornecem alguns modelos para dezenas de motores diferentes.
    Levar a um bom auto-elétrico, talvez seja a solução e a mais barata.
    Oops, só vi seu post agora.

    Obrigado, Guilherme.

  9. #19
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.346
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Luiba Ver Post
    Oops, só vi seu post agora.

    Obrigado, Guilherme.
    Luiz,

    Acho que você deve retirar o motor de partida e testá-lo em bancada, auto-elétrico competente pode resolver o problema.
    Como BMW é alemã, creio que o motor deva ser fabricado pela Bosch ou Mahle, com certeza há peças aqui no mercado.

    Não descarto problema no relé, mas você deve checar tudo. Só acho que ficar testando relé desconhecido pode te causar outros problemas.
    O relé novo na Europa custa 100 Euros, aqui no CC deve ser algo ao redor de R$1.000,00

    Você pode tentar comprar na UK, lá tem um site de venda de peças com procedência:

    https://www.motorworks.co.uk/

    Você precisa saber o Part number da peça e isso depende do VIN da tua moto (7 últimos campos alfanuméricos do numeral completo).
    Última edição por Gnegraes; 22-01-2023 às 14:11.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!