Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 50

Tópico: GS 1250 exclusive x cardã

  1. #31
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Pessoal
    Por que as R1200, até 2012 para GS e 2013 para GSA, refrigeradas a ar, não apresentaram problemas no cardã?
    E por que nas R1200 com refrigeração líquida há problemas no cardã?
    Agradeço esclarecimentos.

  2. #32
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Benicio Ver Post
    Pessoal
    Por que as R1200, até 2012 para GS e 2013 para GSA, refrigeradas a ar, não apresentaram problemas no cardã?
    E por que nas R1200 com refrigeração líquida há problemas no cardã?
    Agradeço esclarecimentos.
    Benício,
    Não conheço essa estatística. Piloto que não faz manutenção, não faz inspeção visual na moto tem nos dois modelos...
    O motor não tem absolutamente nada a ver com o eixo de transmissão do câmbio para a roda traseira.
    A única diferença é a mudança do lado direito para o esquerdo, a balança monobraço é o que chamamos na engenharia "peça espelhada" para o outro lado, possui o mesmo projeto.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #33
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Obrigado Guilherme!

  4. #34
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Também desconheço estatística sobre este assunto.
    Só opiniões de motociclistas e mecânicos de que as R 1200 mais antigas, refrigeradas a ar, não deram defeito no cardã, mesmo sem se fazer inspeções.

  5. #35
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Em sendo o mesmo projeto de eixo cardã, aí fiquei mais confuso ainda.

  6. #36
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    As coifas são as mesmas?

  7. #37
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Benicio Ver Post
    As coifas são as mesmas?
    Benicio,
    Não podem ser as mesmas, pois fazem parte da estruturas da balança monobraço.
    Em engenharia chamamos a isso espelhar uma peça, ela é exatamente igual mas como se você a estivesse vendo por um espelho.
    Eixo de transmissão, juntas universais devem ser as mesmas, engrenagens cônicas, rolamentos, etc.
    Imagine um farol de carro, você projeta por exemplo o direito, testa e sendo aprovado, espelha o projeto dele para o lado esquerdo.
    Em alemão é auto explicativo: Spiegelgleich, Spiegel sinifica espelho e gleich igual, igual ao espelhado...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #38
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Guilherme
    Obrigado pela atenção e presteza!
    Abração

  9. #39
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por cberta Ver Post
    Amigos, peço licença para também dar meu relato e pitaco.
    Estou na terceira GS. A primeira delas, uma 2012 AC, eu "nem sabia" que tinha cardan kkk, mas quando peguei uma GSA 2015 comecei a prestar atenção em relatos de problemas. Como fazia a manutenção em concessionária, perguntei ao mecânico e ouvi aquela conversinha fiada de que ainda não era necessária qualquer inspeção devido à baixa quilometragem da moto. Fora da concessionária mandei abrir ao atingir 40K. As juntas não estavam coladas, mas havia MUITA ferrugem. Apesar das coifas não aparentarem danos, entrou água, secou, enferrujou e virou pó. Não deixo ninguém lavar a moto, mas a comprei com 22k e é claro, desconheço o histórico. Em seguida peguei minha atual (2018) com 12k, ainda na garantia de fabrica. Logo que terminou a garantia fiz a revisão de 02 anos com 18K. Desta vez fui na Euromotors de SJRPreto aproveitando para dar um rolê. Mandei abrir o cardan e advinha só: junta estriada traseira COLADA. Não havia nenhuma indicativo de que tivesse entrado água, lembrando que a moto tinha apenas 01 ano e pouco quando a comprei e agora tem 02 anos e pelo perfil do anterior proprietário é bem provável que nem sereno tenha tomado. A coifa estava perfeita e bem montada, inclusive com aquela graxa branca. Foi necessário sacrificá-la para descolar a junta do eixo. Lavo pessoalmente a moto e é claro, mantenho o vap longe das coifas. Diferentemente do que aconteceu com o cardan da moto 2015, na 2018 não havia qualquer sinal de água. Então, como se formou a ferrugem que colou a junta? Há quem diga que o aquecimento/resfriamento do conjunto de transmissão associado às novas nossas condições climáticas tropicais poderia gerar condensação. Essa teoria tem lógica, mas então por que as motos anteriores a 2012 não apresentavam esse problema? No meu caso, é fato que havia ferrugem colando a junta e obviamente faltava algo essencial - GRAXA APROPRIADA. A única conclusão que o mecânico chegou: puseram POUQUÍSSIMA ou NENHUMA GRAXA nas estrias na hora da montagem. Pelo que tenho pesquisado a graxa homologada pela BMW para essas juntas suporta as altíssimas temperaturas que o conjunto de transmissão atinge e é claro que repele a água. Então, é surreal pensar que numa moto de 100 mil reais "economizem" alguns gramas de graxa, mas no caso dessa moto 2018 não há outra explicação. Se tivesse graxa em quantidade adequada a ferrugem não se formaria, ainda que ocorresse alguma condensação ou mesmo entrasse um pouco de água (não tinha, repito) e sem ferrugem, também não haveria junta grudada no eixo. E isso acontece apenas de vez em quando, numa ou noutra moto? É claro que não. Esse problema é recorrente e a BMW certamente está a par da situação, só não dá para entender por que ao menos não incluíram a inspeção desse conjunto como item nas revisões, ainda que facultativo. Quanto à minha bonitona, agora sim eu confio que o cardan está devidamente lubrificado e com a graxa correta, aquela da bisnaga (eu vi com esses olhos que a terra há de comer kkk). Provavelmente vou inspecionar o conjunto a cada 20k ou antes, se atravessar riachos e inundações.

    Podem me tomar como louco, mas se tirasse uma moto zero KM hoje mandaria a concessionária abrir e lubrificar o cardan na minha frente, antes da entrega. Precaução e canja de galinha não faz mal a ninguém (só para a galinha) kkk
    Olá Carlos,

    Teu relato me pareceu interessante, vamos lá, vai minha opinião e experiência.

    - clima: na Europa também faz calor no verão, já pequei 38 graus na Alemanha. Não justifica que aqui é quente e por esse motivo as condições são mais adversas, lá também é.

    - eixo estriado: a graxa Optimoly TA da Castrol tem dissolvido nela Cobre em forma de pó finíssimo, funciona como lubrificante em condições de alta temperatura e pressões de contato elevadas (eixos estriados, roscas, engrenagens). Deve ser usada também na rosca da sonda Lambda no escapamento (alta temperatura) e nas emendas tipo ponta e bolsa das peças do escapamento (alta temperatura). Curiosamente essa graxa também é usada nas Porsches e eles utilizam também nas velas de ignição, não sei por que a BMW também faz uso nelas.
    No caso que você relata que o eixo e a junta universal colaram, o montador deve ter esquecido de passar a graxa, aí cola mesmo. Não posso crer que a BMW economize 10gr de graxa, não faz o menor sentido. Erro de montagem sim.
    Moto na garantia só há uma maneira: fazer inspeção visual nas coifas e verificar se estão montadas nas posições corretas nos seus alojamentos.

    E para todas elas, dentro ou fora da Garantia: fujam dos demônios e capetas que atendem pela alcunha de Wap e Kärcher...
    O lavador não tem a mínima ideia do que está fazendo, quer ver a moto limpa e de preferência sem ter muito trabalho.
    Só causa danos nos contatos dos manetes, instrumentos/painel e coifas da balança monobraço.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #40
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.337
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por PauloLopes Ver Post
    Peguei uma zero ontem e não tem espaço para que eles façam está inspeção! Não tem jeito, é esperar acabar a garantia de 3 anos ou com 20k fazer a tal inspeção, que segundo o mecânico da pp não perde a garantia por tal serviço! Engrenagens dão problemas e as vezes recorrentes. Em paralelo, vai que o sujeito brigou com a esposa no dia anterior a montagem e o “safadanha” não botou a quantidade de graxa suficiente, babou, meus amigos!!
    Estou na terceira BMW, sendo a segunda GS 1200, não tenho nada a reclamar de cardã e nem de nenhum problema com a motos!
    Resta eliminar as lavagens a pressão, pegar a esponja, água e sabão e meter a mão na massa, mais os cuidados necessários ao bom funcionamento do equipamento e feliz viagens, pós pandemia, é claro!!!


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Paulo,
    Com Garantia não se brinca.
    Faça rotineiramente inspeção visual nas coifas e não deixe lavarem com os capetas e demônios...
    Última edição por Gnegraes; 22-05-2020 às 09:59.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!