Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 54

Tópico: Coisas sobre a BMW que você não sabia....

  1. #31
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Obrigado Guilherme!
    Excelente

  2. #32
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Sensacional Guilherme! As indicações vem.de muito tempo mesmo!

    Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

  3. #33
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Um excelente material e que nos faz viajar no tempo.

    Enviado de meu SM-P905M usando o Tapatalk

  4. #34
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Depois de um longo intermezzo e já que estamos ainda em comemorações dos 40 Anos da GS, acho que fazer um resumo de como ela surgiu seria interessante e oportuno.


    A História da BMW GS – Gelände / Strasse (Cidade – Campo)

    Parte 1

    A BMW sempre enxergou nas competições a maneira mais eficaz de mostrar o desempenho de seus produtos.
    Com o início em 1923 e o lançamento da R23, um ano após já estava nas competições na Alemanha e com êxito total.

    Os anos 20 e 30 foram dominados pela BMW, incluindo aí os recordes de velocidade.

    Os anos 60 marcaram o mundo todo com o início da invasão japonesa, com motos de alto desempenho, bom design e preços baixos.
    Toda a indústria motobilística sentiu o baque, muitas fecharam as portas, notadamente na Europa.
    Ainda nos anos 60, alguns entusiastas do Enduro, montavam ou adaptavam suas BMWs para participar destas provas.

    IMG_2795.jpg

    Kurt Distler em 1968 no International Trial Six Days (ISDT)

    Ainda nos anos 60. Herbert Schek corria com uma BMW modificada.

    IMG_2796.jpg

    Outro foi Rüdiger Gutsche que era engenheiro na BMW e participava de competições com uma R75/5 modificada.

    Mas nos anos 70 a Yamaha XT500 e a Honda XL250 tomaram conta do cenário Enduro mundial.

    IMG_2811.jpg


    IMG_2812.jpg

    Apesar da expertise de Schek e Gutsche na BMW, a fábrica decidiu desenvolver um protótipo de moto para Enduro fora de casa.

    O Diretor Técnico da BMW Hans-Gunther von der Marwitz era muito amigo de Massimo Laverda na Itália e eles resolveram na metade de década de 70 construir protótipos com motor e câmbio BMW e Chassis Laverda.

    Em 1977 dois protótipos com motores R65 de 800cc foram feitos. Para economizar tempo de desenvolvimento o chassis era Laverda, garfos Marzocchi, cubos e aros da Grimeca, tanque Bernardo Mozzi, acessórios de direção da Magura e banco Giuliari. Os projetos estavam a cargo de Alessandro Todeschini e Nino Verlicchi.

    Em 5 semanas montaram as duas primeiras:

    IMG_2797.jpg

    Mesmo que essas duas não fossem consideradas protótipos de nenhuma máquina futura de série, Piero Laverda, irmão de Massimo, as descreve como os avós - não os pais - da GS.

    Com certeza esses modelos tiveram um papel importante no que viria no futuro. Não é por acaso que esta Laverda-BMW tinha uma série de semelhanças com os modelos da série GS: garfos Marzocchi, um quadro especial e motor 800cc. A motocicleta que tem mais chances de se adornar com o título de Pai das GS, por outro lado, foi criada novamente nos corredores da BMW: uma boxer enduro com motor 800cc que o gerente de testes da BMW Lazslo Perez montou em suas horas vagas.

    IMG_2832.jpg
    Lazslo Perez

    Quando as mudanças nas regras para o campeonato off-road entraram em vigor em 1978, a nova geração de BMW Enduros oficiais e as “feitas em casa” foram apresentadas ao público.

    No evento em Besenov em maio deste ano, os três conceitos GS foram apresentados lado a lado pela primeira vez: a construção própria de Herbert Schek com 800cc baseada em uma R65, a Laverda-BMW pilotada pelo piloto de testes da fábrica Helmut Pohl e finalmente a 800cc de construção própria do gerente de testes BMW Lazslo Perez, e que pesava apenas 142kgf.

    Neste ano houve mais dois eventos óbvios que, em última análise, impulsionaram o desenvolvimento de fábrica da GS. Perez venceu uma prova na batalha BMW na classe 750cc em sua motocicleta e ficou em segundo lugar no campeonato off-road alemão, atrás de uma Kawazaki convertida e usada por Rolf Witthöft.

    A estagnação do desenvolvimento dos negócios, também causada pela gama de seus modelos clássicos de motos, a competição de mercado mais acirrada e o dólar fraco, que prejudicou particularmente as vendas no mercado americano, teve impacto enorme. A empresa BMW precisava agir. Uma solução já estava sendo trabalhada: os novos modelos K, movidos por modernos motores de três e quatro cilindros refrigerados a água e injeção eletrônica de combustível, mas que levaria alguns anos antes que esses modelos entrassem em produção em série.

    Inspirado por seu sucesso no esporte cross-country, Perez viu a possibilidade de um modelo de série seguir em frente. Com a ajuda de alguns colegas, mais uma variante foi criada e desenvolvida, da qual a GS finalmente emergiu. Este protótipo foi denominado internamente com o nome de Diabo Vermelho (rote Teufel). Perez mais tarde relembrou as circunstâncias: “era um objeto de teste e construído apenas para experimentar coisas diferentes. Tinha muitos anos de experiência off-road e pensei que deveríamos desenvolver algo novo”.

    IMG_2830.jpg


    A história segue....
    Última edição por Gnegraes; 19-10-2021 às 23:33.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #35
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Guilherme
    Bela e rica história!
    Obrigado
    Última edição por Iceman; 21-10-2021 às 09:18.

  6. #36
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Estou aguardando a próxima parte....

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  7. #37
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Muito bom, Guilherme. Já estou ansioso pela continuação.

  8. #38
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Ah…. Que raiva…. Não podia contar a história inteira!

    Obrigado Guilherme por compartilhar!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  9. #39
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Rromagnani Ver Post
    Ah…. Que raiva…. Não podia contar a história inteira!

    Obrigado Guilherme por compartilhar!


    Enviado do meu iPad usando Tapatalk
    Beto,

    Você como crianção como eu, se esqueceu como a gente comia doce? De colherzinha de café, que era para durar mais....
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #40
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Alguns esclarecimentos:

    - Aos mais novos, usei o termo Cidade Campo como tradução livre para o GS Gelände-Strasse, que ao pé da letra é Campo-Rua da Cidade.
    O termo Cidade Campo era a definição da saudosa Rural Willys, que se usava tanto na cidade como no sítio ou na fazenda.....

    - as informações e fotos são do Livro "BMW GS Die Erfolghistory der Off-Road-Legende" ou BMW GS a História de sucesso da legenda do Off-road.
    Daqui do fórum que eu saiba, eu tenho o livro obviamente e também o Iceman, que atende pelo apelido de Thomas. Tem muita informação, mas alguns detalhes tenho de outros livros.
    O interessante é o início e os porques. Depois do sucesso no Paris Dakar, vou apenas citar os modelos e fichas técnicas de cada uma e em que ano.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!