Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 20

Tópico: Avaria no pedal (alavanca) de câmbio

  1. #1
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2019
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Campo Grande
    Moto
    F850GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0

    Avaria no pedal (alavanca) de câmbio

    Caros do fórum, ontem estreei minha F850GS (exato 1 ano de uso), após uma rotatória tinha um sinal, este sinal tava vermelho pra esquerda, verde para ir reto, foquei no sinal, esqueci da rotatória e aí, pau, colidi com uma moto menor com 2 ocupantes. A moto tombou em cima da perna esquerda, luxação em 2 lugares, um pouco de dor numa costela mas acho que não tive avarias maiores.

    Vamos à moto: alguns poucos arranhões acho que todos nas peças plásticas, um arranhado um pouco maior naquela peça de aço redonda que fica embaixo com o escrito BMW (algo parecido com o cárter de óleo) e de avaria mesmo, o pedal (alavanca) de câmbio que entortou pra trás (foto anexa) e sobre o qual, indago os integrantes do fórum.

    Antes de detalhar a minha dúvida sobre o pedal de câmbio, um adendo: acho que o protetor de motor e o protetor de carenagem impediriam estes pequenos danos. Gostaria de saber quem tem experiência com estes 2 protetores em relação à F850GS no que diz respeito a que tem que ser original, se são 2 peças separadas mesmo, se os paralelos são bons ou se comprometem a estrutura em caso de abalroamento etc etc etc.

    Voltando ao pedal de câmbio, o que vocês acham:
    - levo na concessionária ou num bom mecânico?
    - consegue-se desentortar ou coloca-se um pedal novo?
    - parece muito simples retirar o pedal porém a chave que se usa é nativa da BMW ou qualquer bom mecânico tem uma?
    - a haste que o pedal empurra para cima e para baixo parece que ficou intacta, só torceu um pouco no encaixe, será que consigo aproveitar?
    - e por último, será necessário algum ajuste da marcha tipo um serviço que só a BMW consiga fazer?

    Em tempo, a moto desalinhou pouca coisa.

    Caros, minha moto não tem seguro, me desculpem a mensagem longa e qualquer ajuda é bem-vinda.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

  2. #2
    Piloto Nível 4 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    886
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    Acredito que um bom e cuidadoso mecânico consiga resolver tudo. As chaves para esse serviço são comuns em boas oficinas.
    O problema maior é a alavanca do câmbio, que talvez seja mais difícil de desentortar - não impossível. Considerando a impossibilidade de retornar ao estado original, já iria vendo as opções de compra dessa peça.
    Pela foto - e se não afetou nada no câmbio - parece algo não muito complicado.
    Certamente o protetor de motor e de carenagem teria ajudado. Há fabricantes alternativos de boa qualidade (Givi, por exemplo), mas há outros. Procure verificar como são presos os protetores originais e busque opções que observem essa mesma fixação.
    Boa sorte.

  3. #3
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2019
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Campo Grande
    Moto
    F850GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Obrigado Everton pelas informações.

  4. #4
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Nome Real
    Pablo Tiago Oliveira Nepomuceno
    Localização
    Minas Gerais
    Moto
    R1200GSA
    Posts
    100
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    9
    Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
    Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
    E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.
    XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

    Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
    Amyr Klink

  5. #5
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Pablo, desculpe descordar, mas o pedal da moto do Fernando volta à posição original brincando.....

    Sds...

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  6. #6
    Piloto Nível 5
    Avatar de Reiner
    Data de Ingresso
    Aug 2015
    Nome Real
    Marcos Reiner
    Localização
    Passos
    Moto
    R1250GS
    Posts
    1.432
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    O correto é: discordar, e não é brincando. Um bom profissional corrige o pedal sem dificuldades.
    Sds

    Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por PabloTiago Ver Post
    Amigo, vá a uma cc BMW, encomende um pedal novo (o seu já era).
    Passe em uma loja de ferramentas e compre um jogo de chave Tork.
    E faça vc mesmo a substituição. procedimento extremamente simples.
    Corrigindo: a chave se chama TORX, e não tork...
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2019
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Campo Grande
    Moto
    F850GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Obrigado a todos pelas informações.

    Encarei a concessionária e como eu já tenho experiência com as premium’s, fui preparado para uma super facada. Para minha surpresa vou levar “apenas” uma facada.

    Aproveitando o gancho do protetor de motor, achei este manual de instalação do produto da GIVI (https://media.givi.it/XN-Prodotti/istruzioni/TN5127.pdf) e tô pensando seriamente em eu mesmo encarar a instalação. As dicas que recebi aqui da GIVI e da chave torx me empolgaram. Para isso é fundamental ter as ferramentas certas mas acho que tenho a maioria. Numa olhada rápida no manual, acho que minha maior dificuldade será o torque a ser empregado (tightening torque).

    Qualquer dica será bem-vinda.

    O protetor da GIVI achei por R$ R$1.759,00 na internet e na concessionária o orçamento do protetor original, cujo códigos são 77418522927 e ...28 mais 4 parafusos ficou em R$ 3.295,73.

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Bom dia Fernando,

    Antes de fechar a compra com a Givi, verifique os preços dos protetores da Marca SW Motech, é de excelente qualidade.

    Você esqueceu de nos informar quanto a CC cobra pelo pedal do câmbio... (apenas para testar e aferir o meu "chutômetro", diria custar em torno de R$550...)
    Última edição por Gnegraes; 02-08-2020 às 09:41.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Nov 2019
    Nome Real
    Fernando
    Localização
    Campo Grande
    Moto
    F850GS
    Posts
    12
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Vamos ao orçamento da concessionária:

    Pedal do câmbio: R$ 413,00
    Mão de obra: R$ 349,00
    Diagnóstico: R$ 350,00

    Pedi um diagnóstico, precisava saber se estava tudo bem com toda a estrutura de marchas e tbem com o alinhamento da moto, devido a queda. Resolvi encarar a concessionária, a moto tem 1 ano de uso. Até prova em contrário, prefiro acreditar que a CC é o melhor lugar pra mexer na moto.

    Guilherme, me empolguei com a GIVI porque achei o manual sensacional, bem “for dummies”. De qualquer jeito vou pesquisar sobre a Motech. Eu vislumbro colocar o protetor e talvez outros acessórios pra quando eu for começar a encarar o off.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!