Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Nova Corrente livre de manutenção

  1. #1
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13

    Nova Corrente livre de manutenção

    Matéria bem interessante sobre Corrente livre de manutenção:

    https://www.uol.com.br/carros/coluna...ao-conheca.htm

    De acordo com a reportagem, a BMW sai na frente oferecendo esta corrente da empresa Regina Chain nas BMW S1000RR e S1000XR, para os outros modelos da marca será oferecida como acessório.

    Sem lubrificação e sem necessidade de esticar.... sonho antigo...
    Última edição por Gnegraes; 13-09-2020 às 10:54.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  2. #2
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    419
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    7
    Que notícia boa, vai facilitar muito!
    Obrigado

  3. #3
    Piloto Nível 4
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Rodrigo Paiva de Castro
    Localização
    Vitória/ES
    Moto
    BMW F800R
    Posts
    746
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Na materia em espanhol fala um preço bem interessante para a novidade - 122 euros.

    https://www.todocircuito.com/noticia...POMzs_PBxQxR6E

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
    Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
    www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

  4. #4
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por rodpcastro Ver Post
    Na materia em espanhol fala um preço bem interessante para a novidade - 122 euros.

    https://www.todocircuito.com/noticia...POMzs_PBxQxR6E

    Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
    Isso seria algo como R$1500 aqui no CC. Pensando que deve durar bastante, me parece que vale a pena.

    A única questão que me fica na cabeça é quanto à durabilidade do par coroa-pinhão, já que a corrente é feita de aço revestido de material extremamente duro. Sem lubrificação, alguma coisa as engrenagens devem sofrer com o passar do tempo. Mas isso é apenas uma conjectura minha...

    Visitei o site da Regina Chain na Itália e esse modelo M-Endurance ainda não consta do catálogo para o público em geral.
    Parece ser um projeto exclusivo para a BMW...

    Mais uma na lista imensa de novidades que a BMW introduz no motociclismo....
    Última edição por Gnegraes; 13-09-2020 às 18:10.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  5. #5
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    A revista alemã Motorrad trás mais informações e preços também:

    "A corrente M Endurance com passo 525 está agora inicialmente disponível para os dois modelos de quatro cilindros BMW S 1000 RR e S 1000 XR.

    O preço da corrente M Endurance é de 286,08 euros e um conjunto completo de corrente incluindo pinhão, corôa (convencionalmente e sem revestimento especial) e peças pequenas custa 425,59 euros.

    Se a corrente M Endurance for encomendada diretamente da fábrica como equipamento opcional, o custo adicional é de 100 euros. Opções de equipamento para outros modelos BMW estão em preparação."
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Fiquei alguns anos sem ter moto e minhas experiências com correntes são do tempo em que ainda não havia a tecnologia de retentor e lubrificação permanente.
    Portanto a necessidade de ajustar a folga da corrente era frequente, assim como o desgaste do conjunto coroa/pinhão era alto.

    Coloquei uma corrente Regina na minha G650gs 2010 junto com coroa e pinhão JT.
    Maravilha!!!
    O conjunto já rodou 40 mil km e está como novo.
    Dentes com pouco desgaste considerando o que já rodou.
    Não ando na terra, não lavo frequentemente a corrente, uso lubrificante spray Mobil e sou suave na tocada.
    Quero bater os 50 mil km com esta transmissão.

    Cheguei numa conclusão bem simples:
    O que desgasta os dentes de coroa e pinhão é uma corrente ruim...aquela que exige constantes ajustes para manter a folga recomendada.
    Muda a distância entre os elos.
    E essa diferença causa desgaste dos dentes toda vez que a corrente "entra" e "sai" das engrenagens.

    Uma corrente que não "estica" não provoca esse escorregamento nos dentes.
    Portanto o desgaste das engrenagens é muito menor.

    Eu bem que compraria essa corrente milagrosa na próxima troca.

    Luiz Baum

  7. #7
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Fiquei alguns anos sem ter moto e minhas experiências com correntes são do tempo em que ainda não havia a tecnologia de retentor e lubrificação permanente.
    Portanto a necessidade de ajustar a folga da corrente era frequente, assim como o desgaste do conjunto coroa/pinhão era alto.

    Coloquei uma corrente Regina na minha G650gs 2010 junto com coroa e pinhão JT.
    Maravilha!!!
    O conjunto já rodou 40 mil km e está como novo.
    Dentes com pouco desgaste considerando o que já rodou.
    Não ando na terra, não lavo frequentemente a corrente, uso lubrificante spray Mobil e sou suave na tocada.
    Quero bater os 50 mil km com esta transmissão.

    Cheguei numa conclusão bem simples:
    O que desgasta os dentes de coroa e pinhão é uma corrente ruim...aquela que exige constantes ajustes para manter a folga recomendada.
    Muda a distância entre os elos.
    E essa diferença causa desgaste dos dentes toda vez que a corrente "entra" e "sai" das engrenagens.

    Uma corrente que não "estica" não provoca esse escorregamento nos dentes.
    Portanto o desgaste das engrenagens é muito menor.

    Eu bem que compraria essa corrente milagrosa na próxima troca.

    Luiz Baum
    Luiz,

    O que causa o desgaste em correntes de rolo e engrenagens do par coroa-pinhão é uma mistura do lubrificante com poeira.
    É uma mistura bastante abrasiva, que come os rolos da corrente e as engrenagens.
    Pelo artigo, a corrente é revestida com material extremamente duro, o que deve preservar a corrente com o uso. Talvez o par de engrenagens dure mais pois não se formará a pasta abrasiva de lubrificante e poeira.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  8. #8
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    174
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    4
    Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste.

    Acho que eu não expressei direito o que pensei.

    Imagine a situacao:
    Mesma moto
    Mesmo conjunto coroa/pinhão
    Mesmo piloto
    Mesmo uso
    Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
    Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.

    Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
    Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
    E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
    É aí que quero chegar.
    Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.

    A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.

    Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.

    Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.

    Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.

    Luiz Baum

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.331
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por luiz baum Ver Post
    Concordo totalmente que material abrasivo cause/acelere o desgaste.

    Acho que eu não expressei direito o que pensei.

    Imagine a situacao:
    Mesma moto
    Mesmo conjunto coroa/pinhão
    Mesmo piloto
    Mesmo uso
    Porém numa situação a moto estaria equipada com corrente sem retentor.
    Em outra situação a corrente seria com retentor e, consequentemente, teria lubrificação permanente.

    Ao longo do uso normal, muitas vezes rodamos por alguns períodos com a lubrificação da transmissão aquém do recomendado.
    Podemos afirmar que o desgaste da corrente sem retentor será maior ao longo do tempo.
    E na corrente com tecnologia inferior a distância entre os elos irá aumentar.
    É aí que quero chegar.
    Veja em detalhe o que ocorre no contato entre corrente e engrenagem de uma corrente desgastada e outra sem desgaste.

    A corrente desgastada é forçada na marra a se acomodar nos dentes das engrenagens.

    Da mesma forma, no momento de desconectar das engrenagens, a corrente desgastada quer voltar à sua medida entre elos maior, justamente por estar desgastada.

    Na corrente com retentor entendo que o a distância entre os elos se conserve por tempo maior, proporcionando um engrenamento perfeito.

    Esta diferença de situações no meu modo de entender explica o "afiamento" dos dentes de coroa e pinhão.

    Luiz Baum

    Teu entendimento está correto ao meu ver.

    A pasta abrasiva óleo-poeira começa por desgastar os rolos e os dentes das engrenagens, começando o processo de alteração do passo que por sua vez aumenta todo o problema....
    O conceito desta nova corrente da BMW M Endurance é o revestimento extremamente duro que impede o desgaste nas superfícies externas, uma bucha interna (Hülse) do mesmo material na região do pino (Bolzen), aliado a retentores (Dichtung) adequados para manter o lubrificante dentro do alojamento do pino.

    P90397346_highRes_bmw-motorrad-m-endur-291x300.jpg

    Esse material é o ta-C, um Carbono amorfo tetraédrico, conforme texto da revista:

    "... Esse enorme ganho de performance foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os rolos: carbono amorfo tetraédrico ta-C, também conhecido como diamante industrial. Este revestimento é caracterizado por sua extrema dureza e resistência e está posicionado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro. Em contraste com as superfícies de metal usadas anteriormente, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido."
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!